Museu de Etnologia de Berlim
O Museu Etnológico de Berlim abriga, hoje, cerca de 500 mil objetos
etnográficos, arqueológicos e culturais oriundos da África, Ásia, Oceania, e das
Américas. O museu também tem 285 mil fotografias, 20 mil filmes, 200 mil
páginas de documentos escritos, e um dos primeiros acervos etnomusicológicos
do mundo, o Berliner Phonogramm-Archiv, com 140 mil gravações. Trata-se,
portanto, da maior coleção da Alemanha de objetos de arte e cultura não-
europeus, e uma das maiores do mundo.
A área de coleção "Planície Sul-Americana" contém cerca de 35 mil
objetos. Estes documentam as áreas geográficas culturais da Amazônia, Chaco,
Patagônia e Terra do Fogo. Eles também fornecem uma visão das culturas
africanas usando o exemplo do Sul do Brasil e do Suriname. A coleção está
entre as maiores e mais abrangentes do mundo. Alguns dos seus destaques são
as joias de prata dos índios Mapuche do Chile, as joias de ouro e as molas
(vestimentas) do povo de KunaYala, no Panamá, bem como as coleções
provindas de regiões no oeste da Amazônia, que incluem cerâmicas feitas pelo
povo Shipibo-Conibo, e as cabeças encolhidas dos Shuar (índios Jívaro).
21 registros de objetos Ticuna no site, entre fotos e objetos.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link:
Sobre a coleção –https://www.smb.museum/en/museums-
institutions/ethnologisches-museum/collection-research/about-the-
collection.html
Site oficial do museu – https://www.smb.museum/home.html
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11552 a, b, c
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: a) Comp.: 100cm; Larg.: 96/100 cm. b) Comp.: 121 cm; Larg.: 91 cm. c) Comp.: 114 cm; Larg.: 62/78 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo, verde-oliva e lilás-escuro.
Descrição: As notas suplementares de Waehmer dizem que se trata de partes de uma veste de máscara para donzelas. A observação “curupira” indica que a máscara personifica o demônio da floresta. Spix e Martius (III1109) escrevem em 1825: “Menos terrível que Jurupari é o Curupira, um espírito engraçado da floresta, que encontra os indígenas debaixo da mistura de formas, conversa com eles, provoca sentimento hostil entre pessoas isoladas e diverte e observa com satisfação maliciosa a desgraça ou a desventura das pessoas.” As medidas das partes isoladas e a posição da abertura dos braços e marcas das faces deixam supor que se trata de três vestes de máscaras completas. Enquanto que nas partes B e C a cabeça se sobressai como touca, a parte A seria amarrada no ombro. Nas três partes de veste não está claro se elas se juntam uma às outras atrás ou em cima. Os desenhos na parte A (152) mostram pétalas e botões. As partes B e C (150 e 151) são guarnecidas com símbolos pontudos em forma de J. Abaixo desse desenho está representado um peixe com barbatanas. Também carregam as vestes símbolos de olhos, biconvexos. A parte B, como contraposição, trás um desenho bicôncavo.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11552 a, b, c
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: a) Comp.: 100cm; Larg.: 96/100 cm. b) Comp.: 121 cm; Larg.: 91 cm. c) Comp.: 114 cm; Larg.: 62/78 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo, verde-oliva e lilás-escuro.
