Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Segunda edição da Revista Museologia e Patrimônio

Edição apresenta textos diversificados nas seções de Artigos e Relatos de Experiências. Publicação serve como referência para quem sempre busca os debates mais atualizados da Museologia e Patrimônio

  • Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 13h33
  • Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h17

O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PGMUS), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), acaba de lançar o segundo número de 2018 da revista eletrônica Museologia e Patrimônio. A edição apresenta textos diversificados nas seções de Artigos e Relatos de Experiências.

Na seção Artigos, os textos abordam: estudo de público do memorial da resistência; reflexões sobre o espaço construído na produção de lugares de memória;  uma síntese do processo de preservação do bairro da Luz; as mídias sociais na divulgação do patrimônio arqueológico; o fenômeno de escurecimento das coleções em prata; sistemas de organização do conhecimento e o thesaurusde acervos científicos em língua portuguesa; trajetórias e mapeamento de conceitos dos objetos em museus; a passagens da Museologia, e as baleias como objeto musealizado.

Já a seção Relatos de Experiências traz em suas páginas o relato de uma experiência no Museu Arqueológico Nacional de Espanha: revisitando e revisando o Plano Museológico no âmbito do Programa Ibermuseos Bolsas de Capacitação, e a Manifestação e ressignificação da memória social brasileira na exposição [Co]Habitar na Casa da América Latina de Lisboa.

A Revista Museologia e Patrimônio contribui para o aprofundamento, legitimação, valorização e divulgação de pesquisas na área de especialidade, e serve como referência para quem sempre busca os debates mais atualizados da Museologia e Patrimônio. A edição tem Marcus Granato e Diana Farjalla Correia Lima como Editores Científicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página