Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST Colloquia: Tratamento e Uso do Acervo Arquivístico
Início do conteúdo da página

MAST Colloquia: Tratamento e Uso do Acervo Arquivístico

Nova edição Ciclo de Palestras aborda o trabalho do físico Fernando de Souza Barros e também o arquivo pessoal do engenheiro, astrônomo e matemático Lélio Gama

  • Criado: Terça, 25 de Maio de 2021, 14h26
  • Acessos: 209

Dando continuidade ao importante trabalho de preservação e disseminação de documentos referentes à ciência e tecnologia no Brasil sob a responsabilidade do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), nesta quinta-feira (27) acontece a terceira edição do MAST Colloquia. Totalmente virtual, o ciclo de palestras traz a temática Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico de C&T do MAST, abordando o processo de conservação do acervo e organização de arquivos pessoais de cientistas e de instituições de pesquisa compostos por textos, mapas, fotografias, livros, folhetos, periódicos, teses, vídeos, CDs, DVDs e outros materiais relacionados às áreas da história da ciência e da tecnologia, educação e divulgação da ciência, museologia e patrimônio cultural.

Neste novo encontro, a arquivista Aline Pereira de Oliveira Paula, bolsista PCI-MAST vai detalhar o trabalho do físico Fernando de Souza Barros, professor da UFRJ, presidente da Sociedade Brasileira de Física entre os anos de 1983 e 1985 e o primeiro presidente da Federação Latino-Americana de Sociedades de Física. O Físico doou seu acervo ao MAST no ano de 1997. Já o doutor Fábio Ferreira de Araújo, Matemático da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traz o tema ‘Expectativas e descobertas: a experiência de pesquisa no arquivo pessoal de Lélio Gama’, abordando a história do diplomado engenheiro, astrônomo e matemático brasileiro. O arquivo pessoal de Lélio Gama foi o primeiro acervo particular doado ao MAST, em 1982, antes mesmo da fundação do museu.

O MAST Colloquia será transmitido ao vivo, a partir das 15h, no canal do MAST no Youtube.

Sobre o MAST Colloquia

Realizado desde 1996, o ciclo de palestras MAST Colloquia reúne especialistas que apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal definido, anualmente, entre as coordenações do MAST.

Para garantir a melhor adaptação em tempos de coronavírus, a edição de 2021 se mantém inteiramente on-line. Ao longo do ano, serão realizadas lives com palestras que abordam assuntos ligados ao estudo da História da Ciência e Tecnologia no Brasil e da preservação de acervos documentais e de importância histórica.


registrado em:
Fim do conteúdo da página