Descrição: As notas suplementares de Waehmer dizem que se trata de partes de uma veste de máscara para donzelas. A observação “curupira” indica que a máscara personifica o demônio da floresta. Spix e Martius (III1109) escrevem em 1825: “Menos terrível que Jurupari é o Curupira, um espírito engraçado da floresta, que encontra os indígenas debaixo da mistura de formas, conversa com eles, provoca sentimento hostil entre pessoas isoladas e diverte e observa com satisfação maliciosa a desgraça ou a desventura das pessoas.” As medidas das partes isoladas e a posição da abertura dos braços e marcas das faces deixam supor que se trata de três vestes de máscaras completas. Enquanto que nas partes B e C a cabeça se sobressai como touca, a parte A seria amarrada no ombro. Nas três partes de veste não está claro se elas se juntam uma às outras atrás ou em cima. Os desenhos na parte A (152) mostram pétalas e botões. As partes B e C (150 e 151) são guarnecidas com símbolos pontudos em forma de J. Abaixo desse desenho está representado um peixe com barbatanas. Também carregam as vestes símbolos de olhos, biconvexos. A parte B, como contraposição, trás um desenho bicôncavo.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11552 a, b, c
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: a) Comp.: 100cm; Larg.: 96/100 cm. b) Comp.: 121 cm; Larg.: 91 cm. c) Comp.: 114 cm; Larg.: 62/78 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo, verde-oliva e lilás-escuro.
Descrição: As notas suplementares de Waehmer dizem que se trata de partes de uma veste de máscara para donzelas. A observação “curupira” indica que a máscara personifica o demônio da floresta. Spix e Martius (III1109) escrevem em 1825: “Menos terrível que Jurupari é o Curupira, um espírito engraçado da floresta, que encontra os indígenas debaixo da mistura de formas, conversa com eles, provoca sentimento hostil entre pessoas isoladas e diverte e observa com satisfação maliciosa a desgraça ou a desventura das pessoas.” As medidas das partes isoladas e a posição da abertura dos braços e marcas das faces deixam supor que se trata de três vestes de máscaras completas. Enquanto que nas partes B e C a cabeça se sobressai como touca, a parte A seria amarrada no ombro. Nas três partes de veste não está claro se elas se juntam uma às outras atrás ou em cima. Os desenhos na parte A (152) mostram pétalas e botões. As partes B e C (150 e 151) são guarnecidas com símbolos pontudos em forma de J. Abaixo desse desenho está representado um peixe com barbatanas. Também carregam as vestes símbolos de olhos, biconvexos. A parte B, como contraposição, trás um desenho bicôncavo.
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Máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, Rio Solimões, Brasil.
VB 11547 a, b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: a) Comp.: 110cm; Larg.: 93/99 cm. b) Comp.: 82cm; Larg.: 110cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, amarelo, vermelho-amarronzado, cinza-azulado e amarelo (gasto).
Descrição: Duas camisas pintadas, feitas de tecido de entrecasca. Vestes pertencentes à máscara perdida que representava o “padre religioso”. Dançava na festa das donzelas e bloqueava o caminho das outras máscaras. Quando sua dança terminava, era expulsa pelas máscaras restantes. Pelas indicações de Waehmer, encontrou-se numa metade de máscara um crucifixo e na outra uma igreja. A veste 149 é enfeitada com dois desenhos, um preto e um amarelo, dentro de uma faixa horizontal. Vê-se nitidamente o desenho de um animal aquático e uma espécie de cruz. A folha e ornamento triangular na veste B (148) estão muito gastos por lavagens. Deve-se ressaltar que as riscas de entrecasca, que traz o motivo da folha, são pregadas ao resto da veste.
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Máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, Rio Solimões, Brasil.
VB 11547 a, b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: a) Comp.: 110cm; Larg.: 93/99 cm. b) Comp.: 82cm; Larg.: 110cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, amarelo, vermelho-amarronzado, cinza-azulado e amarelo (gasto).
Descrição: Duas camisas pintadas, feitas de tecido de entrecasca. Vestes pertencentes à máscara perdida que representava o “padre religioso”. Dançava na festa das donzelas e bloqueava o caminho das outras máscaras. Quando sua dança terminava, era expulsa pelas máscaras restantes. Pelas indicações de Waehmer, encontrou-se numa metade de máscara um crucifixo e na outra uma igreja. A veste 149 é enfeitada com dois desenhos, um preto e um amarelo, dentro de uma faixa horizontal. Vê-se nitidamente o desenho de um animal aquático e uma espécie de cruz. A folha e ornamento triangular na veste B (148) estão muito gastos por lavagens. Deve-se ressaltar que as riscas de entrecasca, que traz o motivo da folha, são pregadas ao resto da veste.
