Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Palestra: Lições dos games para (re)pensar a escola
Início do conteúdo da página

Palestra: Lições dos games para (re)pensar a escola

  • Criado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 11h32
  • Acessos: 268

As constantes transformações tecnológicas têm sido aliadas cada vez mais em nossa rotina cotidiana. Dentro da sala de aula, não é diferente, pois as novas mídias têm se tornado instrumentos que favorecem a construção de conhecimentos no processo de ensino. Um jogo de videogame, por exemplo, pode auxiliar a aprendizagem e se tornar uma ferramenta transdisciplinar. Para contar mais sobre isso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no próximo dia 16 a palestra Lições dos games para (re)pensar a escola, com o doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ, Marcos Lima. Ao longo do evento, serão debatidas as formas como os jogos eletrônicos podem ser utilizados nas escolas, seja como dispositivos lúdicos ou mesmo como ponto de partida para se repensar o cotidiano escolar.

O palestrante vai contar um pouco sobre o Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) no Colégio Pedro II, do qual é fundador, e falar sobre como pensou em levar o videogame para dentro da escola, fazendo uma relação entre games, geografia e ensino, os dilemas da gamificação no processo de ensino e aprendizagem e, a elaboração de material didático a partir dos jogos eletrônicos.

Para abrilhantar o evento, o Doutor em Educação em Ciências e professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP),  Jonny Teixeira, vai realizar um debate sobre a temática da Interatividade em Museus com a palestra Aparatos Interativos Surpreendentes: uma estratégia para aumento da motivação. Ele vai explorar os resultados de um estudo realizado em centros e museus de Ciências de São Paulo e no âmbito de projetos de popularização da Ciência itinerantes. O foco é a motivação proporcionada por certos elementos interativos presentes nas exposições e como o comportamento dos participantes muda conforme a interação com certos objetos surpreendentes colocados no início da visitação.

A palestra acontece a partir das 14h no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão.
A entrada é gratuita.


Sobre o NuGAME
O Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino é um espaço de ensino e pesquisa através do videogame. O objetivo é desconstruir discursos que afastam os jogos das escolas e criar pontes entre estes e o ensino da Geografia. Criado em 2014 no campus São Cristovão II, o Núcleo vem desenvolvendo trabalhos com os jogos comerciais como ferramentas pedagógicas para a promoção do ensino de diversas disciplinas. Atualmente o NuGAME faz parte da base de grupos do CNPq.

registrado em:
Fim do conteúdo da página