Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu de Astronomia promove 3ª edição do Museu vai à Feira
Início do conteúdo da página

Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos

Encontro com a História inicia sua série de palestras destacando os desafios e pesquisas que exploram aspectos ligados à materialidade dos documentos da Época Moderna

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h27
  • Acessos: 215

As análises de fontes históricas têm sido enriquecidas nos últimos anos a partir de um novo olhar sobre os diferentes suportes e as características materiais dos documentos. Não raro, eles guardam vestígios que auxiliam as investigações. Para abordar mais sobre o assunto, a Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inicia no próximo dia 20, às 14h, a série de palestras do Encontro com a História em 2019 com o tema "Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna". O debate conta com a participação de membros do grupo de pesquisa Metamorphose (CNPq), e vai abordar os desafios e percursos de pesquisas que exploram aspectos ligados à materialidade dos documentos, e como essas características se relacionam com interpretações textuais e visuais.

As palestras ministradas por André de Melo Araújo (Universidade de Brasília - UnB), David Martín Marcos (Universidad Nacional de Educación a Distancia - Madri) e Rodrigo Bentes Monteiro (Universidade Federal Fluminense - UFF) pretendem dar especial atenção aos aspectos materiais e às trajetórias dos documentos em papel produzidos na Época Moderna (sécs. XVI a XVIII). A discussão visa estimular pesquisas que considerem as várias transformações por que passaram os documentos textuais e visuais do período, especialmente as metamorfoses conduzidas pelas mãos de calígrafos, copistas, artistas, gravadores, tipógrafos, editores e leitores, além dos diversos autores intelectuais.

Clique AQUI e veja o resumo das palestras

O Encontro com a História acontece no dia 20 de março, às 14h, no Auditório do Prédio Anexo do MAST. O evento vai contar com transmissão ao vivo pelo site do MAST e na página do museu no Facebook

Sobre o Metamorphose (CNPq)

Após de ministrarem curso no PPGH-UFF, Rodrigo Bentes Monteiro e André de Melo Araújo criaram no diretório do CNPq em outubro de 2018 o grupo de pesquisa Metamorphose, com sede na UnB, em parceria com o núcleo Cia das Índias (UFF). O objetivo é fortalecer as instituições responsáveis pelas guarda e conservação dos documentos em papel, formar novos/as pesquisadores/as e conscientizar o público em geral sobre a importância da preservação documental. Num momento em que a digitalização crescente de documentos e seu fácil acesso pela internet parecem fazer esquecer que esses registros são formados por papéis, letras, cadernos e tintas, o grupo lembra que essas características materiais da documentação são preciosas fontes de informação histórica.


registrado em:
Fim do conteúdo da página