Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Semana da Ciência Nuclear 2020 - Edição Digital
Início do conteúdo da página

Semana da Ciência Nuclear 2020 - Edição Digital

MAST participa do evento que oferece atividades e trocas de experiências online sobre as contribuições que ciência nuclear traz para sociedade

  • Criado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 10h12
  • Acessos: 436

Quais são as contribuições da Ciência Nuclear para sociedade? Para responder, promover, incentivar e estimular o conhecimento sobre o tema, Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS-ANS), realiza a Semana da Ciência Nuclear. A iniciativa acontece de 19 a 24 de outubro, e oferece atividades que trazem a oportunidade de trocas de experiências e diálogos sobre suas contribuições para sociedade. Ao longo de toda a semana, ações totalmente digitais serão oferecidas por especialistas para abordar como a Ciência Nuclear tem um papel vital na vida de cada cidadão do mundo.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), um dos parceiros do evento, participará oferecendo conteúdos sobre as contribuições, inovações e oportunidades que podem ser encontradas na Ciência Nuclear. Em suas redes sociais, além de postagens com temas.

22/10 – Quinta- Feira
Reações de captura de nêutrons: Da produção de elementos pesados nas estrelas às terapias oncológicas.
A partir das 16h - Instagram @MuseudeAstronomia
Palestrante: Dr. Vladimir Jearim Peña Suárez

- Formado em Física, com Mestrado e Doutorado em Astronomia. Especializado no estudo de populações estelares. Atuante na pesquisa em educação em ciências na Coordenação de Educação e Popularização da Ciência do MAST.

Resumo: As reações de captura de nêutrons são um mecanismo de fusão de núcleos atômicos que, no contexto da Astrofísica, permitem explicar a produção de elementos mais pesados do que o ferro, o mais pesado dos elementos sintetizados no interior das estrelas mais massivas. Bário, Zircônio, Neodímio e Ouro, por exemplo, são elementos originados nas capturas de nêutrons durante as fases finais da evolução estelar.

De outra parte, diversas  tecnologias, como a caracterização remota de materiais ou a terapia de captura de nêutrons do Boro, usada para tratar tumores na cabeça ou no fígado, são aplicações dos mesmos princípios físicos. Nesta palestra online, o Dr. Vladimir Jearim Peña Suárez abordará o interessante mecanismo de fusão por captura de nêutrons, fazendo a trilha entre a origem dos elementos pesados e as terapias oncológicas.

24/10 - Sábado
Bate-papo Nuclear
A partir das 16h - canal do MAST no Youtube
Palestrantes: Claudia Matos (MAST) e Caio Cezar Pontes (IME)

- Claudia Matos é Museóloga, Professora de Geografia e Mestre em Geologia, atuante na pesquisa em educação em ciências na Coordenação de Educação e Popularização da Ciência do MAST.

- Caio Cezar Pontes é Físico e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear, no Instituto Militar de Engenharia (IME)

Resumo: A radioatividade é uma característica de átomos pesados e instáveis de liberar energia na forma de radiação de seus núcleos. Mas, será que temos contato com ela em nosso dia a dia? Será que é algo perigoso? Com um bate-papo descontraído e interativo, Claudia Matos e Caio Cezar Pontes vão abordar o tema com muita criatividade e também com experimentação, mostrando exemplos de suas aplicações e até apresentação de um Instrumento Científico Histórico que se encontra no Museu de Astronomia e Ciências Afins!

Todas as atividades desenvolvidas ao longo da Semana da Ciência Nuclearsão online e gratuitas, voltadas a todos os públicos em diferentes plataformas, com apoio das mais diversas associações e organizações do setor nuclear brasileiro: EletroNuclear, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Associação Brasileira de Energia Nuclear, Mulheres da Engenharia, Nucleotiza, entre outros.

Veja a programação completa do evento com a agenda de atividades detalhadas disponível no site.


Sobre a Semana da Ciência Nuclear
:

A Semana da Ciência Nuclear é um período de celebração com foco local, regional, nacional e internacional de todos os aspectos da Ciência Nuclear que acontece ao redor do mundo. A cada dia, atividades são promovidas para incentivar o aprendizado e o diálogo sobre as contribuições que essa ciência traz para sociedade. O Brasil participou do evento pela primeira vez em 2019, por meio da coordenação da Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana.

Em 2020, a Semana da Ciência Nuclear acontecerá de maneira completamente virtual. Durante o evento, educadores, estudantes, empregadores e a comunidade participarão em um reconhecimento nacional de como a ciência nuclear tem papel vital na vida de cada cidadão do mundo.


registrado em:
Fim do conteúdo da página