Ir direto para menu de acessibilidade.

            

Últimas Notícias > MAST ConeCTI - Integração entre Instituições de C&T
Início do conteúdo da página

MAST ConeCTI - Integração entre Instituições de C&T

Projeto reúne unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apresentando as diversificadas iniciativas desenvolvidas para levar conhecimento à sociedade

  • Criado: Terça, 12 de Janeiro de 2021, 15h16
  • Acessos: 526

MAST ConeCTI – Observatório Nacional

Nesta quinta-feira (18), o Observatório Nacional é a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) convidada para a nova live do projeto MAST ConeCTI. A instituição divide com o Museu o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico, além de compartilhar a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento.

Neste encontro a pesquisadora Kátia Pinheiro vai falar sobre o grupo MOSAIC (Magnetic Observatories, Stations And Integrated researCh) do Observatório Nacional que trabalha com pesquisas científicas relacionadas ao campo magnético da Terra.

Dois observatórios e uma estação magnética são as fontes de dados para o monitoramento das variações temporais do campo magnético no Brasil: Vassouras-VSS, a 120 km do Rio de Janeiro, Tatuoca- TTB, uma ilha localizada próxima a Belém e Macapá-MAA.

Katia Pinheiro vai explicar sobre os dois fenômenos que acontecem atualmente no território brasileiro e que são de grande importância científica:

- anomalia magnética do Atlântico Sul
- e equador magnético
- e como o trabalho do MOSAIC acompanha esses fenômenos.


A transmissão acontece a partir das 19h, no canal do MAST no Youtube.

 

Sobre o MAST ConeCTI

Buscando a integração e o compartilhamento de boas práticas e atividades desenvolvidas por algumas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou o projeto MAST ConeCTI. A iniciativa tem o objetivo de levar conhecimento para a sociedade e mostrar ações e projetos que os pesquisadores do MCTI estão realizando na área de ciência, tecnologia e inovação.

Toda semana, às 19h, o canal do MAST no Youtube vai exibir até o fim do mês de Março, o bate-papo com representantes das unidades de pesquisa convidadas. O público vai poder conhecer as histórias, missões, os projetos futuros e as contribuições sociais de cada instituição convidada.

 

Episódios realizados:


 
     
       
     
 
     
   
registrado em:
Fim do conteúdo da página