Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia participa da 13ª Semana Nacional de Museus
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia participa da 13ª Semana Nacional de Museus

  • Criado: Segunda, 18 de Maio de 2015, 11h19
  • Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2015, 11h19
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h12

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para a 13ª edição da Semana Nacional de Museus. De 19 a 24 de maio, o MAST irá realizar várias atividades direcionadas a todos os públicos, dentre elas: palestras, oficinas, exibição de documentário, observação do céu noturno e do Sol, visitas guiadas pelo campus da instituição, sessões do planetário inflável e teatro. E nos dias 23 e 24, o MAST irá participar da 7ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Todas as atividades são gratuitas!

Durante a semana, os visitantes poderão observar o Sol através de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, filamentos e protuberâncias; participar das sessões do Planetário Inflável Digital, com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, onde são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu a dinâmica dos astros; e nas visitas guiadas, conhecer o campus do MAST, suas exposições e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional (ON).

O Programa de Observação do Céu (POC) irá acontecer nos dias 20 (quarta) e 23 (sábado). A atividade começa às 17h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e de modernos telescópios refletores. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

No dia 19 de maio, às 14h, na palestra "Sobre a construção dos observatórios, Observatório Nacional e o ecletismo", que será ministrada por Márcia Cristina Alves, arquivista e assistente em C&T, será traçado um panorama sobre a construção dos antigos observatórios astronômicos, Imperial/Observatório Nacional no Rio de Janeiro e seus estilos. No dia 21, haverá as palestras “Você sabe o que é poluição luminosa?”, às 10h, que será apresentada pela mestre e doutora em Astrofísica Tânia Dominici; e “MAST e seus acervos”, às 14h, onde Cláudia Penha dos Santos, Márcia Cristina Alves e Maria Lúcia de N. M. Loureiro apresentarão ao público o MAST e seus acervos e seguida farão uma oficina de leitura de instrumentos científicos do acervo do MAST.

A oficina “A História do Papel | Confecção de papel artesanal” será realizada em dois módulos, nos dias 20 e 21. Alessandro Wagner Alves Silva, conservador e especialista em gestão e conservação de bens culturais, irá apresentar a história do papel, onde serão abordados os primeiros precursores empregados para a escrita antes da invenção do papel. Além de propiciar um conhecimento teórico e prático na fabricação de papel artesanal. O curso é ministrado das 13h30 às 17h30, num total de 8hs aula.

No dia 20 de maio, às 15h30, será exibido o documentário Ano-Luz, gravado durante a expedição do projeto GalileoMobile Brasil-Bolívia (BraBo) - Astronomia na Amazônia, projeto que foi coordenado pela pesquisadora do MAST Patricia Spinelli e com financiamento do CNPq. O documentário mostra as impressões das pessoas encontradas nesta viagem, sobretudo sobre suas interpretações sobre o universo. Após a exibição, haverá um debate com o diretor o diretor Felipe Carrelli.

Nos dias 23 e 24, o MAST irá participar da 7ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão que neste ano será o evento de abertura das comemorações dos 450 anos do bairro. Nesta edição, também farão parte do evento as instituições: o Museu Nacional/ UFRJ, o Centro Hípico do Exército, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1º Batalhão de Guarda e o Centro Cultural Maçônico; todos com entrada franca.

Além da observação do Sol, das sessões do Planetário Inflável Digital, visitas guiadas, e do Programa de Observação do Céu, haverá a oficina Faça você mesmo onde serão abordados o movimento aparente da esfera celeste e o fenômeno das estações do ano. A atividade tem como objetivo aprimorar conceitos astronômicos e conduzir os visitantes a uma reflexão mais crítica sobre os fenômenos que nos rodeiam. Tendo isto em mente, o participante é convidado a construir Um Relógio do Cruzeiro do Sul.

Na oficina Brincando com a Ciência, temas científicos são abordados de forma simples e interativa. Os visitantes vão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

Mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna. E um forno solar irá cozinhar alimentos com o calor que vem diretamente do Sol!

No fim de semana, às 14h e 16h, será apresentada o espetáculo teatral “O Alienista”. Trata-se de um conto de Machado de Assis, no qual, o autor critica as posições da ciência ortodoxa do seu tempo. O conto foi transformado em peça teatral pelo grupo NUTEC, do colégio QI, da Tijuca.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano, a 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável. No total, 1.387 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas. Confira a programação completa no guia online.

registrado em:
Fim do conteúdo da página