...
António Ponte
Direção Regional de Cultura do Norte
Portugal

Licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Mestre e Doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Diretor Regional de Cultura do Norte, cargo que ocupa desde 2013. De 2014 a 2017 foi Presidente da Fundação Côa Parque, que abrange o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC), Patrimônio Mundial da UNESCO. Desde 2017 é Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo no Instituto Politécnico do Porto. Também é Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Professor Afiliado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde 2015. De 1994 a 2009 foi coordenador do Museu de Vila do Conde, retornando posteriormente ao mesmo cargo em 2012 e 2013. Foi Diretor do Paço dos Duques de Bragança entre os anos de 2009 a 2012. Tem sido formador e palestrante em diversos cursos e reuniões científicas, assim como editor de publicações, nacionais e internacionais no domínio da museologia e patrimônio.

...
Isabel Medina-González
Instituto Nacional de Antropología e Historia – INAH
México

Licenciada em Restauração de Bens Móveis pela Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía (ENCRyM) do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH - México). Tem Mestrado em Gestão de Patrimônio Arqueológico na University of York do Reino Unido e Doutorado em Arqueologia, com especialidade em Patrimônio Cultural e Museus pela University College London do Reino Unido. No ano 2000, obteve o Prêmio Internacional al Joven Americanista, do Congresso Internacional de Americanistas. É membro honorário do Instituto de Arqueologia do Reino Unido (UCL) e editora fundadora de Intervención, Revista Internacional de Conservación, Restauración y Museología, uma publicação acadêmica indexada do INAH. Tem uma trajetória de 25 anos de trabalho no INAH como restauradora, pesquisadora e docente, particularmente no âmbito da conservação arqueológica. Atualmente é Subdiretora de Investigação e Publicações da ENCRyM-INAH, assim como professora na licenciatura e Pós-graduação da mesma instituição. É coordenadora de diversos projetos de conservação e investigação do patrimônio arqueológico, paleontológico, etnográfico e indígena, incluindo sítios de patrimônio mundial no México (Teotihuacán), América Central (Diques, Costa Rica; Copán, Honduras) e América do Sul (Chinchorro, QuapacÑan; Chile; San Agustín e Tierradentro, Colômbia).Há três anos é coordenadora e assessora do Programa de Conservación de los Asentamientos Cacicales con Esferas del Diquis na Costa Rica.

...
Claúdia Carvalho
Museu Nacional - UFRJ
Brasil

Arqueóloga, doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, possui especialização em Paleopatologiapela ENSP/FIOCRUZ e mestrado em Saúde Pública também pela mesma instituição. É professora adjunta do Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/ UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Biológica, com ênfase em Bioarqueologia e Paleopatologia. Também está envolvida com questões relativas à Evolução Humana e à Antropologia Forense, à trajetória histórica dos estudos do passado humano e ao estudo de questões ligadas ao Patrimônio cultural, Memória, Museus, Acervos e Coleções. É responsável por disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional e no curso de especialização em Geologia do Quaternário, da mesma instituição. Participa também da graduação em Ciências Biomédicas da UFRJ, habilitação forense. Foi diretora do Museu Nacional/UFRJ de janeiro de 2010 a janeiro de 2018. Coordena o Grupo de Trabalho para implantação do Sistema de Museus Acervos e Patrimônio da UFRJ (SIMAP), desde 2013. É diretora da Casa da Ciência da UFRJ desde junho de 2018 e coordenadora do Núcleo de Resgate do acervo do Museu Nacional desde setembro do mesmo ano.