Busca


  Perguntas frequentes

O que é o MAST?

O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

Quais são as áreas de pesquisa do MAST?

Os pesquisadores e tecnologistas do MAST realizam estudos nas áreas da História da Ciência e da Tecnologia no Brasil, Educação em Ciências em Espaços não Formais, Museologia e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Há também pesquisas aplicadas nas áreas da divulgação da ciência, preservação e restauração de objetos metálicos e papel, turismo e tecnologia da informação.

Quais são as atividades de divulgação da ciência?

Na área de divulgação da ciência estão entre os destaques o Programa de Observação do Céu, a Visita Orientada e a Visita Escolar Programada. Nos finais de semana, há programação alternada para o público visitante, tais como: Ciclo de Palestras de Astronomia, Cine Ciência, Contando Mitos, Planetário Inflável, Cozinhando com a Química, Brincando de Matemático, ASTROmania e Faça você mesmo. As exposições permanentes e temporárias são exibidas no edifício sede, mas as exposições itinerantes tem por finalidade estender para escolas e outras instituições o trabalho desenvolvido no MAST.

Quem trabalha no MAST?

A equipe de pesquisa do MAST reúne especialistas com formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam à investigação científica, ensino pós-graduado e divulgação da ciência. O MAST possui também um quadro de técnicos e colaboradores dos campos da arquitetura, arquivologia, artes gráficas, belas artes, biblioteconomia, conservação e restauração de papel e de objetos de metal, jornalismo, museologia e tecnologia da informação.

O MAST oferece cursos de pós-graduação e de capacitação profissional?

O MAST oferece cursos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, e de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História, ambos em parceria com Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; curso de especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, em parceria com a COC/Fiocruz, JBRJ e UFRJ; Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, na modalidade Mestrado Profissional, desenvolvido a patir do curso de especialização com o mesmo nome; e diversos cursos de extensão e de formação continuada de professores.

Quais são os programas de bolsas de pesquisa do MAST?

Alunos de graduação podem concorrer a bolsas para desenvolver pesquisas nas áreas de atuação do MAST e sob orientação de seus pesquisadores. As bolsas são oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do CNPq. As bolsas do Programa de Capacitação Institucional – PCI, do MCTI, são destinadas exclusivamente a pesquisadores com cursos de graduação, mestrado e doutorado. Encontra-se em fase de implantação o programa de bolsas de pesquisa para estudantes do ensino médio.

Como conhecer o trabalho do MAST?

O MAST utiliza seu site para informar o público sobre as exposições e demais atividades de divulgação da ciência que está promovendo: local, data e hora, acesso e o público alvo visite o Mast. Há também informações sobre os acervos, cursos, oficinas e eventos científicos, como a respeito dos projetos de pesquisa em andamento e os laboratórios LIRE LAMET LAPEL. No menu publicações estão listados os trabalhos acadêmicos e técnicos editados pelo MAST, muitos disponíveis para consulta e cópia on-line. Os relatórios apresentam um balanço geral do trabalho anual realizado pela Instituição.

Onde se localiza o MAST?

O MAST se localiza na região norte da cidade do Rio de Janeiro, no mesmo campus do Observatório Nacional e na proximidade de outros institutos de pesquisa e museus. Um novo prédio foi inaugurado em 2010 para garantir a infraestrutura adequada à preservação dos seus acervos arquivistico, iconográfico e museológico, e para as atividades de pesquisa e laboratórios. A biblioteca permanece instalada no prédio sede, mas dentro em breve será transferida para uma edificação em fase de construção.
Como chegar

  Acesso à informação

Institucional
Ações e Programas
Auditorias
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Servidores
Perguntas Frequentes
Sobre a Lei de Acesso à Informação
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
Informações classificadas