Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia abre inscrições para o 7º Curso de Extensão para Professores
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia abre inscrições para o 7º Curso de Extensão para Professores

Neste ano, o curso contará com uma edição especial voltada ao tema dos povos indígenas brasileiros. Além de aulas expositivas, haverá uma oficina para a construção de modelos didáticos de relógios de Sol. As inscrições são gratuitas!

  • Criado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 14h36
  • Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 14h36
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 10h43

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá realizar, de 02 de setembro a 14 de outubro, a sétima edição do Curso de Extensão para professores “Ciência, Território e Nação (1870-1930)”. Direcionado a professores das áreas de ciências humanas e ciências exatas, o curso acontece às quartas-feiras, das 14h às 18h30, somando uma carga horária de 31 horas/aula. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (21) 3514-5246 ou pelo e-mail chc@mast.br.

Neste ano, o curso contará com uma edição especial voltada ao tema dos povos indígenas brasileiros, que também é uma via para se refletir sobre a questão da territorialidade. Na conferência de abertura, dia 02 de setembro, o Prof. João Pacheco do Museu Nacional (MN) irá apresentar o trabalho “Os primeiros brasileiros”. Em seguida, a diretora do MAST Heloisa Bertol abordará o tema “Os primeiros brasileiros na visão dos construtores do Império”.

As atividades deste primeiro dia se encerrarão com o Programa de Observação do Céu a partir das 18h30 no campus do MAST. Todos os participantes serão convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A observação do céu é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

Durante o curso, serão apresentadas as pesquisas sobre etnoastronomia e arqueoastronomia já desenvolvidas no MAST pelos Profs. Priscila Faulhaber, Cíntia Jalles e Luiz Borges, assim como outras pesquisas que refletem sobre a construção das ciências no território brasileiro. Além de aulas expositivas, o curso oferecerá uma oficina para a construção de modelos didáticos de relógios de Sol permitindo uma reflexão sobre o tema do tempo e de sua medição.

O Curso de Extensão para professores tem como objetivos, a análise do papel dos povos indígenas na formação e ocupação do território brasileiro em diversos momentos da história, assim como a reflexão sobre o desenvolvimento e a construção das ciências no Brasil. E tem como coordenadora a pesquisadora Moema Vergara, como organizadores, Sabina Luz, Cintia Machado e Janderson Machado, e o apoio da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Veja aqui o cronograma de atividades da 7ª edição do Curso de Extensão para Professores - Instrumentos Científicos, território, ciência e nação. Os participantes receberão certificado de participação.

Texto retirado da 24ª edição do Boletim Mensal Portal InforMAST (Junho 2015). Para ler outras matérias, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página