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Peças de entrecasca pintadas
Localização: R. Tacana, Alto Amazonas.
VB 1313
Colecionador: Hahnel, 1883/84.
Dimensões: Comp.: 123 cm; Larg.: 95 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, marrom-claro e amarelo.
Descrição: As indicações de Hahnel dizem: Veste de festa na dança das jovens. A veste de entrecasca, pertencente ao conjunto da moça, exibe uma pétala estilizada, caules de folhas e ornamentos geométricos, de olhos e pontas duplas, em diferentes tons de marrom e amarelo intenso. Os desenhos verticais tornam-se mais largos na bainha, acentuando a forma cônica do vestido de festa.
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Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11553
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 110 cm; Larg.: 125/140 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, vermelho-amarronzado, marrom-acinzentado, violeta e amarelo.
Descrição: Segundo notas de Wahemer, essa veste também é usada nas festas das donzelas, talvez pelas moças. A parte alta da peça de entrecasca evidencia claramente que a veste era amarrada. Os desenhos em diferentes cores (triângulos, estilizadas listras onduladas, folhas, motivos semelhantes a losangos, cruz de vento, rosetas, pássaros), formam uma faixa horizontal de 60 cm de largura.
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Traje de máscaras
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 549
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 96 cm; Larg.: 98 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores vermelho-amarronzado, amarelo e verde-oliva.
Descrição: Pelas notas de Waehmer, trata-se do traje de uma máscara utilizada na festa da moça nova. Entre duas faixas transversais com modelos geométricos (espinhas de peixe, triângulos e losangos) estão decorações, na parte da frente e atrás, com símbolos de estrela e quadrados coloridos.
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Veste de entrecasca
Localização: São Paulo de Olivença, R. Solimões, Brasil.
VB 1770
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 91 cm; Larg.: 80 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores amarelo, marrom-avermelhado e marrom.
Descrição: Ornamentos geométricos repetidos, dispostos de maneira vertical ou horizontal, enfeitam as feitas de entrecasca. Segundo as indicações de Hahnel as vestes pertencem ao traje usado nas festas das donzelas.
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Veste de entrecasca
Localização: São Paulo de Olivença, R. Solimões, Brasil.
VB 1791
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 102 cm; Larg.: 90/96 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom, marrom-avermelhado e verde-oliva.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1762
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 154 cm; Larg.: 107/135 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor marrom avermelhado e preto.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
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Veste de máscara
Localização: São Paulo de Olivença, R. Solimões, Brasil.
VB 1764
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 124 cm; Larg.: 98/117 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: O lado da frente da veste de máscara mostra, sobre duas listras duplas cruzadas, a figura de uma face. Da boca quadrada com dentes pontudos sai uma linha curva ladeada por cores escuras. Na mesma linha estão o nariz largo, sobrancelhas, fronte, e os olhos quase triangulares. Os orifícios dos olhos e boca para o portador deixam supor que a veste é presa na metade de cima da cabeça.
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Veste de máscara
Localização: Letícia, Sul da Colômbia.
VB 13 667
Colecionador: Freitag, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 138 cm; Comp. da perna: 51 cm; Larg. da perna: 54/57 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, amarelo, marrom-avermelhado e verde (gasto).
Descrição: A veste de máscara, extremamente larga, com calças recortadas, tem aparência grosseira. Um delicado esboço de um pássaro e um ornamento em formato de olhos enfeitam a parte de cima, entre as aberturas dos braços. Também se observa olhos, linhas duplas simples, cruzadas e onduladas. Ainda, uma imperceptível fileira de furos na beira de entrecasca superior leva a supor que a veste seria amarrada à garganta.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
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Veste de máscara
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1769
Colecionador: Hahnel, 1889.
Dimensões: Comp.: 141 cm; Larg.: acima 84 cm; Larg.: abaixo 93 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores amarelo, marrom-avermelhado e verde-oliva (gasto).
