Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Sábado e domingo de diversão e conhecimento no MAST
Início do conteúdo da página

Sábado e domingo de diversão e conhecimento no MAST

Atrações gratuitas englobam exposições interativas, visita temática sobre a medição do clima e uma viagem de conhecimento dentro do Planetário Inflável Digital

  • Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 21h32
  • Acessos: 344

O público que quiser se divertir e ainda ter a chance de conhecer um pouco mais sobre o mundo da ciência, pode visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste fim de semana a partir das 14h. São atividades grátis com temáticas para crianças, jovens e adultos se divertirem e descobrirem curiosidades sobre o nosso Universo.

A recomendação é chegar logo após a abertura dos portões e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

No sábado (6), às 15h, tem Visita Orientada com o tema Será que vai chover? Ao longo da atração, o público vai percorrer o Campus do MAST e entender como o Observatório Nacional implantou estudos sistemáticos de meteorologia no Brasil. Os participantes vão conhecer a história do astrônomo Henrique Morize e seus estudos sobre o tempo e o clima brasileiro, como a rede de estações meteorológicas foi estabelecida e o método da meteorologia telegráfica. É uma oportunidade divertida para ver de perto os instrumentos científicos históricos responsáveis pela previsão do tempo e entender como era realizada a medição dos climas brasileiros e as estações do ano.

Domingo (7) também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições, como a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar das sessões do Planetário Inflável Digital. No interior de uma cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. Neste domingo, as projeções conduzidas por mediadores do MAST vão ajudar o visitante a reconhecer constelações e a localizar planetas, nas sessões com o tema Mapeando o Céu da Cidade Maravilhosa. Crianças e adultos aprenderão a identificar dez constelações e também conhecerão os nomes de várias estrelas que as compõem.


registrado em:
Fim do conteúdo da página