Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Revisitando a "Origem das Espécies"
Início do conteúdo da página

Revisitando a "Origem das Espécies"

Palestra vai enfatizar as características históricas e complexidades do argumento de Darwin, revisitando a teoria da evolução

  • Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 14h01
  • Acessos: 319

O interesse contemporâneo em Darwin surge de um ideal geral de que seus livros deveriam conter uma teoria da transformação das espécies pela seleção natural. Entretanto, o Prof. Thierry Hoquet, filósofo e professor da Universidade de Paris, sem contestar a importância da seleção natural para o darwinismo, revisita a Origem das Espécies e retoma o texto da teoria da evolução, abordando sobre a suas variações. Para falar mais sobre isso, ele vai estar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no próximo dia 25, realizando a palestra Revisitando a "Origem das Espécies", tema de seu livro recente lançado, que enfatiza o fato de que, na origem das espécies, pode-se prestar várias interpretações contraditórias.

O filósofo vai desenterrar as ambiguidades que os leitores de Darwin adotaram ao produzirem uma miríade de legados darwinianos, enfatizando as características históricas e  complexidades do argumento da teoria da evolução. A apresentação visa atrair o público em geral e, particularmente, estudantes e pesquisadores interessados em áreas como Evolução, Seleção Natural, Traduções Científicas e Origens da Vida.

A palestra acontece a partir das 14h no Auditório do Prédio Anexo do MAST e terá transmissão ao vivo da página do Museu no Facebook.

Thierry Hoquet

Filósofo, professor da Universidade de Lyon III e membro júnior do Institut Universitaire de France (2011), Thierry Hoquet trabalha sobre as ciências da vida e suas extensões culturais: modelos de evolução, o conceito de sexo na biologia, as relações entre máquinas e organismos. Depois de várias publicações sobre naturalistas do século XVIII, particularmente Buffon e Linné, ele publicou: Darwin versus Darwin (Le Seuil, 2009), Virility (Larousse, 2009), Cyborg Philosophie. Pense contra os dualismos (Le Seuil, 2011). Ele também é autor de uma tradução da primeira edição de A Origem das Espécies, de Charles Darwin (Le Seuil, 2013). Os dois primeiros volumes de sua antologia na Le Sexe Biologique foram publicados por Hermann em 2013 e 2014.


registrado em:
Fim do conteúdo da página