Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Workshop: Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas
Início do conteúdo da página

Workshop: Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas

1º, 2 e 3 de dezembro
Conheça a programação deste evento que será desenvolvido por profissionais de diferentes instituições nacionais e internacionais. As inscrições são gratuitas.

  • Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 12h41
  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 12h41
  • Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 13h07

Data: 1º, 2 e 3 de dezembro
Horário: 9h30 às 17h
Local: Informamos que, devido a problemas técnicos, o evento não acontecerá mais no Prédio Anexo do MAST, mas nas salas de aula do prédio da Biblioteca Henrique Morize, no campus do Museu.

convite

Programação completa

Ficha de Inscrição

Apresentação

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem desempenhado um papel importante no cenário da educação e divulgação da ciência em espaços não formais, dando acesso, ao conhecimento nele apresentado, por meio de inúmeras iniciativas. No ano de seu 30º aniversário, o MAST, que preserva uma inestimável coleção de instrumentos científicos de valor histórico, amplia o debate sobre os modos de promover a aproximação dos objetos museológicos com suas diferentes audiências. O workshop aberto aos profissionais e interessados nessa temática tem por proposta apresentar diferentes perspectivas e estratégias, visando diversificar a reflexão sobre as conexões entre os objetos de caráter histórico e o engajamento do público, além de estreitar o diálogo entre os vários campos disciplinares aí envolvidos.

Objetivos

- Valorizar as coleções museológicas dando destaque a seus objetos por meio de diferentes estratégias;
- Incrementar as perspectivas da museologia e da história na aproximação dos objetos e o púbico;
- Aprimorar a mediação entre as diferentes audiências do museu e os objetos museológicos, contribuindo para o engajamento público; e - Estimular uma visão crítica da percepção sobre os objetos.

O evento será centrado no objeto museológico e sua mediação para diferentes audiências e organizado a partir de três eixos: programas de capacitação de profissionais de museu, perspectivas e estratégias de engajamento público e a oficina – Leitura de Objetos Museológicos.

O evento será desenvolvido por profissionais de formações diversas, convidados de diferentes instituições nacionais e internacionais, reforçando o caráter multidisciplinar que se deseja destacar na relação entre os eixos. Apresentará também duas organizações de capacitação profissional: O Programa Ibermuseus que visa reafirmar e ampliar a capacidade educacional dos museus e do patrimônio cultural como estratégias de transformação da realidade social, e o Conselho Internacional de Museus (ICOM) – Centro de Formação Internacional (ITC) que tem por objetivo promover a pesquisa e o intercâmbio entre museus no âmbito internacional. As discussões deverão ser ampliadas com experiências de diferentes países trazidas pelo convidado Claude Faubert.

Convidados

Alda Heizer - Doutora em História da Ciência, desenvolve pesquisas sobre coleções em museus e jardins botânicos; expedições e viagens científicas no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro(JBRJ).

Andréa Costa – Mestre em Educação, Educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN).

Claude Faubert – Mestre em Astronomia e Mestre Estudos Museais atualmente é Coordenador do Programa ICOM-ITC, ex-diretor do Museu de C&T do Canadá.

Claudia Penha – Museóloga, Especialista em Teoria da Arte, Mestre em História das Ciências, responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico da Coordenação de Museologia do MAST.

Eugênio Reis - Físico, Doutor em Geofísica e Coordenador da Coordenação de Educação em Ciências do MAST.

Marcio Rangel - Doutor em História das Ciências, Coordenador da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST. Representante do Brasil na Mesa Técnica de Formação e Capacitação do Programa Ibermuseus.

Maria Lúcia de N. M. Loureiro - Museóloga, Doutora em Ciência da Informação. Pesquisadora da coordenação de museologia do MAST e realiza pesquisas sobre processos de musealização.

Pablo das Oliveiras - Artista Plástico, Arte-Educador, especialista em Ensino de Arte atua no Núcleo de Arte Professor Albert Einstein da Secretaria Municipal de Educação (SME- RIO).

Paulo Colonese – Físico, Mestre em Educação Matemática atua no Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas do Museu da Vida/COC/Fiocruz.

Ronaldo Almeida – Biólogo, Doutor em Ecologia pesquisador da Coordenação de Educação em Ciências e responsável pelo Laboratório de Inovação em recursos educacionais LIRE do MAST.

Inscrições

Evento Gratuito

Inscrições: objetomuseu@mast.br

Vagas limitadas. Inscrição sujeita a confirmação

A Oficina “LEITURA” DO OBJETO DE MUSEU conta com um número reduzido de participantes

Certificado digital de participação no evento.

Mais informações: 3514-5241 ou 3514-5237

Realização Coordenação de Educação em Ciências e Coordenação de Museologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página