Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > O INPE e o Programa Espacial Brasileiro
Início do conteúdo da página

O INPE e o Programa Espacial Brasileiro

Nova edição do Encontro com a História em Casa destaca os 60 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, destacando sua contribuição à sociedade brasileira

  • Criado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 10h02
  • Acessos: 173

Neste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) comemora os 60 anos de sua criação e o lançamento do primeiro satélite de sensoriamento remoto projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, o Amazônia 1. Para destacar as ações do INPE e refletir sobre as complexas traduções entre os interesses nacionais e as relações internacionais na produção científica e tecnológica, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no dia 27 de maio mais uma edição do Encontro com a História em Casa.

A mesa redonda conta com a participação especial de Marciana Leite Ribeiro, Chefe-Substituta do Serviço de Atos Normativos e Gestão Documental do INPE, Paulo Augusto Sobral Escada, jornalista no INPE e doutor em Ciência Política (USP), e Maria Teresa Mesquita Pêssoa, diplomata e autora da tese “A Cooperação Brasil - Ucrânia nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior”, defendida no Instituto Rio Branco.

O Encontro será mediado pela pesquisadora Christina Helena Barboza, que atua na Coordenação de História do MAST desde 1988, com doutorado em História Social (USP), cuja tese deu origem ao livro “As viagens do tempo: uma história da meteorologia em meados do século XIX”

O Encontro com a História em Casa acontece a partir das 10h30 no Canal do MAST no Youtube

Sobre o Encontro com a História em Casa 2021

A série de palestras e mesas redondas Encontro com a História traz a temática Ciência e Tecnologia: Projetos Nacionais em uma Perspectiva Histórica para celebrar, ao longo do ano, a fundação do CNPq e de várias unidades de pesquisa do MCTI, como o INPE e o INT.

Ao longo do ano, a iniciativa receberá especialistas e convidados especiais para debaterem questões relevantes para a história da ciência e tecnologia no país, como os limites dos grandes projetos nacionais, as relações dos diferentes campos científicos entre si e com as estruturas sociais, e os efeitos contraditórios do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Encontro com a História é organizado pela Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST desde 1998, com o objetivo de apresentar ao público os resultados recentes de pesquisas e trabalhos acadêmicos realizados por pesquisadores de diferentes instituições, áreas e temáticas de interesse para a HCT no Brasil.

Em 2020, suas edições aconteceram de modo remoto devido à pandemia de COVID-19. Este formato será novamente utilizado em 2021, já que a pandemia, infelizmente, continua fazendo vítimas no mundo, e ainda mais, no nosso país.

O momento é oportuno para se discutir e refletir sobre a ciência e a tecnologia na história do Brasil, com foco nos desafios enfrentados pelas instituições produtoras de conhecimento e de inovações.


registrado em:
Fim do conteúdo da página