Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia participa da 66ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia participa da 66ª Reunião Anual da SBPC

  • Criado: Terça, 22 de Julho de 2014, 11h21
  • Publicado: Terça, 22 de Julho de 2014, 11h21
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h13

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participará da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorrerá, de 22 a 27 de julho de 2014, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, no Acre. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Na edição deste ano, que tem como tema "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras", o MAST irá participar da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência que ocorrerá no final da semana. A SBPC Jovem é uma atividade voltada para estudantes do ensino básico, que traz em sua programação atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação.

Num estande de 12 x 12 metros, o MAST irá realizar várias atividades de divulgação da ciência direcionadas a todas as idades. Nas sessões do planetário inflável, conduzidas por um mediador, os visitantes poderão visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões tem duração aproximada de 30 minutos e acontecerão de hora em hora.

A tradicional oficina “Brincando com a Ciência” apresentará, ao público, temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas irão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

O MAST terá ainda um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores para o projeto “A Ciência que eu Faço”. Coordenado pela jornalista Vera Pinheiro, o projeto reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.

Na programação científica da SBPC, Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do MAST, será uma das coordenadoras dos encontros “Meio Ambiente e Controle Social Na Amazônia (ABA)”, no dia 23 de julho, e “Conhecimentos Científicos nas Fronteiras Sociais (SBHC), no dia 24 de julho. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos, sessões de pôsteres entre outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página