Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Início do conteúdo da página

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Evento nacional promoverá conteúdos científico-tecnológicos ao público e expandirá ações para atividades já realizadas, anualmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

  • Criado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 382

Para intensificar as atividades de popularização da ciência, o Governo Federal definiu o Outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo deste período, devem ser desenvolvidas ações para a mobilização da sociedade, em especial crianças e jovens, em torno de conteúdos que têm como base os conhecimentos científico-tecnológicos. Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento conta com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema. Além disso, o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações vai expandir seu calendário para abranger as atividades que já são realizadas, anualmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Em ambos os eventos, as iniciativas desenvolvidas em todo o país englobam ações não presenciais por conta das medidas de isolamento social para combate à pandemia do coronavírus (COVID-19). Portanto, adotou-se a estratégia de direcionar atividades on-line para garantir a continuidade das ações, buscando a interação virtual com o público focada em atrações que visam a popularizar a ciência.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai participar dos dois eventos, oferecendo atividades ao longo desse período de celebração à ciência. Este ano, com a suspensão das atividades presenciais nas instituições (assim como as iniciativas oferecidas pelas demais unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI não serão realizadas em conjunto em no Campus do MAST), cada instituição será responsável por desenvolver sua própria programação para um dia específico. Confira abaixo as ações elaboradas pelo MAST:

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Em 2019, foi criado o decreto que instituiu o mês de outubro como o período oficial de comemoração do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A iniciativa, que acontece de 1º a 31 de outubro, tem como finalidade mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo, a valorização da criatividade e da inovação. Além de criar um ambiente favorável para apresentação de conhecimentos científicos produzidos no país. A participação do MAST nesta celebração será no dia 7 de outubro com as seguintes ações:

Todas as atividades serão transmitidas oficialmente pelo Canal do MCTI no Youtube, e replicadas pelas redes oficiais do MAST.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Realizada anualmente para promover a popularização do conhecimento científico e tecnológico, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), agora em sua 17ª edição, tráz o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” e, pela primeira vez, ocorrerá de forma totalmente virtual em todo o Brasil entre 17 a 23 de outubro. O MAST abre a programação da SNCT oferecendo a seguinte atividade no dia 17:


registrado em:
Fim do conteúdo da página