Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho Entre Museus: Pesquisa e Produção de Conhecimento
Início do conteúdo da página

Premiação dos vencedores do 1º Concurso de Fotografia do MAST

Os autores das fotos vitoriosas participam de exposição no MAST e receberam certificados e prêmios em cerimônia no Auditório do Prédio Sede, durante a 15ª SNCT

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h46
  • Acessos: 192

O Auditório do Prédio Sede do Museu de Astronomia e Ciências Afins precisou de cadeiras extras para acomodar convidados e participantes da Cerimônia de Entrega dos Prêmios do Concurso Cultural de Fotografia do MAST, na sexta-feira (19), dentro da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A solenidade foi conduzida pela astrofísica Tânia Pereira Dominici, Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST, e contou com as presenças da Diretora do MAST, Anelise Pacheco, e do Coordenador de Museologia do MAST, Marcio Rangel, que entregaram as honrarias aos principais vencedores. Entre os concorrentes, o grande vitorioso foi Carlos Jofre Pereira com nada menos do que seis fotografias premiadas nas categorias Redes Sociais - Twitter, Contrastes Entre o Patrimônio Arquitetônico do Campus ON/MAST e a Natureza e Acervos do MAST. A segunda mais bem colocada foi Flávia Guia, que teve três dos seus registros selecionados nas categorias Contrastes... e Acervos...

Também foram premiados Flávia de Oliveira, na categoria Redes Sociais - Twitter, e Iris Carvalho, entre os concorrentes do tema Contrastes Entre o Patrimônio Arquitetônico do Campus ON/MAST e a Natureza. Já na categoria Redes Sociais - Instagram foram laureados Angela Chada, Laura Tui e Antoni Vieira. Entre funcionários do MAST que concorreram na categoria Servidores e Colaboradores, tiveram o reconhecimento pelas suas fotografias Edilene dos Santos Ferreira, Paulo Félix, Higor Martinez Oliveira e Magna Farias. Em seguida à solenidade de premiação, Diretores, Coordenadores, premiados e convidados subiram ao terceiro andar do Prédio Sede do MAST para a abertura da exposição 1o Concurso Cultural de Fotografia do MAST, montada em uma sala próxima à Biblioteca.

Nesta primeira edição, os participantes se inspiraram em cinco categorias: Acervos, Patrimônio Arquitetônico, Céu Noturno*, Rede Social e Servidores, e submeteram as suas imagens por meio de Formulário de Inscrição e nas redes sociais Instagram e Twitter, utilizando as hashtags #ConcursoFotografiaMAST e #MuseuDeAstronomia. Ao longo de dois meses, foram 121 imagens recebidas, sendo que alguns visitantes empenharam-se particularmente na tarefa de produzir imagens inspiradoras!

O Concurso Cultural de Fotografia do MAST visa aproximar as pessoas da instituição, assim como motivá-las a frequentar outros museus, estimulando o olhar sensível e crítico dos visitantes sobre diferentes tipos de patrimônio, tais como o patrimônio natural, cultural, arquitetônico e da ciência e tecnologia. A primeira edição do concurso foi uma experiência muito enriquecedora que, certamente, vai ajudar a aprimorar o regulamento e a trazer mais pessoas para registrarem sua visão do Campus ON/MAST, dos acervos do MAST e do céu noturno no Morro de São Januário.

O MAST agradece a participação de todos, em especial aos membros externos da comissão julgadora, a astrofísica Tânia Pereira Dominici, Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST, o físico e fotógrafo Antônio Carlos de Freitas (professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) e do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG / UERJ), e pelo astrofotógrafo Carlos Eduardo Fairbain.

registrado em:
Fim do conteúdo da página