Museu Etnográfico do Banco da República – Colômbia
Bastão
Registro: 32.745
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida na extremidade superior representando peixe mostrando a nadadeira ventral. O peixe tem incisões representando as escama, sendo sete de um lado e seis do outro. Bastão com acabamento de incisão. Em Puerto Nariño este artefato foi descrito como a transformação de peixe em árvore, sendo o corpo de árvore e a cabeça de peixe.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 121 cm; Larg.: 15 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.743
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando jacaré. O Jacaré (Coya) com pintura representando suas escamas com quatro linhas horizontais e nove linhas verticais, na cauda vinte e uma ranhuras, feitas possivelmente por processo pirográfico. Na lateral do bastão decoração em séries de triângulos (quatro à esquerda e seis à direita na cor preto). Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coya - jacaré.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg. 8 cm.
Bastão
Registro: 32.742
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando pica-pau (C.G.M.N.), ainda que com ausência de tal escultura. Pintura decorativa com oito triângulos em cada lado do bastão na cor ocre alternando claro e escuro, podendo representar cobra.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 156 cm; Larg.: 8 cm;
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.740
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando figura humana com rosto e cocar esculpido e pintado. O cocar apresenta sete pontas e treze esferas pintadas na faixa que o prende. No rosto da escultura está representada uma pintura facial semelhante à utilizada no ritual de puberdade. Do corpo estão representados com pintura na cor preta: braço, antebraço, mãos, uma faixa na cintura, saia, pernas e pés. Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita awane (verificar grafia) (inimigo).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 95 cm; Larg.: 12 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.739
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando cabeça humana. Parece representar uma entidade mítica com olhos, nariz e boca e fronte esculpida. Dezoito centímetros abaixo da cabeça representação semelhante a um punho esculpido com onze e entalhes de um lado e oito do outro lado. Bastão com acabamento de incisão, Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Mãe do mato.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 10 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóupa) com cabeça humana esculpida (C.G. M.N.).
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.738
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura esculpida na extremidade superior representando cabeça humana, com uma faixa frontal e olhos (ameríndios), nariz e boca esculpidos em alto relevo. Abaixo o pescoço, na seqüência o peitoral com três linhas esculpidas na horizontal, nas laterais formas de X esculpidas, abaixo na frente do bastão duas linhas esculpidas de 25 cm. Na seqüência doze formas de X na técnica pirográfica. Na parte de trás onze linhas esculpidas. Bastão com a extremidade em forma de lança e esculpida com duas linhas verticais. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Arma du’pa, cara de boneco de madeira.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. (Du’pa).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 6 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóca – cikina) com ponta com que os mascarados furam a coberta de folhas dos potes de bebida. (C.G. M. N.)
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão cerimonial Dupa nhe’e rü Aitü
RG: 4139
Matéria Prima: Pau colher, resina (breu).
Técnica de fabricação: Talhado na extremidade superior com motivo escultórico misto, com cara de lontra e guariba. Cara da guariba aplicada com camada de breu preto.
Dimensões: Comp.: 138 cm; Alt.: 16 cm; Larg.: 11 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo Animal: Cara de lontra e cara de guariba.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Yucurutchi)
RG: 4159
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.).
Técnica de fabricação: Talhado na extremidade superior com motivo escultórico misto, com cara de macaco buriburi (ngane), asa de Tyü (gavião que se transforma em pessoa/ vive em mata baixa onde existe buritizal), duas pernas, uma de cada lado e cauda de zagaia. Carregava-se a arma no ombro. Decorado com figuras nas cores amarelo e marrom.
Dimensões: Comp.: 115 cm; Alt.: 13 cm; Larg.: 6 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo Animal: Cara de macaco. Mítico: Asa de gavião que se transforma em pessoa, cauda de zagaia.
Obs.: Ngõõ comparado pelos Ticuna à coruja orelhuda (Stringival).
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Yucurutchi)
RG: 4159
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.).
