Coleções

O presente site tem o objetivo de reunir de forma sistematizada informações sobre os objetos Ticuna pertencentes a coleções museológicas de instituições nacionais e internacionais, disponibilizando a pesquisadores e demais interessados um acesso a esses acervos.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de pesquisa sobre a etnia, coordenado pela pesquisadora Priscila Faulhaber Barbosa, vinculado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, dando prosseguimento a projetos elaborados no Museu Nacional. A partir de 2009 o projeto dou acolhido e ampliado no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Viabilizado através do CNPQ e do Ministério de Ciência e Tecnologia.

O sub-projeto “O conhecimento Ticuna/Magüta das relações céu-terra”, vinculado ao projeto “A fronteira na história da antropologia”, aprofunda e desenvolve o trabalho de pesquisa e atuação que vem sendo realizado pela coordenadora Priscila Faulhaber desde o final dos anos 90 com os índios Ticuna, etnia muito expressiva no Brasil (53.544 pessoas vivem no Amazonas, de acordo com o senso SIASI/SESAI 2014), encontrada na região fronteiriça entre Amazonas, Colômbia e Peru.

Esse trabalho gerou em 2003 o CD-rom “Magüta Aru Inü” quando colaboradores Ticuna examinaram o acervo relacionado a sua etnia do museu Emílio Goeldi. Esta colaboração sucitou desdobramentos e novas possibilidades de pesquisa quando a astronomia tornou-se foco a partir do MAST.

Mantiveram-se as classificações elaboradas pelas diferentes instituições, de modo que padronizamos a ordem em que aparecem as informações, que variam de coleção para coleção, facilitando a consulta  ao site e a pesquisa.

As seções estão divididas por coleção, com um texto introdutório em cada uma delas. Disponibilizamos também links e arquivos de livros e artigos sobre os Ticuna.