Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Sábado e domingo de diversão e arte no MAST
Início do conteúdo da página

Sábado e domingo de diversão e arte no MAST

Atrações gratuitas integram a I Semana de Cartografia e incluem palestras, oficina de construção de mapa e observação do céu

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h24
  • Acessos: 221

O público que quiser se divertir e ainda ter a chance de conhecer um pouco mais sobre o mundo da ciência, pode visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (1º) e domingo (2) a partir das 14h. Além das atividades grátis com temáticas divertidas para crianças, jovens e adultos, a programação de sábado será incrementada com as Atividades Educativas da I Semana de Cartografia, como Brincando com o Quadrante, Cartografia para Crianças e As Paisagens Esquecidas de São Cristóvão.

A recomendação é chegar logo após a abertura dos portões e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

Às 15h tem o Ciclo de Palestras com o tema Os Mapas e suas Visões de Mundo: Relações entre Cartografia e Arte, em que os visitantes vão descobrir se o processo de fazer mapas é ciência ou arte. A palestra será concedida pela professora doutora Carla Monteiro Sales, da UFF, que vai contar como os critérios para a realização de mapas foram pensados e padronizados para se compor uma estética que tornasse o mapa uma imagem facilmente reconhecível. A palestrante também abordará a história dos mapas e as obras de arte que utilizam elementos cartográficos, com exemplos em exposição no MAST.

Também às 15h, começará a atividade educativa Brincando com o Quadrante, o público juvenil vai poder confeccionar um mapa e passar pela experiência de usar um quadrante náutico. Já às 15h30, será a vez da oficina Cartografia para Crianças, em que o público infantojuvenil vai poder confeccionar um mapa artístico, desconstruindo a ideia da cartografia. No gramado em frente ao Prédio Sede do MAST, às 16h, começa a atividade As Paisagens Esquecidas de São Cristóvão, com o auxílio de um mapa histórico, em que os mediadores conduzirão o público a uma observação da paisagem para redescobrir o Bairro Imperial.

Também haverá a Observação do Sol, das 15h às 17h, onde os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No fim da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h, onde todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Domingo (2) também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página