Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST leva ciência à Feira de São Cristóvão
Início do conteúdo da página

MAST leva ciência à Feira de São Cristóvão

  • Criado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 11h47
  • Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 11h47
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 11h41

Numa tenda montada na entrada principal da Feira de São Cristóvão, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) atraiu mais de três mil pessoas com suas atividades de popularização da ciência, vários aparatos interativos e instrumentos científicos utilizados na observação do céu. Assim foi a 3ª edição do Museu vai à Feira que aconteceu, de 28 a 30 de novembro, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas no Bairro Imperial de São Cristóvão.

O público teve a oportunidade de aprender um pouco de astronomia e outras ciências, de forma divertida, lúdica e descontraída! Na oficina “Brincando com a Ciência”, fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora, foram demonstrados a partir de invenções construídas com objetos domésticos. Tudo feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

No “Brincando de matemático”, problemas de matemática, explorando as questões básicas da aritmética, da geometria e da lógica, despertaram o interesse e a curiosidade do público. O mesmo aconteceu com alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica que estavam expostos na tenda. Como o forno solar e uma placa fotovoltaica que convertia a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador.

Os visitantes tiveram contato com a astronomia ao observarem o Sol, de forma segura, através de filtros, de um projetor e de telescópios modernos. E nas sessões do planetário digital, puderam observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que eram projetadas numa cúpula inflável.

No campus do MAST, que fica pertinho da Feira de São Cristóvão, também teve uma programação cheia de atividades interessantes. Durante os três dias do Museu vai à Feira, o público participou das visitas orientadas pelo Museu, onde foram apresentados o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional; da atividade Contando Mitos que apresentou o tema “No Mundo da Lua”; e do Programa de Observação do Céu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página