Técnica de fabricação: Talhado na extremidade superior com motivo escultórico misto, com cara de macaco buriburi (ngane), asa de Tyü (gavião que se transforma em pessoa/ vive em mata baixa onde existe buritizal), duas pernas, uma de cada lado e cauda de zagaia. Carregava-se a arma no ombro. Decorado com figuras nas cores amarelo e marrom.
Dimensões: Comp.: 115 cm; Alt.: 13 cm; Larg.: 6 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo Animal: Cara de macaco. Mítico: Asa de gavião que se transforma em pessoa, cauda de zagaia.
Obs.: Ngõõ comparado pelos Ticuna à coruja orelhuda (Stringival).
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa wõe´nüta (tripa da preguiça)
RG: 4158
Matéria-prima: Madeira (muirapiranga).
Técnica de fabricação: Talhado na extremidade superior com formas onduladas (representando a tripa da preguiça).
Dimensões: Comp.: 130 cm; Alt.: 8 cm; Larg.: 7,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Churrasco de tripa da preguiça. Animal: Tripa da preguiça.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (nangaiyare)
RG: 4156
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Talhado com motivo de réptil mata-matá (cabeçudo). O bastão é decorado com linhas paralelas na horizontal. Na parte inferior ao mata-matá, cruzamento de várias linhas pintadas em amarelo e marrom.
Dimensões: Comp.: 144 cm; Alt.: 9 cm; Larg.: 19 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Matá-matá.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (nangaiyare)
RG: 4156
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Talhado com motivo de réptil mata-matá (cabeçudo). O bastão é decorado com linhas paralelas na horizontal. Na parte inferior ao mata-matá, cruzamento de várias linhas pintadas em amarelo e marrom.
Dimensões: Comp.: 144 cm; Alt.: 9 cm; Larg.: 19 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Matá-matá.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa münü rü ãtapeütchi
RG: 4155
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Numa das extremidades, figura de um sapo, e na outra a figura de cobra jararaca. O bastão é decorado na face inferior com a figura de uma estrela de seis pontas e uma figura ictiomorfa, pintadas na cor marrom.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Alt.: 19 cm; Larg.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Sapo (münü Pipa pipa), figura ictiomorfa, cobra jararaca (ãtapeütchi Bothrops spp). Mítico: Estrela de seis pontas.
Obs.: Depois que queiramaram todos os inimigos, ficou só a cinza que sobrou. O mutum veio comer a cinza e ficou cantando em cima da cumeeira da casa do Yo’i. De manhã o mutum começou a cantar lá em cima: - “Fui preso na armadilha do Yo’i. O Ipi me colocou na armadilha dele”. O Ipi reclamou e matou o mutum. Aicüna e Mowatcha trataram no porto. Eles voltaram e trouxeram a moela do mutum com farelo, jogaram-no ao fundo da água. O münü engoliu a moela e colocou debaixo da pedra no fundo para o Ipi não ver. Ipi perguntou: - “Onde está a moela?”. O Ipi se transformou em lontra, procurou e não encontrou. O Ipi como lontra caiu na água. Voltou novamente pela terceira vez e se transformou em piranha e foi degolando todo o mundo. O münü estava com medo. O Ipi bateu na pedra com ele, e o münü ficou bem chatinho. O Ipi perguntou: - “Onde está a moela?”. O münü respondeu: - “Düüü”. O Ipi encontrou este sapo que é o münü, sem barriga.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa tunü
RG: 4152
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo zoomorfo de peixe flecheiro e na outra a figura de ombro, braço e mão humanos. Desenhos em cores marrom e amarelo.
Dimensões: Comp.: 129 cm; Alt.: 16,5 cm; Larg.: 2 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Ombro, braço e mão humanos. Animal: Peixe flecheiro.
Obs.: Dupa tunü (tipo de peixe) / naãtü (ombro) / natchacü’ü (braço incluindo a mão) / na´me (mão, incluindo os dedos).
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (eruma rü ngetchi)
RG: 4151
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, está encaixada uma figura zoomorfa de matrinchão.
Dimensões: Comp.: 115 cm; Alt.: 4,5 cm; Larg.: 12 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Jatuarana e peixe matrinchão.
Obs.: Jatuarana (eruma) e matrinchão (ngetchi).
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa ãtapeütchi
RG: 4148
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, nane paü (bainha pela qual se segura a arma). A seguir, está encaixada uma figura zoomorfa de peixe sarapó. Desenhos na cor marrom, representando a cobra jararaca (ãtapeütchi).
Dimensões: Comp.: 118 cm; Alt.: 7 cm; Larg.: 8,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Arma. Animal: Peixe sarapó, cobra jararaca (ãtapeütchi Bothrops spp).
Obs.: Ausência das figuras zoomorfas (pescada e cachorro – subfamília cynodontinae) que faziam parte do bastão, conforme observado no livro do Tombo.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Tõõ)
RG: 4147
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, estão encaixadas duas figuras zoomorfas de pássaros gaivotas.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Alt.: 10 cm; Larg.: 12 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Pássaros.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (éu)
RG: 4146
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, estão encaixadas duas figuras de pássaros corta-água, e, na parte oposta às figuras, desenhos em cor marrom escuro.
Dimensões: Comp.: 132 cm; Alt.: 6,5 cm; Larg.: 5,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Pássaros.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (ngo´ ü)
RG: 4145
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de arara vermelha. Desenhos em cores amarela e marrom.
Dimensões: Comp.: 132 cm; Alt.: 15 cm; Larg.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Arara.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (ngoücüra (rabo da arara vermelha’) / worecü)
RG: 4144
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo antropomorfo de índia na festa de puberdade, com desenhos por incisões e em cores amarela e marrom.
Dimensões: Comp.: 104,5 cm; Alt.: 8 cm; Larg.: 11 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Índia na festa da puberdade.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Coya/yocaratüne)
RG: 4143
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de jacaré. O bastão é decorado com desenhos em cor marrom.
Dimensões: Comp.: 138 cm; Alt.: 10 cm; Larg.: 9 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Jacaré.
Obs.: Jacaré de casca mole. Usado para fazer bolsas.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa ( / toütchii / tutchinawe)
RG: 4142
Matéria-prima: Madeira (pau-de balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo antropomorfo de homem “civilizado com gravata” (inimigo/üwanü). Nas laterais do bastão, desenhos de calango ngo’o que vive na árvore (toütchii) e de escorpião (tutchinawe) e figuras de canoa e peixe, em cor marrom escuro.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Alt.: 6 cm; Larg.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Canoa, homem, gravata. Animal: Peixe, calango (toütchii, Polychrus marmaratus), escorpião.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Toü)
RG: 4141
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de dois macacos cairara.
Dimensões: Comp.: 139 cm; Alt.: 15,5 cm; Larg.: 8,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Macaco.
Obs.: Yatü (macho) e ngeü (fêmea). Os macacos podem comer gafanhoto, lagarto, fruta (banala, buriti, patauá).
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa acutipuru (quatipuru)
RG: 4140
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, desenhos zoomorfos de dois patos e um escorpião, decorados em marrom e amarelo.
Dimensões: Comp.: 128 cm; Alt.: 6,5 cm; Larg.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Patos e escorpião.
Obs.: Havia algum animal onde está quebrado (acutipuru).
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa acutipuru (quatipuru)
RG: 4140
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, desenhos zoomorfos de dois patos e um escorpião, decorados em marrom e amarelo.
Dimensões: Comp.: 128 cm; Alt.: 6,5 cm; Larg.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Patos e escorpião.
Obs.: Havia algum animal onde está quebrado (acutipuru).
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Tchatü rü Ai)
RG: 4138
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de tamanduá e onça.
Dimensões: Comp.: 138 cm; Alt.: 14 cm; Larg.: 11 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Tamanduá e onça. Mítico: Mito do início do eclipse lunar.
Obs.: Bastão referente ao mito do início do eclipse lunar “tawemacü nügü nadawe” (a lua se olha).
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Õrewa)
RG: 4137
Matéria-prima: Madeira (pau-d’arco, Tecoma heptaphylla Mart.).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de mambira.
Dimensões: Comp.: 115 cm; Alt.: 14 cm; Larg.: 8 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Mambira.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (omatcha)
RG: 4136
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo zoomorfo de boto. Desenho na cor amarela, representando a cobra boa ou jararaca d’água.
Dimensões: Comp.: 119 cm; Alt.: 10 cm; Larg.: 8 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Boto, cobra boa (tututchi Boa constrictor) ou jararaca d’água;
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (towa / duri)
RG: 4032
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo zoomorfo jacuraru e uma série de borboletas duri. Desenhos nas cores marrom e amarelo.
Dimensões: Comp.: 139,5 cm; Alt.: 4 cm; Larg.: 9 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Jacuraru e borboleta. Mítico: Separação dos clãs.
Obs.: Segundo referência mítica, Yo’i fez um guisado de Towa (jacuraru) para dar nações a todas as etnias (povos). Em outra versão, o guisado era de ngiri (jacarerana/ver peça 4026).
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa
RG: 4031
Matéria-prima: Madeira (pau de balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo zoomorfo de peixe waracu (aracu). Na extremidade inferior, um punho. No seu interior, que é oco, guarda-se uma faca, com a qual se tira a tripa da pessoa. Desenhos na cor marrom escuro.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 6,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Punho. Animal: Peixe.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (Peru)
RG: 4030
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural na cor tchocanari (marrom).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior, motivo peixe-peru (peixe ornamental prateado). Turimatu (pinta do curral).
Dimensões: Comp.: 133 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 11 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo humano: Pinta do curral. Animal: Peixe-peru.
Obs.: Nos igarapés só se come somente o peixe-peru pequeno. Acreditam que, se comerem o grande, abre-se-lhes o peito com “feridas espirituais”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (buecü)
RG: 4029
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa, Ochroma logopus Sw.), pigmento natural em cores tchocanari (marrom) e depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior figura zoomorfa de cobra enrolada em um tronco. Significa: quando está com fome ele grita boe’.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Alt.: 14,5 cm; Larg.: 12 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Cobra.
Obs.: Cobra-pombo (buecü) que se alimenta de pássaros. Yuma: Clélia clelia).
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (cucutü/tagüa’/ominaca)
RG: 4028
Matéria-prima: Madeira (não identificada).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo zoomorfo tagüa’ (Tupinambis teguixin), tipo de calango que vive no igapó, o qual se transforma em õminaca (lagarta) que por sua vez se transforma em osga cucutü (Tchecadactylus rapicauda), inseto que fere e mata. Este tipo de lagarta sopra na frente da pessoa e causa enjoo, provocando vômito e falta de apetite.
Dimensões: Comp.: 152 cm; Alt.: 6 cm; Larg.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Lagarta. Mítico: cucutü (inseto que fere e mata).
Obs.: O bastão tem a forma do calango nadando.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |
Bastão cerimonial Dupa (cucutü/tagüa’/ominaca)
RG: 4028
Matéria-prima: Madeira (não identificada).
Técnica de fabricação: Na extremidade superior motivo zoomorfo tagüa’ (Tupinambis teguixin), tipo de calango que vive no igapó, o qual se transforma em õminaca (lagarta) que por sua vez se transforma em osga cucutü (Tchecadactylus rapicauda), inseto que fere e mata. Este tipo de lagarta sopra na frente da pessoa e causa enjoo, provocando vômito e falta de apetite.
Dimensões: Comp.: 152 cm; Alt.: 6 cm; Larg.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as danças em círculos na Festa da Moça Nova. Representava arma usada em ocasiões de ataques inimigos.
Motivo animal: Lagarta. Mítico: cucutü (inseto que fere e mata).
Obs.: O bastão tem a forma do calango nadando.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Museu Goeldi |