Descrição: Veste de máscara para festa da moça nova, com decoração de listras. A parte da frente é enfeitada com pequenas e longas formas triangulares, separadas por linhas duplas terminadas em pontas. O lado de trás mostra linhas duplas com numerosos traços que lembram escamas de peixes.
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Veste da máscara 101
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 557a e VB11557b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 100/103 cm; Comp. da perna: 60 cm; Larg.: 47/51 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, preto e violeta-azulado.
Descrição: A trabalhada máscara redonda de madeira tem os traços ressaltados por pintura. Debaixo da alta testa são destacados parte do nariz e da face. Os olhos, com sobrancelhas e pálpebras, são mostrados fiéis à natureza. A abertura dos olhos é recortada. Os motivos violetas da face e parte de baixo da boca diminuem a face sorridente. Dentro das grandes e redondas orelhas estão pintadas flores de quatro pétalas. Na parte superior da veste observa-se uma cena com um homem, uma sereia, e o que aparenta ser um cachorro ou, quando visto de cabeça para baixo, um porco selvagem. As pernas são decoradas com listras e fileiras de figuras triangulares.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: Igarapé Caldeirão, Rio Solimões, Brasil.
VB11556b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 115 cm; Larg.: 90/93 cm; Comp. da perna: 46/45 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, amarelo, marrom-avermelhado e azul-violeta.
Descrição: A roupa tem abertura para perna e duas aberturas para braços, é enfeitada com linhas e curvas, linhas duplas que poderiam ser cobras estilizadas.
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Vestimenta de máscara Óma / O’ma
Registro: 32.686
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber O’ma (demônio da tempestade) com o falo proeminente na parte frontal. Em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida, com troncos de árvore e folhagens, em uma das mangas uma faixa com duas ampulhetas e ao centro a forma de um losango nas cores ocre escuro e amarelo. Na outra manga, dois trocos cruzados com folhagens em ocre preenchidos em amarelo.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 140 cm; Diâm.: 35 cm.
Medidas do falo: Comp.: 57 cm; Diâm.: 6 cm. Saco escrotal: Diâm.: 10 cm.
Obs.: Provavelmente Nº do Curt Nimuendaju 191.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Máwi / Mawü
Registro: 32.508
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando demônio Máwi / Mawü em líber com abertura para os braços e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber. Na parte frontal da vestimenta, três orifícios representando olhos e boca. Vestimenta com pintura com duas linhas paralelas na cor marrom formando uma faixa. Abaixo duas linhas paralelas finalizadas com um J ladeado por oito triângulos em tons que vão do ocre ao amarelo alternando. Na base do J estão doze triângulos alternando claro ao escuro do ocre ao amarelo. Do outro lado duas linhas paralelas finalizadas com invertido ladeado por sete triângulos. Ao final do J invertido dez triângulos alternando claro e escuro, do ocre ao amarelo. Abaixo duas linhas formando uma faixa na cor ocre claro. Essas faixas contornam toda a base da vestimenta. Abaixo, treze triângulos alternando do claro ao escuro e ocre ao amarelo. Na parte de trás uma linha e abaixo quatro triângulos invertidos alternados na cor do ocre ao amarelo. Abaixo, quatro triângulos e cada um com outro triângulo no interior. Abaixo, uma linha com nove triângulos invertidos com variações de tonalidade. Ao centro da vestimenta a pintura de um navio que pode ser a vapor com duas velas brancas. Abaixo uma faixa com linhas inclinadas formando paralelogramos. Abaixo, cinco triângulos invertidos, cada um com um triângulo no seu interior dando prosseguimento à parte frontal.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 40 cm.
