LinksLinks2

19ª Edição da Semana Nacional de Museus

Mesmo diante do cenário adverso, por conta da pandemia do novo coronavírus, é preciso encontrar formas de se manter próximo ao público e criar iniciativas que levem conhecimento à sociedade por meio de reflexões e trocas de experiências pensando em um amanhã melhor. Assim, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participa mais uma vez da Semana Nacional de Museus, que chega à 19ª edição com programação virtual. Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” permeará os debates on-line entre os dias 17 e 23 de maio. As apresentações terão análises sobre um futuro para os museus, não apenas dialogando com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreendendo como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Entre as atividades elaboradas pelo MAST para a Semana Nacional de Museus, destacam-se palestras sobre a representação de museus na cultura pop e no mundo da ficção científica, bate-papo virtual que aborda o livro “Admirável Mundo Novo” (Aldous Huxley), conectando História da Ciência e Literatura. Também integram a programação um encontro on-line para debater sobre a museologia com mais diversidade e um mini-curso sobre as diversas etapas do trabalho de organização de arquivos pessoais de cientistas e o processo de preservação do acervo do MAST, importantíssimo para o estudo do desenvolvimento científico no Brasil.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO MAST para a 19ª Semana Nacional de Museus:

Sobre a Semana Nacional de Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a iniciativa reserva uma semana de celebração para o setor. A Semana Nacional de Museus tem, entre seus objetivos, aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país. Com variadas ações, a SNM ajuda a difundir as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.