Museu Etnográfico do Banco da República – Colômbia
Chocalho
Registro: 32.765
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1941.
Descrição: vara com chocalho de “auahy” (C.G.M.N.). Frutos de auaí enfieirados com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade dos frutos há uma abertura. Os frutos estão reunidos em torno de um bastão de madeira que serve como cabo. Com duas fieiras de penugem no cabo.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado sempre com o tambor em todos os atos de cerimônia. (C.G. M. N.)
Dimensões: Comp.: 116; Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.746
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira de balsa.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando dois peixes. Um dos peixes com pintura decorativa com pequenas circunferências na cor preta. O outro peixe tem uma nadadeira ventral. Em uma das extremidades do bastão, acabamento em forma de um rabo de peixe. Na outra extremidade acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 32.745
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida na extremidade superior representando peixe mostrando a nadadeira ventral. O peixe tem incisões representando as escama, sendo sete de um lado e seis do outro. Bastão com acabamento de incisão. Em Puerto Nariño este artefato foi descrito como a transformação de peixe em árvore, sendo o corpo de árvore e a cabeça de peixe.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 121 cm; Larg.: 15 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.743
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando jacaré. O Jacaré (Coya) com pintura representando suas escamas com quatro linhas horizontais e nove linhas verticais, na cauda vinte e uma ranhuras, feitas possivelmente por processo pirográfico. Na lateral do bastão decoração em séries de triângulos (quatro à esquerda e seis à direita na cor preto). Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coya - jacaré.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg. 8 cm.
Bastão
Registro: 32.742
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando pica-pau (C.G.M.N.), ainda que com ausência de tal escultura. Pintura decorativa com oito triângulos em cada lado do bastão na cor ocre alternando claro e escuro, podendo representar cobra.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 156 cm; Larg.: 8 cm;
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.740
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando figura humana com rosto e cocar esculpido e pintado. O cocar apresenta sete pontas e treze esferas pintadas na faixa que o prende. No rosto da escultura está representada uma pintura facial semelhante à utilizada no ritual de puberdade. Do corpo estão representados com pintura na cor preta: braço, antebraço, mãos, uma faixa na cintura, saia, pernas e pés. Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita awane (verificar grafia) (inimigo).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 95 cm; Larg.: 12 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.739
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando cabeça humana. Parece representar uma entidade mítica com olhos, nariz e boca e fronte esculpida. Dezoito centímetros abaixo da cabeça representação semelhante a um punho esculpido com onze e entalhes de um lado e oito do outro lado. Bastão com acabamento de incisão, Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Mãe do mato.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 10 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóupa) com cabeça humana esculpida (C.G. M.N.).
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.738
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura esculpida na extremidade superior representando cabeça humana, com uma faixa frontal e olhos (ameríndios), nariz e boca esculpidos em alto relevo. Abaixo o pescoço, na seqüência o peitoral com três linhas esculpidas na horizontal, nas laterais formas de X esculpidas, abaixo na frente do bastão duas linhas esculpidas de 25 cm. Na seqüência doze formas de X na técnica pirográfica. Na parte de trás onze linhas esculpidas. Bastão com a extremidade em forma de lança e esculpida com duas linhas verticais. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Arma du’pa, cara de boneco de madeira.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. (Du’pa).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 6 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóca – cikina) com ponta com que os mascarados furam a coberta de folhas dos potes de bebida. (C.G. M. N.)
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Flauta de Pan
Registro: 32.623
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais
Ano da coleta: 1941
Matéria prima: Bambu, madeira e tala de palmeira, tira de arumã, cera de abelha (?) ou breu (?).
Descrição: Flauta de pã formada de quatorze colmos de bambu, fixados com duas armações de tira de arumã e amarrados entre si com fio de tucum. Em uma das armações com cera de abelha (?).
Dimensões: Comp.: 18 cm; Alt.: 13 cm.
Obs.: Flauta de pan (Bouré ou doréto, de Loreto, nome de um departamento peruano – (C.G.M.N.).
Album | Museu Nacional flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito
Registro: 32.572
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Madeira.
Descrição: Apito de pistão (nëkoti) de casca de mucunã. (C.G.M.N). “Em uma haste de madeira, insere-se um pedaço de madeira dura, pontiaguda e mais fina, torcendo-a até formar uma cavidade interna, ao mesmo tempo põe a folha de tucum madura. Dentro do apito assim fabricado, coloca-se um outro menor que é puxado para produzir som através do sopro”.
Uso: Dois tocadores precedem as buzinas sagradas quando estas á noite, são trazidas do rio para o respectivo cercado da casa de festa. (C.G.M. N.). Apito do soldado to’cu.
