Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Museu de Astronomia promove Seminário Internacional
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia promove Seminário Internacional

  • Criado: Segunda, 24 de Novembro de 2014, 11h31
  • Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2014, 11h31
  • Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h24

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realizou, de 24 a 27 de novembro, o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT), evento que reuniu palestrantes, pesquisadores, professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais interessados na preservação, documentação e uso do patrimônio cultural de C&T, de vários estados brasileiros e outros países como a Itália, Alemanha, Argentina, Canadá e Portugal.

Organizado pelo MAST por intermédio de seu grupo de pesquisa em “Preservação de acervos culturais”, o Seminário contou com especialistas de várias instituições que se manifestaram sobre temas específicos, através de mesas-redondas, conferências, debates e apresentação de trabalhos. Nos três primeiros dias, a programação aconteceu no MAST. E no dia 27, as sessões de apresentação de trabalhos foram realizadas no Museu Histórico Nacional.

Para o coordenador Marcus Granato, “o evento transcorreu muito bem, com apresentação de trabalhos interessantes, conferências e mesas-redondas com o que de mais recente se tem discutido no tema do evento, permitindo discussões proveitosas e resultando no interesse dos participantes em que o evento continue de forma regular. Os pesquisadores estrangeiros ficaram impressionados com o nível dos trabalhos apresentados e com a participação dos presentes, com muitas perguntas e discussões interessantes”.

Uma das palestrantes convidadas Sofia Talas, presidente da Universeum, que apresentou uma conferência com o tema “Patrimônio universitário europeu: a rede Universeum”, ficou encantada com o que foi apresentado no seminário. Sofia acredita “que a grande força deste evento é fazer com que se conheça o que está acontecendo no Brasil para o patrimônio de História da Ciência. Foram muitas questões levantadas. Tudo muito interessante, no geral, e muito desafiador.“

É muito importante para o MAST, a realização de um evento internacional, pois dessa forma ele se afirma como “instituição de ponta do Brasil no que concerne à preservação do patrimônio cultural de C&T, com várias pesquisas em desenvolvimento no tema, com contatos internacionais com os principais pesquisadores no assunto, sendo, portanto, referência tanto nacional como internacional. Além disso, firma-se como local de treinamento e capacitação em seus laboratórios relacionados ao patrimônio para interessados no tema”, conclui Granato.

O III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT) foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional. E organizado por Marcus Granato, Coordenador de Museologia do MAST; Marcio Ferreira Rangel, Pesquisador do MAST; e Ethel Handfas, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS (UNIRIO/MAST).

registrado em:
Fim do conteúdo da página