Máscara com vestimenta Máwi / Mawü
Registro: 32.508
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando demônio Máwi / Mawü em líber com abertura para os braços e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber. Na parte frontal da vestimenta, três orifícios representando olhos e boca. Vestimenta com pintura com duas linhas paralelas na cor marrom formando uma faixa. Abaixo duas linhas paralelas finalizadas com um J ladeado por oito triângulos em tons que vão do ocre ao amarelo alternando. Na base do J estão doze triângulos alternando claro ao escuro do ocre ao amarelo. Do outro lado duas linhas paralelas finalizadas com invertido ladeado por sete triângulos. Ao final do J invertido dez triângulos alternando claro e escuro, do ocre ao amarelo. Abaixo duas linhas formando uma faixa na cor ocre claro. Essas faixas contornam toda a base da vestimenta. Abaixo, treze triângulos alternando do claro ao escuro e ocre ao amarelo. Na parte de trás uma linha e abaixo quatro triângulos invertidos alternados na cor do ocre ao amarelo. Abaixo, quatro triângulos e cada um com outro triângulo no interior. Abaixo, uma linha com nove triângulos invertidos com variações de tonalidade. Ao centro da vestimenta a pintura de um navio que pode ser a vapor com duas velas brancas. Abaixo uma faixa com linhas inclinadas formando paralelogramos. Abaixo, cinco triângulos invertidos, cada um com um triângulo no seu interior dando prosseguimento à parte frontal.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 40 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.507
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta representando milho em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado. A vestimenta possui três elementos costurados representando espigas de milho de líber com franjas do mesmo material. No centro da parte frontal da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Máscara com a pintura esmaecida representando a forma de um galho de árvore na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 175 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Vestimenta de máscara Omá /O’ma
Registro: 32.506
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumento Ritual de Dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber Omá demônio da tempestade na parte frontal com o falo proeminente em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida. Em uma das pernas do macacão linhas duplas formando triângulos. (Representação das moradias do éware ou pequenas elevações de terras). Na parte dorsal, linhas duplas formando faixa e abaixo linhas duplas formando quatro triângulos em uma perna e três na outra na altura da canela. Na altura da cintura, quatro linhas formando duas faixas estreitas no exterior e uma faixa mais larga no interior. A faixa superior preenchida com linhas perpendiculares. A faixa inferior está com o líber deteriorado. Abaixo, sete triângulos formados por linhas paralelas. Parece um cinturão decorado – semelhante a cartucheira (?). Pintura esmaecida no braço.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 160 cm; Diâm.: 50 cm.
Medidas do Falo: Comp.: 45 cm; Diâm. 8 cm; Escroto: 5 cm.
Obs.: Provavelmente nº do Curt Nimuendaju 192.
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Vestimenta de máscara Omá /O’ma
Registro: 32.506
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumento Ritual de Dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber Omá demônio da tempestade na parte frontal com o falo proeminente em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida. Em uma das pernas do macacão linhas duplas formando triângulos. (Representação das moradias do éware ou pequenas elevações de terras). Na parte dorsal, linhas duplas formando faixa e abaixo linhas duplas formando quatro triângulos em uma perna e três na outra na altura da canela. Na altura da cintura, quatro linhas formando duas faixas estreitas no exterior e uma faixa mais larga no interior. A faixa superior preenchida com linhas perpendiculares. A faixa inferior está com o líber deteriorado. Abaixo, sete triângulos formados por linhas paralelas. Parece um cinturão decorado – semelhante a cartucheira (?). Pintura esmaecida no braço.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 160 cm; Diâm.: 50 cm.
Medidas do Falo: Comp.: 45 cm; Diâm. 8 cm; Escroto: 5 cm.
Obs.: Provavelmente nº do Curt Nimuendaju 192.