Dimensões: Comp.: 8 cm; Diâm.: 2 cm.
Obs.: A peça está danificada e foi encontrada fragmentada.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Buzina
Registro: 32.571
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Bambu (Koîri/buzina ou taboca).
Descrição: Flauta de festa (Kó/iri) ♂ (C.G.M.N). Buzina seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu, com um furo ao meio. Próximo do nó, uma abertura retangular pela qual se sopra.
Uso: Festa referente a arrancar os cabelos dos meninos. (C.G. M. N.). Segundo os ticuna não se trata de uma flauta, mas de um buzina de “taboca” (bambu) denominada por eles de Koiri.
Dimensões: Comp.: 32 cm; Diâm.: 2 cm.
Obs.: A peça está danificada na extremidade.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Nacional |
Buzina
Registro: 32.570
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu (taboca).
Descrição: Flauta de festa (C.G.M.N.). Seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu. Abertura retangular próxima a uma das extremidades da buzina pela qual se sopra.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado na festa de arrancar os cabelos dos meninos pequenos, clã Ai. (C.G.M.N.). Segundo os Ticuna não se trata de uma flauta, mas de um buzina de “taboca” (bambu) denominada por eles de Koiri.
Dimensões: Comp.: 80 cm; Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.619
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Semente cabaça (cuia), madeira.
Descrição: Apito de fruto (cabaça), com forma arredondada e fibra de madeira enrolada no cabo.
Dimensões: Comp.: 9 cm; Diâm.: 3 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito
Registro: 32.538
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: Apito (assobio C.G.M.N.) tem o Taikiri feito do fruto de janari o qual é preso a um tubinho de madeira. Toda a peça é envolvida em líber, tomando a forma de cachimbo. Pintadas no líber, parte superior, seis circunferências na cor ocre escuro e três na ocre claro. Abaixo, seis triângulos alternando claro e escuro, abaixo uma linha na cor ocre, na seqüência, onze circunferência em ocre escuro, depois três linhas em ocre claro e escuro. O líber é costurado com 13 pontos.
Uso: Para imitar tempestade. Instrumento da festa de moça nova. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 17 cm; Diâm.: 6 cm.
Obs.: Possivelmente utilizado pela máscara O’ma anunciando a tempestade.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Tambor de Pele (Tutu)
Registro: 32.595
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Pele, fibra vegetal e madeira.
Descrição: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro, fixadas por compressão através de aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Com treze nós de fio de tucum.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino.
Dimensões: Alt.: 12 cm; Diâm.: 18 cm.
Obs.: Tambor tipo europeu (C.G.M.N.).
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Instrumentos, Museu Nacional, Tambores |
Chocalho de fieira
Registro: 32.648
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais (T.Gen. Idiofone).
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente de auahy (auaí), cera de abelha e fibra de tucum. (Astrocaryum sp).
Descrição: Semente de auahy (auaí) cultivado (kó/taru) (C.G.M.N.) enfiada com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado possivelmente no tornozelo. Quando sacudidas pelo executante as peças se entrechocam produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Dimensões: Comp.: 30 cm; Larg.: 15 cm.
Album | Museu Nacional chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Chocalho em fieira
Registro: 32.647
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais (T. Gen. Idiofone).
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente de auahy (auaí), cera de abelha e fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Descrição: Semente de auahy (auaí) silvestre aru (C.G.M.N.) enfiada com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado possivelmente no tornozelo. Quando sacudidas pelo executante as peças se entrechocam produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Dimensões: Comp.: 19 cm; Larg.: 12 cm.
Obs.: Auahy (thevetia nerifolia).
Album | Museu Nacional chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Tambor Tori
Registro: 32.706
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Carapaça de tori (tracajá), fibra de tucum, madeira.
Descrição: Tambor de casca de tracajá (torí – cipó) (C.G.M.N). Caixa de ressonância feita de carapaça de tracajá, amarrada a um bastão através de um fio de tucum. Carapaça decorada com fieiras de penugem.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado na festa de puberdade das moças de todos os clãs com nome de aves. (Moiety Ocidental). (C.G. M. N.)
Dimensões: Comp.: 100 cm; Alt.: 25 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Instrumentos, Museu Nacional, Tambores |
Apito
Registro: 33.475
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Cerâmica.
Descrição: Apito de cerâmica em forma de fruto.
Dimensões: Comp.: 11 cm; Larg.: 7 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.622
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: Apito de cabaça (zunidor) – Ocarina (C.G.M.N.) com forma arredondada e quatro orifícios com disposições diferentes.
Obs.: Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.621
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Fruto umary (C.G.M.N.).
Descrição: Apito de cabaça – Ocarina (C.G.M.N.). Apito de fruto com forma arredondada com quatro orifícios.
Dimensões: Diâm.: 3 cm.
Obs.: Preto umarí (Poraqueiba sericea, Tul.)
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.620
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente (cabaça/ cuia).
Descrição: Apito de fruto (cabaça) com forma arredondada.
Dimensões: Diâm.: 4 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto Janaru arü wicuerüü
RG: 4039
Matéria prima: Fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), turiri yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg).
Técnica de fabricação: O fruto nasce colado ao ramo. Quando cresce, fica a cuia e o cabo grudados ao próprio ramo. Quando está maduro, corta-se e deixa-se secar, em seguida faz-se um pequeno furo e o apito já está pronto para soprar.
Dimensões: Comp.: 17 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Apito usado pelo mascarado O’ma ou filho do O’ma.
Motivo mítico: O’ma.
Obs.: Hoje quase não se usa mais na festa.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de fruto Ngawe arü irapücü
RG: 4234
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tururi yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg), resina (breu).
Técnica de fabricação: Fazem-se dois orifícios no fruto, um em forma de boca, e no outro é introduzido um tubo de bambu com enrolamento de fio de tucum pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 17,5 cm; Diâm.: 8 cm/ 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado pelo mascarado representado pela figura do O’ma na Festa da Moça Nova.
Motivo mítico: O’ma.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de cerâmica Yomari arü wicuerüü
RG: 4251
Matéria-prima: Argila (barro), pigmento natural de üta (urucum, Bixa orellana), resina (breu).
Técnica de fabricação: Modelagem em argila, pavilhão interno oco, forma wotawe (sapo), com duas aberturas laterais na região dos olhos. Desenho circular na cor vermelha.
Dimensões: Comp.: 11 cm; Larg.: 7,5 cm; Alt.: 4,3 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo animal: Sapo.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4003
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L).
Técnica de fabricação: Quatro orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior um bocal em forma de meia lua por onde se sopra. Linhas tracejadas feitas por incisão.
Dimensões: Comp.: 23 cm; Diâm.: 1,5 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: Moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarünge’ü(moça/mulher do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nütchicutü.
Data: 1941
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4212
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L.), resina (breu), cera de abelha silvestre.
Técnica de fabricação: Cinco orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior, um bocal retangular pelo qual se sopra. Revestimento de breu a um terço do osso. Vestígio de obturação de cera de abelha no canal medular.
Dimensões: Comp.: 24cm; Diâm.: 2 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarinui (moça do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nutchicutü.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta de pã Tchecu
RG: 4002
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tala de arumã (Ichnosiphon sp L).
Técnica de fabricação: Obturação com cera de abelha numa das extremidades de cada um dos oito bambus, dispostos em ordem de comprimento, fixados com duas armações paralelas de tala de arumã e amarradas entre si com fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 10 cm; Larg.: 13,5 cm; Diâm.: 1,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Obs.: O tchecu, instrumento com oito furos, não é soprado na Festa da Moça Nova. É tocado em momento que sugere um fundo musical, sendo evocada pelos Ticuna a comparação com uma gaita. Na festa é tocado unicamente o , com no máximo dois ou três furos.
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4001
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e sendo a outra fechada pelo nó do bambu. A um terço da extremidade do bambu há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 52, 5 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4015
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu, com um furo ao meio. Próximo do nó há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 34, 5 cm; Diâm.: 2 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta pequena”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4014
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 55 cm; Diâm.: 4,5 cm/5 cm
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina ngecü ya (coiri fêmea)
RG: 4013
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad)
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 75 cm; Diâm.: 4,5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Yatüücü ya
RG: 4012
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, na qual um pequeno corte transversal dentado representa uma bocarra. A outra extremidade é fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 72 cm; Diâm.: 5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuarú antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta Masculina”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
1. Tambor de pele tutu
RG: 4009
Matéria-prima: Madeira (não identificada), couro de toü (macaco cairara) e de yuta (surubim) fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), cipó ambé (Philodendron imbé Mart.).
Técnica de fabricação: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro de cotia, fixadas por compressão por aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Cordel de sustentação de fio de tucum amarrado ao tambor. Decorado com estrela de seis pontas (natchime’ potüra). Inscrição: SAO . IN. RB
Dimensões: Alt.: 10,5 cm; Diâm.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: O toque do tambor marca um momento diferente do quotidiano e serve para convidar pessoas vizinhas para a “Festa da Moça Nova”.
Data: 1941.
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2. Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi tambor |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |