Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia participa da 68ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia participa da 68ª Reunião Anual da SBPC

Evento acontece de 3 a 9 de julho, na Bahia. Planetário Inflável e oficina Brincando com a Ciência estão entre os destaques da programação do MAST.

  • Criado: Domingo, 03 de Julho de 2016, 16h21
  • Publicado: Domingo, 03 de Julho de 2016, 16h21
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h15

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 3 a 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Serão realizadas diversas atividades, todas gratuitas e dirigidas às mais diversas faixas etárias. Entre os destaques da programação do MAST estão a Oficina Brincando com a Ciência, que aborda temas científicos de forma simples e interativa, e as sessões de Planetário Inflável.

Uma das principais atrações da reunião da SBPC é a ExpoT&C, mostra que anualmente reúne o trabalho realizado pelas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No estande do MAST, o público poderá conhecer as publicações lançadas pelos pesquisadores da instituição, os catálogos das exposições em cartaz, além do aparato "lâmpadas", usado por mediadores para apresentar os diversos tipos de lâmpadas existentes e as diferenças na forma de funcionamento e de consumo de energia elétrica. Também estará exposta no estande uma réplica do sextante, instrumento utilizado nas grandes navegações no século XVIII. Ainda durante a ExpoT&C, será realizado o lançamento do protótipo do primeiro aplicativo do MAST. Através dele, será possível acessar catálogos de exposições, publicações do Museu e notícias sobre a instituição. A utilização pode ser feita através de qr cody, sem que haja necessidade de baixar o aplicativo.

Na SBPC Jovem, que possui programação voltada para estudantes do ensino básico, o MAST oferece duas atividades. A oficina Brincando com a Ciência, na qual materiais normalmente encontrados em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são utilizados para a construção de diversos experimentos, e o Planetário Inflável Digital, onde o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu e seus movimentos. O objetivo é oferecer atividades divertidas que ajudem a aproximar o público da ciência. Para isso, os temas são tratados com uma linguagem prática e interativa, ideal para o público infanto-juvenil.

Outra ação que o MAST irá promover durante o evento é o Projeto "A Ciência que Eu Faço", desenvolvido pela jornalista Vera Pinheiro, chefe do Serviço de Comunicação e Atendimento ao Público do Museu. Pesquisadores presentes serão entrevistados e os depoimentos disponibilizados gratuitamente no site da iniciativa (www.acienciaqueeufaco.org), que hoje já reúne mais de 400 vídeos. Além de valorizar a memória da ciência nacional, o trabalho pretende, através de exemplos de sucesso, despertar nos jovens o interesse pelas carreiras científicas. Trata-se de uma série de entrevistas em formato de filmes de curta duração com depoimentos pessoais de cientistas, que falam sobre a trajetória profissional, pesquisas realizadas e o despertar para a vocação.

Por fim, Iara Brandão, estagiária do Museu e estudante de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Marcelo Augusto, bolsista do MAST e estudante de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representam o Museu com o projeto 'Céu Ticuna'. A partir de um estudo coordenado pela pesquisadora Priscila Faulhaber, os jovens montaram um material de divulgação mostrando uma outra forma de ver o céu. Iara e Marcelo desenvolveram uma carta celeste indígena com base no povo Ticuna, do Alto Solimões (AM). O estudo será exposto na Sessão de Pôsteres, espaço destinado a apresentação de trabalhos de pesquisas científicas.

Sobre a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Realizada desde 1948, a reunião conta com a participação de representantes da sociedade científica, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento é um importante canal de difusão e promoção dos avanços da ciência nas mais diversas áreas, além de trazer à tona debates sobre políticas públicas de apoio ao setor.

 

Serviço
68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: 3 a 9 de julho de 2016
Horário: 3 de julho, às 18h | 4 a 9 de julho, às 7h30
Horário de credenciamento: 9h às 16h
Local: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Sosigenes Costa - Porto Seguro (BA)|Rodovia Porto Seguro, BR-367 - km 10

registrado em:
Fim do conteúdo da página