Album | Museu Nacional vestimentas |
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Vestimenta de máscara Tói /To’ü (demônio)
Registro: 32.504
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural em tons de amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói /To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pinturas em padrões geométricos, nas cores: amarelo, marrom e verde.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 40 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
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Vestimenta de máscara Tói /To’ü (demônio)
Registro: 32.504
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural em tons de amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói /To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pinturas em padrões geométricos, nas cores: amarelo, marrom e verde.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 40 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
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Vestimenta de máscara Tói / To’ü (demônio)
Registro: 32.500
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói / To’ü de líber com mangas longas pintadas e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Na parte frontal da vestimenta com pinturas de sete triângulos nas cores amarelo e azul, duas faixas cruzadas na forma de X, na lateral do X oito circunferências preenchidas nas cores marrom e azul. Na outra lateral, treze circunferências nas mesmas cores. Na parte superior do X um triângulo marrom no tom escuro, e o inferior marrom avermelhado. Abaixo uma faixa marrom e abaixo dela seis triângulos invertidos. No centro da vestimenta uma estrela de cinco pontas na cor marrom avermelhado. Ao lado, uma figura semelhante a lagarta com olho azul. De um lado, quatro motivos que sugerem asas e do outro lado cinco motivos que sugerem asas nos tons avermelhados e café. Do outro lado, outra pintura semelhante a lagarta com rosto em azul e marrom. O seu corpo na cor azul dividido em três partes nas cores: amarela e marrom. Abaixo uma faixa com nove triângulos alternados nas cores ocre avermelhado e amarelo, finalizando com uma ampulheta nas cores ocre avermelhado e azul. Nas partes superiores destes triângulos, triângulos invertidos na cor azul. Na parte dorsal duas faixas, a primeira com quatro triângulos em tons alternados ocre escuro e azul e abaixo seis ampulhetas alternados em tons ocre claro e escuro. No centro a pintura de uma árvore (palmeira) ao lado a pintura de uma ave. Abaixo da árvore, forma circular na cor azul, com sete circunferências na cor marrom. Ao lado desta uma forma abstrata com treze circunferências no seu interior. Abaixo da ave, forma abstrata com diversas circunferências. Abaixo, uma faixa com nove triângulos em marrom e nove triângulos em azul e ocre claro semelhante a serpente. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): máscara mostrando Mawü.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 40 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Tói / To’ü (demônio)
Registro: 32.500
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói / To’ü de líber com mangas longas pintadas e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Na parte frontal da vestimenta com pinturas de sete triângulos nas cores amarelo e azul, duas faixas cruzadas na forma de X, na lateral do X oito circunferências preenchidas nas cores marrom e azul. Na outra lateral, treze circunferências nas mesmas cores. Na parte superior do X um triângulo marrom no tom escuro, e o inferior marrom avermelhado. Abaixo uma faixa marrom e abaixo dela seis triângulos invertidos. No centro da vestimenta uma estrela de cinco pontas na cor marrom avermelhado. Ao lado, uma figura semelhante a lagarta com olho azul. De um lado, quatro motivos que sugerem asas e do outro lado cinco motivos que sugerem asas nos tons avermelhados e café. Do outro lado, outra pintura semelhante a lagarta com rosto em azul e marrom. O seu corpo na cor azul dividido em três partes nas cores: amarela e marrom. Abaixo uma faixa com nove triângulos alternados nas cores ocre avermelhado e amarelo, finalizando com uma ampulheta nas cores ocre avermelhado e azul. Nas partes superiores destes triângulos, triângulos invertidos na cor azul. Na parte dorsal duas faixas, a primeira com quatro triângulos em tons alternados ocre escuro e azul e abaixo seis ampulhetas alternados em tons ocre claro e escuro. No centro a pintura de uma árvore (palmeira) ao lado a pintura de uma ave. Abaixo da árvore, forma circular na cor azul, com sete circunferências na cor marrom. Ao lado desta uma forma abstrata com treze circunferências no seu interior. Abaixo da ave, forma abstrata com diversas circunferências. Abaixo, uma faixa com nove triângulos em marrom e nove triângulos em azul e ocre claro semelhante a serpente. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): máscara mostrando Mawü.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 40 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Tói / To’ü (demônio)
Registro: 32.499
