Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bolsistas vencedores da 23ª Jornada de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Premiação dos vencedores do 1º Concurso de Fotografia do MAST

Os autores das fotos vitoriosas participam de exposição no MAST e receberam certificados e prêmios em cerimônia no Auditório do Prédio Sede, durante a 15ª SNCT

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h46
  • Acessos: 157

O Auditório do Prédio Sede do Museu de Astronomia e Ciências Afins precisou de cadeiras extras para acomodar convidados e participantes da Cerimônia de Entrega dos Prêmios do Concurso Cultural de Fotografia do MAST, na sexta-feira (19), dentro da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A solenidade foi conduzida pela astrofísica Tânia Pereira Dominici, Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST, e contou com as presenças da Diretora do MAST, Anelise Pacheco, e do Coordenador de Museologia do MAST, Marcio Rangel, que entregaram as honrarias aos principais vencedores. Entre os concorrentes, o grande vitorioso foi Carlos Jofre Pereira com nada menos do que seis fotografias premiadas nas categorias Redes Sociais - Twitter, Contrastes Entre o Patrimônio Arquitetônico do Campus ON/MAST e a Natureza e Acervos do MAST. A segunda mais bem colocada foi Flávia Guia, que teve três dos seus registros selecionados nas categorias Contrastes... e Acervos...

Também foram premiados Flávia de Oliveira, na categoria Redes Sociais - Twitter, e Iris Carvalho, entre os concorrentes do tema Contrastes Entre o Patrimônio Arquitetônico do Campus ON/MAST e a Natureza. Já na categoria Redes Sociais - Instagram foram laureados Angela Chada, Laura Tui e Antoni Vieira. Entre funcionários do MAST que concorreram na categoria Servidores e Colaboradores, tiveram o reconhecimento pelas suas fotografias Edilene dos Santos Ferreira, Paulo Félix, Higor Martinez Oliveira e Magna Farias. Em seguida à solenidade de premiação, Diretores, Coordenadores, premiados e convidados subiram ao terceiro andar do Prédio Sede do MAST para a abertura da exposição 1o Concurso Cultural de Fotografia do MAST, montada em uma sala próxima à Biblioteca.

Nesta primeira edição, os participantes se inspiraram em cinco categorias: Acervos, Patrimônio Arquitetônico, Céu Noturno*, Rede Social e Servidores, e submeteram as suas imagens por meio de Formulário de Inscrição e nas redes sociais Instagram e Twitter, utilizando as hashtags #ConcursoFotografiaMAST e #MuseuDeAstronomia. Ao longo de dois meses, foram 121 imagens recebidas, sendo que alguns visitantes empenharam-se particularmente na tarefa de produzir imagens inspiradoras!

O Concurso Cultural de Fotografia do MAST visa aproximar as pessoas da instituição, assim como motivá-las a frequentar outros museus, estimulando o olhar sensível e crítico dos visitantes sobre diferentes tipos de patrimônio, tais como o patrimônio natural, cultural, arquitetônico e da ciência e tecnologia. A primeira edição do concurso foi uma experiência muito enriquecedora que, certamente, vai ajudar a aprimorar o regulamento e a trazer mais pessoas para registrarem sua visão do Campus ON/MAST, dos acervos do MAST e do céu noturno no Morro de São Januário.

O MAST agradece a participação de todos, em especial aos membros externos da comissão julgadora, a astrofísica Tânia Pereira Dominici, Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST, o físico e fotógrafo Antônio Carlos de Freitas (professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) e do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG / UERJ), e pelo astrofotógrafo Carlos Eduardo Fairbain.

registrado em:
Fim do conteúdo da página