Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST vai levar ciência para o Vale do Café
Início do conteúdo da página

MAST vai levar ciência para o Vale do Café

Semana Intermunicipal de Astronomia tem atividades de popularização da ciência e divulgação da astronomia na região Sul Fluminense

  • Criado: Quarta, 27 de Março de 2019, 15h36
  • Acessos: 329

Estimular a iniciação científica nas escolas de ensino básico, incentivar a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento e proporcionar formação continuada para professores atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular. Essa é a premissa da III Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café (SIMAVALE), que acontece de 15 a 17 de abril nos municípios de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Vassouras e no distrito de Barão de Juparanã (Valença).

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), um dos realizadores da SIMAVALE, estará presente oferecendo atividades científico-culturais com oficinas de formação continuada para estudantes e educadores, sessões de Planetário Inflável Digital e os tradicionais Programas de Observação do Sol e do Céu. Além do MAST, outras instituições parceiras realizarão atividades, como Experimentos de Astronomia e Realidade Virtual, oficinas científicas, palestras e até sessões de cinema. A ideia é contribuir para o desenvolvimento do Vale do Café e fortalecer o corredor científico-cultural nos municípios da região.

Veja a Programação completa

Além das atividades desenvolvidas para o evento, a SIMAVALE também elaborou o I Concurso de Redação, que tem como tema O Eclipse de Sobral, fenômeno que vai completar 100 anos no próximo mês. Serão 30 vencedores que vão poder conhecer o Campus do MAST/Observatório Nacional, que dividem o maior conjunto arquitetônico voltado para astronomia da América Latina. Os felizardos vão ver de perto as cúpulas de observação e terão a oportunidade de conhecer a famosa luneta equatorial de 21 cm, em uso desde os primeiros anos do século XX, que atualmente integra o Programa de Observação do Céu (POC) – atividade prática de observação voltada para o público do MAST.

A SIMAVALE é uma parceria das Prefeituras dos seis municípios afiliados à Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Vale do Café (FIMUCTI), com o MAST,  Observatório Nacional, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


registrado em:
Fim do conteúdo da página