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói / To’ü para ser usado por crianças de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pinturas em padrões geométricos nas cores: amarelo, marrom e verde. Na frente uma elipse e depois três triângulos alternando os tons amarelo claro e escuro e verde. Abaixo representação de uma lua (crescente ou minguante). Na parte de trás, uma linha com um triângulo invertido, abaixo uma faixa com cinco triângulos alternando os tons verde, ocre claro e escuro.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 80 cm; Larg.: 35 cm; Diâm.: 25 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Tói / To’ü (demônio)
Registro: 32.498
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), verde utuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói / To’ü para ser usada por criança. Feita de líber com abertura para os braços. Franjas de líber orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados uma ave com contorno delineado na cor preta com asas entreabertas, abaixo uma faixa com cinco ampulhetas alternadas as cores preto, verde e amarelo. No outro lado um felino delineado em preto, com dois olhos redondos, duas esferas redondas na face. A testa e o nariz pontilhados. Ao longo do corpo do felino, dez circunferências não preenchidas. O felino está entre dois motivos fitomorfos. Abaixo, oito triângulos sobre uma linha, e outro felino com pintura interna pontilhada. Ao desse felino, dois motivos antropomorfos. Abaixo, oito semicircunferências acima de uma linha. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): a) Tipó jacu (Aiwero) b) Onça e macaco.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 85 cm; Larg.: 35 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Tói / To’ü (demônio)
Registro: 32.498
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), verde utuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói / To’ü para ser usada por criança. Feita de líber com abertura para os braços. Franjas de líber orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados uma ave com contorno delineado na cor preta com asas entreabertas, abaixo uma faixa com cinco ampulhetas alternadas as cores preto, verde e amarelo. No outro lado um felino delineado em preto, com dois olhos redondos, duas esferas redondas na face. A testa e o nariz pontilhados. Ao longo do corpo do felino, dez circunferências não preenchidas. O felino está entre dois motivos fitomorfos. Abaixo, oito triângulos sobre uma linha, e outro felino com pintura interna pontilhada. Ao desse felino, dois motivos antropomorfos. Abaixo, oito semicircunferências acima de uma linha. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): a) Tipó jacu (Aiwero) b) Onça e macaco.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 85 cm; Larg.: 35 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Yureu
RG: 07/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Yawatene'tururi, pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul (yau/bure), laranja (üta), verde (bure).
Descrição: a) Estrela Woramacuri de cinco pontas, nas cores amarelo, vermelho e verde. Abaixo, a figura de We'u (louro) nas cores vermelho e laranja. Figura de árvores wimae. Franja de palma de buriti. b) Figura de nütchii (Vampyrum spectrum).
Dimensões: Comp.: 131 cm; Larg.: 72 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Animal: Morcego. Vegetal: Árvores. Mítico: Estrela de seis pontas humanizada.
Obs.: Corpo referente a buanecü (ventania). Acompanha a peça de número 0600.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Toü
RG: 03/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa), tururi vermelho nüwüri, pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul (yau/bure), laranja (üta), verde (bure).
Descrição: Estrela woramacuri de quatro pontas, com rosto humano no centro. Na parte inferior, desenho da estrela Woramacuri de oito pontas.
Dimensões: Comp.: 141 cm; Larg.: 76 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Humano: Índio bravo. Mítico: Estrela com rosto humano.
Obs.: Corpo referente a na'yu (índio bravo). Acompanha a peça de número 0200.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Tchowicu
RG: 03/2002
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: a) Líber (caxinguba), fibra (tucum), pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul (yau/bure), laranja (üta), verde (bure).
Descrição: Figura de braço aberto representando Tchowicu. Desenhos b) Figura de lacraia e onça, desenhos na extremidade superior e inferior representando a figura da cobra (nowane), uma cobra que come gente.
Dimensões: Comp.: 170 cm; Larg.: 66 cm; Alt.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Animal: Onça e lacraia. Mítico: Tchowicu.
Ano da coleta: 2002.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Mawü
RG: 4271
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural na cor marrom.
Descrição: Vestimenta com abertura para mangas; a) Leitura a partir de baixo: casa da festa, curral com paliçadas/banco do to´cü, b), armas dos que cuidavam dos instrumentos chamados de to´cü (maior) e buburi (menor) pintados na cor marrom. O to´cü é um porta voz de madeira e o Buburi uma trompeta que serve para avisar que a festa vai começar. Franja de türabüne.
