Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Um dia de Inaugurações no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Um dia de Inaugurações no Museu de Astronomia

Exposição sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral e o Centro de Visitantes são entregues ao público no MAST

  • Criado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 16h41
  • Acessos: 203

Painéis, projeções, luzes, som e muita tecnologia. Esse é o cenário preparado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para receber o público em seu Centro de Visitantes e na exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, que celebra os 100 anos do eclipse de Sobral. A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 29 de maio, e teve a presença do Subsecretário de Unidades Vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo Junior, que participou da solenidade de abertura junto à diretora do MAST, Anelise Pacheco, e ao diretor do Observatório Nacional (ON), João dos Anjos. O evento também contou com a presença de autoridades do MCTIC, representantes do Governo Estadual e Municipal, e diretores de instituições de pesquisa.

O lançamento do novo espaço para acolher os visitantes e a abertura da exposição ajudam a tornar o MAST ainda mais interessante. A ideia é que o público viva experiências que contam a história da ciência e da astronomia, usando a tecnologia para entreter e emocionar cada pessoa que vem conhecer a instituição. A equipe da SuperUber, estúdio de design responsável pela concepção do Centro de Visitantes, criou um espaço interativo repleto de informações sobre as edificações do Campus do MAST e do ON. Nele, também há um espaço imersivo com projeção do Universo em espelhos que aborda, de forma poética, temas como história, patrimônio, astrofísica e geofísica para falar dos avanços surgidos a partir da observação do céu. O espaço une design, tecnologia e arquitetura para contar histórias de forma inovadora, a exemplo da projeção mapeada de um Globo Terrestre que aponta onde estão os principais observatórios do mundo e os centros de pesquisa científica no Brasil.

Já a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, realizada em parceria com o ON, conta com a assinatura de Marcello Dantas, renomado curador, que trouxe a interatividade e recursos multimídia para, não apenas contar a história do eclipse de Sobral, mas também para fazer com que o visitante viva a experiência de participar do momento que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Ao longo da mostra, são exibidas imagens e instrumentos utilizados para registrar o fenômeno, além de salas que permitem uma imersão na história do eclipse por meio de um conteúdo interativo, se deparando com a projeção de imagens e animações. As instalações foram detalhadamente pensadas para que o público viva experiências sensoriais surpreendentes, incluindo a simulação do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral.

Quem visitar o Museu encontra hoje um conteúdo diversificado e com muita criatividade, sem abrir mão do rigor científico necessário para se contar a história. Ambas iniciativas ajudam a popularizar a ciência, premissa que faz parte da missão do MAST. Os horários para conhecer o Centro de Visitantes e a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS são de terça à sexta, de 9h às 17h, sábados, de 14h às 20h, domingo e feriados, de 14h às 18h.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página