LinksLinks2
Detalhe do instrumento Círculo de borda

Reserva Técnica

Que tal conhecer uma das coleções mais representativas da história da ciência e tecnologia no Brasil? São telescópios, teodolitos, círculos meridianos, relógios de precisão, instrumentos de meteorologia e diversos outros objetos disponíveis na Reserva Técnica do MAST.

Essa rica coleção de instrumentos científicos está aberta à visitação. São quatro salas mobiliadas com armários e vitrines originais do século XX, que expõe uma coleção de objetos formada, em sua maioria, por instrumentos científicos adquiridos pelo Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional,  entre 1850 e 1930, e fabricados na Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos. A Reserva também é composta por alguns objetos produzidos no Brasil, no final do século XIX. Nos últimos anos, foram incorporados à coleção, instrumentos procedentes do Instituto de Engenharia Nuclear, do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Os visitantes podem ver de perto, por exemplo, o Identificador de Astros, utilizado como suporte para localização de objetos estelares, e o Previsor de Marés, que serviu no passado para a previsão numérica dos níveis das marés oceânicas para diferentes portos brasileiros. Além destes, há instrumentos científicos utilizados em serviços e pesquisas nacionais que ajudaram na geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, na previsão do tempo, na demarcação das fronteiras, entre outros.