Dimensões: Comp.: 133 cm; Larg.: 68 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Casa da festa, curral com paliçadas, banco do to´cü. Mítico: Armas dos que cuidavam dos instrumentos proibidos.
Obs.: Vestimenta de maracanã.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü (yacürana)
RG: 4262
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi peyü/peyi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; a) Sopro do toü; b) Pinta das asas de do corpo do yacurana (tipo de cigarra venenosa que vive na árvore de copaíba). Contornos das pernas da máscara, na cor marrom.
Dimensões: Comp.: 134 cm; Larg.: 58 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Calça/camisa. Animal: Asas de yacurana. Vegetal: Árvore de copaíba. Mítico: Sopro do Toü.
Obs.: Peça partida em dois. Ngõõ.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü (Üakü)
RG: 4261
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; a) Costurado à máscara, um pênis (napeetchiraü); b) Desenho do sol (Üakü) e duas figuras na forma de J invertido, representando armas (na´ne), contornadas externamente por representação de serpente.
Dimensões: Comp.: 146 cm; Larg.: 59 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Pênis, arma. Animal: Serpente. Mítico: Sol humanizado.
Obs.: Franja possivelmente caiu.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü (Üakü)
RG: 4261
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; a) Costurado à máscara, um pênis (napeetchiraü); b) Desenho do sol (Üakü) e duas figuras na forma de J invertido, representando armas (na´ne), contornadas externamente por representação de serpente.
Dimensões: Comp.: 146 cm; Larg.: 59 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Pênis, arma. Animal: Serpente. Mítico: Sol humanizado.
Obs.: Franja possivelmente caiu.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4260
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi peyü, pigmento natural na cor marrom.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; b) Com figura de nai’tchi’me narüütchime (o que restou do tronco cortado germinando brotos ramificados). Na região dos glúteos, figura de putüra (flor com seis pétalas dentro de um círculo), na cor marrom.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 55 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Calça, camisa, mangas. Vegetal: Tronco cortado germinando brotos ramificados em folhagens, flor. Mítico: Flor com seis pétalas dentro de um círculo.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü (tagü´a)
RG: 4259
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi peyü/peyi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas. Decorada na parte anterior com a pinta do calango.
Dimensões: Comp.: 121 cm; Larg.: 61 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Calango.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Borboleta Be´ru
RG: 4230
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa, duas asas costuradas às mangas. Be´ru de corpo humano, que matava gente com o cheiro. A vestimenta é decorada na parte anterior, com figura de seios de anciã evocando flagelos relacionados ao trabalho da amamentação (efeito Be´ru). Linhas pintadas na cor marrom e na parte posterior, figura de )(, significando naweta (algo que se carrega nas costas). Orelhas seguradas nos braços, como asas, matava com o próprio peso delas. Cobra Yuma (nome genérico para cobras não venenosas). Nas pernas os mesmos motivos de borboletas (pinta de worecü). Dono do macaibo. A mulher venceu o Be´ru.
Dimensões: Comp.: 123 cm; Larg.: 114 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Gente, anciã, trabalho da amamentação. Animal: Asas de borboleta, cobra Yoma. Mítico: Be´ru, Dono do macaibo.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara Mawü
RG: 4229
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi vermelho peyü/peyi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), tchocanari (pigmento natural marrom), tiras de arumã.
Descrição: Dono do Puxuri com cocar em forma de V (tchivirucüra/rabo do Tchiviru), com mawüeta (ramos com frutos de puxuri). Olhos e boca feitos através de perfurações. a) desenho representando asas de borboleta. Abaixo, desenho, em sentido contrário ao primeiro, representando escamas; b) mesmo motivo decorativo. Acima, três figuras semi-apagadas de palmeira de açaí.
Dimensões: Comp.: 212 cm; Larg.: 58 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Cocar. Animal: Borboleta e escamas de peixe. Vegetal: Puxuri e açaí. Mítico: Puxuri.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |