Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Vestimenta de máscara Toü (Üakü)
RG: 4261
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; a) Costurado à máscara, um pênis (napeetchiraü); b) Desenho do sol (Üakü) e duas figuras na forma de J invertido, representando armas (na´ne), contornadas externamente por representação de serpente.
Dimensões: Comp.: 146 cm; Larg.: 59 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Pênis, arma. Animal: Serpente. Mítico: Sol humanizado.
Obs.: Franja possivelmente caiu.
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Vestimenta de máscara Toü
RG: 4260
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi peyü, pigmento natural na cor marrom.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas; b) Com figura de nai’tchi’me narüütchime (o que restou do tronco cortado germinando brotos ramificados). Na região dos glúteos, figura de putüra (flor com seis pétalas dentro de um círculo), na cor marrom.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 55 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Calça, camisa, mangas. Vegetal: Tronco cortado germinando brotos ramificados em folhagens, flor. Mítico: Flor com seis pétalas dentro de um círculo.
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Vestimenta de máscara Toü (tagü´a)
RG: 4259
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi peyü/peyi, pigmento natural.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa com mangas. Decorada na parte anterior com a pinta do calango.
Dimensões: Comp.: 121 cm; Larg.: 61 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Calango.
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Vestimenta de Máscara Borboleta Be´ru
RG: 4230
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Vestimenta inteiriça calça/camisa, duas asas costuradas às mangas. Be´ru de corpo humano, que matava gente com o cheiro. A vestimenta é decorada na parte anterior, com figura de seios de anciã evocando flagelos relacionados ao trabalho da amamentação (efeito Be´ru). Linhas pintadas na cor marrom e na parte posterior, figura de )(, significando naweta (algo que se carrega nas costas). Orelhas seguradas nos braços, como asas, matava com o próprio peso delas. Cobra Yuma (nome genérico para cobras não venenosas). Nas pernas os mesmos motivos de borboletas (pinta de worecü). Dono do macaibo. A mulher venceu o Be´ru.
Dimensões: Comp.: 123 cm; Larg.: 114 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Gente, anciã, trabalho da amamentação. Animal: Asas de borboleta, cobra Yoma. Mítico: Be´ru, Dono do macaibo.
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Máscara Mawü
RG: 4229
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi vermelho peyü/peyi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), tchocanari (pigmento natural marrom), tiras de arumã.
Descrição: Dono do Puxuri com cocar em forma de V (tchivirucüra/rabo do Tchiviru), com mawüeta (ramos com frutos de puxuri). Olhos e boca feitos através de perfurações. a) desenho representando asas de borboleta. Abaixo, desenho, em sentido contrário ao primeiro, representando escamas; b) mesmo motivo decorativo. Acima, três figuras semi-apagadas de palmeira de açaí.
Dimensões: Comp.: 212 cm; Larg.: 58 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Cocar. Animal: Borboleta e escamas de peixe. Vegetal: Puxuri e açaí. Mítico: Puxuri.
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Máscara com vestimenta Mawü
RG: 4227
Matéria-prima: Cortiça de wairuma (buriti), fibra naü (tucum), nho~e ya tchu’na (tururi), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), tchocanari (pigmento natural marrom/açafrão cor chocolate).
Descrição: Dono do Puxuri com cocar em forma de V, com frutos de puxuri. a) figura assemelhada a, que evoca o pássaro Tchiviru (semelhante à andorinha, porém encantado); b) a figura em forma de J representa uma arma – por causa da ponta – , proteção para não penetrar nenhuma arma. Serve como um tipo de escudo. Na ponta do escudo há um pito de tchowatcha (bambu de mamão papaia).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 72 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Arma, pito. Vegetal: Puxuri e bambu de papaya. Mítico: Dono do puxuri, Thiviru.
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Máscara com vestimenta Mawü
RG: 4227
Matéria-prima: Cortiça de wairuma (buriti), fibra naü (tucum), nho~e ya tchu’na (tururi), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), tchocanari (pigmento natural marrom/açafrão cor chocolate).
Descrição: Dono do Puxuri com cocar em forma de V, com frutos de puxuri. a) figura assemelhada a, que evoca o pássaro Tchiviru (semelhante à andorinha, porém encantado); b) a figura em forma de J representa uma arma – por causa da ponta – , proteção para não penetrar nenhuma arma. Serve como um tipo de escudo. Na ponta do escudo há um pito de tchowatcha (bambu de mamão papaia).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 72 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Arma, pito. Vegetal: Puxuri e bambu de papaya. Mítico: Dono do puxuri, Thiviru.
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Vestimenta de Máscara Toü (Tutuchii)
RG: 4225
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural nas cores amarelo, marrom claro e escuro.
Descrição: Com abertura para mangas; (a) Detalhe de e´petchii (lacraia roxa) ou centopeia; macuma (abaixo do umbigo), figura de ngurina (animal de antigamente, das montanhas) seguido por uma figura nas cores amarelo, marrom claro e escuro, representando a na’tchamü (casca/pele) da serpente tututchi (arco-íris), Yo’i de terra firme ou serpente arco-íris (Epicrates cenchria). Esta serpente tem a propriedade de matar as pessoas que a veem, pois sua pintura brilha tanto que faz os olhos perderem a noção do perigo, até causar desespero e a loucura; (b) Figura estilizada de uma âncora, ao lado, molde de uma tesoura; abaixo, uma pinta de serpente yewae’ e pinta de ngiritchicü (lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta; seguida pela figura de estrela woramacüri com pontos cardeais. Abaixo, figura de na´ne (arma de guerra Ticuna dos tempos antigos) nas cores amarelo, marrom claro e escuro e dois triângulos unidos pelo vértice formando a figura de X deitado nas mesmas cores.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 61 cm; Alt.: 03 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Âncora, tesoura, arma. Animal: Lacraia, serpente, lagarta, larva de borboleta. Mítico: Animal das montanhas, serpente arco-íris, estrela Woramacuri.
Data: 1942.
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Vestimenta de Máscara Toü (Tutuchii)
RG: 4225
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural nas cores amarelo, marrom claro e escuro.
Descrição: Com abertura para mangas; (a) Detalhe de e´petchii (lacraia roxa) ou centopeia; macuma (abaixo do umbigo), figura de ngurina (animal de antigamente, das montanhas) seguido por uma figura nas cores amarelo, marrom claro e escuro, representando a na’tchamü (casca/pele) da serpente tututchi (arco-íris), Yo’i de terra firme ou serpente arco-íris (Epicrates cenchria). Esta serpente tem a propriedade de matar as pessoas que a veem, pois sua pintura brilha tanto que faz os olhos perderem a noção do perigo, até causar desespero e a loucura; (b) Figura estilizada de uma âncora, ao lado, molde de uma tesoura; abaixo, uma pinta de serpente yewae’ e pinta de ngiritchicü (lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta; seguida pela figura de estrela woramacüri com pontos cardeais. Abaixo, figura de na´ne (arma de guerra Ticuna dos tempos antigos) nas cores amarelo, marrom claro e escuro e dois triângulos unidos pelo vértice formando a figura de X deitado nas mesmas cores.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 61 cm; Alt.: 03 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Âncora, tesoura, arma. Animal: Lacraia, serpente, lagarta, larva de borboleta. Mítico: Animal das montanhas, serpente arco-íris, estrela Woramacuri.
Data: 1942.
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Vestimenta de máscara Toü
RG: 4223
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural nas cores amarelo, marrom tchocanaria (açafrão cor chocolate) e azul (bure/semelhante à açafroa).
Descrição: Vestimenta com abertura para mangas. Motivos figurativos, pintados nas cores amarelo, marrom e azul; (a) Na parte superior, figura em forma de V, , representando a figura de malha de envira para subir ou a ave japu (Seteridae). Abaixo, três figuras: U´cae, Ipi / Me’tare subindo uma palmeira de patauá e um lugar para boneco Nayu que não estava mais lá. Abaixo, detalhe de serpente. Na parte inferior, representação da casa do “casamento de ipi” com três utensílios domésticos (depósitos para bebida fermentada); (b) Na parte superior, figura de embarcação (detalhes em azul) com mastros e duas bandeiras (do Brasil, à esquerda), acima, asas da borboleta Be’ru; Abaixo, figura humana com um terço preso ao pescoço (Yureu), ladeado por dois aeroplanos.
Dimensões: Comp.: 134 cm; Larg.: 54 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante a Festa da Moça Nova (Worecü).
Motivo humano: Utensílios domésticos, embarcação, mastros, bandeiras, colar, aeroplanos. Animal: Japó, serpente. Vegetal: Malha de envira, palmeira de patauá. Mítico: U’Cae, Ipi, Métare, Nayu, Beru.
Obs.: No lado (a), predomina elementos mítico-rituais tradicionais; no lado (b), motivos “modernos”, do contato. A figura do lado (b) pode indicar o demônio ou o homem branco (piloto). Motivo relacionado com a segunda Grande Guerra.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
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Vestimenta de máscara Toü
RG: 4223
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural nas cores amarelo, marrom tchocanaria (açafrão cor chocolate) e azul (bure/semelhante à açafroa).
Descrição: Vestimenta com abertura para mangas. Motivos figurativos, pintados nas cores amarelo, marrom e azul; (a) Na parte superior, figura em forma de V, , representando a figura de malha de envira para subir ou a ave japu (Seteridae). Abaixo, três figuras: U´cae, Ipi / Me’tare subindo uma palmeira de patauá e um lugar para boneco Nayu que não estava mais lá. Abaixo, detalhe de serpente. Na parte inferior, representação da casa do “casamento de ipi” com três utensílios domésticos (depósitos para bebida fermentada); (b) Na parte superior, figura de embarcação (detalhes em azul) com mastros e duas bandeiras (do Brasil, à esquerda), acima, asas da borboleta Be’ru; Abaixo, figura humana com um terço preso ao pescoço (Yureu), ladeado por dois aeroplanos.
Dimensões: Comp.: 134 cm; Larg.: 54 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante a Festa da Moça Nova (Worecü).
Motivo humano: Utensílios domésticos, embarcação, mastros, bandeiras, colar, aeroplanos. Animal: Japó, serpente. Vegetal: Malha de envira, palmeira de patauá. Mítico: U’Cae, Ipi, Métare, Nayu, Beru.
Obs.: No lado (a), predomina elementos mítico-rituais tradicionais; no lado (b), motivos “modernos”, do contato. A figura do lado (b) pode indicar o demônio ou o homem branco (piloto). Motivo relacionado com a segunda Grande Guerra.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
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Vestimenta de Máscara ngurina
RG: 4221
Matéria-prima: Carapaça de caracol, dentes de macaco, fibra naü (tucum), tururi de folhas pequenas iratene, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, paina, resina (breu), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: (a) Vestimenta inteiriça calça/camisa, com abertura para mangas; b) Na parte de trás do corpo, entre os glúteos (nawena/na´tchinü), figura ngurina com olhos de carapaça de caracol, colados com resina e circundados com paina, penugem que se soltou.
Dimensões: Comp.: 134 cm; Larg.: 56 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo mítico: Homem com a cara nos glúteos.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
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Vestimenta de máscara Toü
RG: 4220
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural marrom, tchocanari (açafrão cor chocolate).
Descrição: Pinta de Tchivirü (pássaro parecido com andorinha da família Apodidae mas da floresta)/ montanhas do tempo de Tchurune/ To’oenatüürio onde foi cortada a To’oena) Abaixo, Yoimatü/Enepü (ideia de transpassar de um lado a outro).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 69 cm; Alt.: 06 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Nome Ticuna: Yureu.
Motivo humano: Camisão dos brancos. Animal: Andorinha, tamanduá, pinta de sucuri. Mítico: Tchiviru, montanhas do tempo de Tchurune, Yureu.
Obs.: Afirmado no Enepü que a cara pode ser 4043 ou 4222 ou camisa de Tchatü (tamanduá, por causa da mão por dentro). Ou que parece o “camisão dos brancos”.
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Máscara Ta’o
RG: 4219
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), pano de noãwe (tururi vermelho), pigmento de naicü (semente preta), vareta de cipó flexível não identificado. Ausência de franja.
Descrição: Orelha de poraquê ou peixe elétrico (Elethrophorus eletricus). Máscara incompleta (só o capucho).
Dimensões: Comp.: 110 cm; Larg.: 35 cm; Alt.: 04 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. Pelas dimensões da peça, provavelmente foi usada por uma criança.
Motivo animal: Peixe elétrico.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
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Vestimenta de máscara Taí
RG: 4217
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural
Descrição: (a) As partes superior e inferior divididas por cinto de wainayutchina, ou peixe-cachorro. Acima, figura representando a worecümatü (pinta da moça nova); abaixo uma figura de fogão acima representando um tronco em chamas/ cobra oru, coral em português (Micrurus spp.); (b) Figura de estrela com pontos cardeais (woramacuri); abaixo, detalhe de um trançado (paiwecü) seguido por figuras de peito de cobra branca/artefatos tecidos com a mão (zarabatana, peneira e tipiti estilizados).
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 59 cm.
Confecção: masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Moça nova, fogão, trançado, tecido manual, sarabatana, peneira e tipiti. Animal: Peixe cachorro, cobra oru. Vegetal: Tronco. Mítico: Estrela Woramacuri.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí
RG: 4217
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural
Descrição: (a) As partes superior e inferior divididas por cinto de wainayutchina, ou peixe-cachorro. Acima, figura representando a worecümatü (pinta da moça nova); abaixo uma figura de fogão acima representando um tronco em chamas/ cobra oru, coral em português (Micrurus spp.); (b) Figura de estrela com pontos cardeais (woramacuri); abaixo, detalhe de um trançado (paiwecü) seguido por figuras de peito de cobra branca/artefatos tecidos com a mão (zarabatana, peneira e tipiti estilizados).
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 59 cm.
Confecção: masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Moça nova, fogão, trançado, tecido manual, sarabatana, peneira e tipiti. Animal: Peixe cachorro, cobra oru. Vegetal: Tronco. Mítico: Estrela Woramacuri.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4215
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural u’ta (urucum), naicü, tchocanari (açafroa cor chocolate).
Descrição: (a) Figura em cima de um banco, carregando alimentos/rapé (encontrado na resina no caule do awai e do açai) na cabeça, representando o dono da festa Yo’i ou pajé; abaixo, Pu’yeü(cercado da Uaricana), Tocü püü (curral da uaricana) / pinta de andorinha Tchiviru / rabo de jacaré/arma; seguida por três conjuntos em forma de borboleta pequena (duritchiacü) na cor marrom, determinando a figura de “marca no caminho”, marca de wuwuru (curupira); (b) Tchitchacüü (galho de envira que não quebra, ou estrela cadente, isto é, que está dependurada, não cai e não morre) na cor amarela. Abaixo, Tchitchacü´ü (estrela cadente, que está dependurada, não cai e não morre) e nhoãtchinü (amassador de macaxeira) com o mesmo motivo decorativo apresentado no lado (a) (Tchiviru / wuwuru).
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 68 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Curral da Uaricana, amansador de macaxeira. Animal: Andorinha, borboleta. Mítico: Marca do curupira, estrela cadente.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4215
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural u’ta (urucum), naicü, tchocanari (açafroa cor chocolate).
Descrição: (a) Figura em cima de um banco, carregando alimentos/rapé (encontrado na resina no caule do awai e do açai) na cabeça, representando o dono da festa Yo’i ou pajé; abaixo, Pu’yeü(cercado da Uaricana), Tocü püü (curral da uaricana) / pinta de andorinha Tchiviru / rabo de jacaré/arma; seguida por três conjuntos em forma de borboleta pequena (duritchiacü) na cor marrom, determinando a figura de “marca no caminho”, marca de wuwuru (curupira); (b) Tchitchacüü (galho de envira que não quebra, ou estrela cadente, isto é, que está dependurada, não cai e não morre) na cor amarela. Abaixo, Tchitchacü´ü (estrela cadente, que está dependurada, não cai e não morre) e nhoãtchinü (amassador de macaxeira) com o mesmo motivo decorativo apresentado no lado (a) (Tchiviru / wuwuru).
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 68 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Curral da Uaricana, amansador de macaxeira. Animal: Andorinha, borboleta. Mítico: Marca do curupira, estrela cadente.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Filho do Mawü
RG: 4052
Matéria-prima: Tronco da de´pe´tchipanü (arumã) com frutos do puxuri. Cortiça Turi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural o’ta.
Descrição: Filho do Mawü. Furos para os olhos.
Dimensões: Comp.: 172 cm; Larg.: 33,5 cm; Alt.: 11 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Infantil durante as festas de iniciação feminina.
Motivo vegetal: Puxuri. Mítico: Dono do puxuri.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara com vestimenta beija-flor Müütchii
RG: 4050
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, pigmento natural, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.).
Descrição: Vivia com todos os animais do tempo do Tchurune. É como um corpo humano. Na cintura, o ícone do beija-flor, que é como uma tatuagem, como a figura de uma borboleta, corresponde ao desenho da forma como a pessoa tinha visto, da própria natureza. As asas servem para ventilar. Quando anda, bate uma asa para ventilar, porque é um pássaro.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Corpo humano. Animal: Beija flor, borboleta, pássaro. Mítico: Vivia com os animais do tempo do Tchurune.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Airumacatchi´i (onça d’água) [lateral]
RG: 4049
Matéria-prima: Cortiça de buriti, de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne/mata-matá (Lecythideae eschweidea sp.), pigmento worua (espelho), resina (breu).
Descrição: Olhos feitos por perfurações; a) figuras representando a pele do animal e pintas da onça; b) representação de couraça, além das mesmas figuras da parte (a).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. O mascarado bate as mãos dentro da roupa de onça provocando estrondos, como se fosse uma bomba.
Motivo humano: Couraça. Animal: Onça. Mítico: Onça d'água,, Mawü, ngo´o.
Obs.: Bicho da terra firme que pode se transformar e entrar na água. Apresenta-se na festa como (sopra, mas não pode falar) e vem antes do Mawü. É um ngo’o (bicho que o homem não pode matar animal). Vive na base da montanha, bem próximo à água.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Caras, Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Airumacatchi´i (onça d’água) [frente]
RG: 4049
Matéria-prima: Cortiça de buriti, de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne/mata-matá (Lecythideae eschweidea sp.), pigmento worua (espelho), resina (breu).
Descrição: Olhos feitos por perfurações; a) figuras representando a pele do animal e pintas da onça; b) representação de couraça, além das mesmas figuras da parte (a).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. O mascarado bate as mãos dentro da roupa de onça provocando estrondos, como se fosse uma bomba.
Motivo humano: Couraça. Animal: Onça. Mítico: Onça d'água,, Mawü, ngo´o.
Obs.: Bicho da terra firme que pode se transformar e entrar na água. Apresenta-se na festa como (sopra, mas não pode falar) e vem antes do Mawü. É um ngo’o (bicho que o homem não pode matar animal). Vive na base da montanha, bem próximo à água.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Caras, Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4047
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi onecü, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural.
Descrição: Abertura para mangas, costurada com fio de tucum. (a) Pinta do casco da cobra ü, que come defunto (Anphisbaena alba). Abaixo, figura de estrela, contendo em seu interior uma borboleta Be’ru, nas cores amarelo, marrom claro e escuro, seguida por pinta de aü; (b) Pinta da cobra aü. Abaixo, o mesmo motivo decorativo apresentado no lado (a).
Dimensões: Comp.: 123 cm; Larg.: 49 cm; Alt.: 02 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivos animal: Cobra. Mítico: Estrela, Be’ru.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4047
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi onecü, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural.
Descrição: Abertura para mangas, costurada com fio de tucum. (a) Pinta do casco da cobra ü, que come defunto (Anphisbaena alba). Abaixo, figura de estrela, contendo em seu interior uma borboleta Be’ru, nas cores amarelo, marrom claro e escuro, seguida por pinta de aü; (b) Pinta da cobra aü. Abaixo, o mesmo motivo decorativo apresentado no lado (a).
Dimensões: Comp.: 123 cm; Larg.: 49 cm; Alt.: 02 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivos animal: Cobra. Mítico: Estrela, Be’ru.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta da máscara Toü
RG: 4044
Matéria-prima: Fio de tucum, tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, resina (breu).
Descrição: (a) Casco de tracajá/tipo de arma; (b) Casco de tracajá/tipo de arma.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 52 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Arma. Animal: Tracajá.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4042
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural na cor preto.
Descrição: Na parte frontal superior, pinta da onça. Na parte central, figura de luta de onça e de maguari (Aredeideae), à esquerda da qual estão figuras de ovo e de borboleta duri. Separada por linhas amarelas do plano no qual se vê figura de onça lutando com maguari, vê-se pinta de espécie de cobra. Na parte dorsal, figura de gaivota tõõ na cor preta. Pinta da jibóia (tututchii) e da onça (ai). Abaixo delas, um círculo. Figura de um S invertido na cor preta (minhoca), tendo ao lado a pinta da onça. Figura de cobra curatchicü.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 58 cm; Alt.: 04 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Metades. Animal: Onça, garça, ovo, borboleta, cobra, gaivota, jibóia, minhoca.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Toü
RG: 4042
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural na cor preto.
Descrição: Na parte frontal superior, pinta da onça. Na parte central, figura de luta de onça e de maguari (Aredeideae), à esquerda da qual estão figuras de ovo e de borboleta duri. Separada por linhas amarelas do plano no qual se vê figura de onça lutando com maguari, vê-se pinta de espécie de cobra. Na parte dorsal, figura de gaivota tõõ na cor preta. Pinta da jibóia (tututchii) e da onça (ai). Abaixo delas, um círculo. Figura de um S invertido na cor preta (minhoca), tendo ao lado a pinta da onça. Figura de cobra curatchicü.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 58 cm; Alt.: 04 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Metades. Animal: Onça, garça, ovo, borboleta, cobra, gaivota, jibóia, minhoca.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara demônio Toü
RG: 4040
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi tchu’na (acará), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae) e tchocanari (marrom).
Descrição: a) detalhe de pinta de no’wanü (espécie de cobra que serve para comer) nas cores amarela e marrom; b) Wainü (cobra que vive nas árvores).
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Infantil.
Motivo animal: Cobra no’wanü e wainü.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta de máscara demônio Toü
RG: 4040
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi tchu’na (acará), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae) e tchocanari (marrom).
Descrição: a) detalhe de pinta de no’wanü (espécie de cobra que serve para comer) nas cores amarela e marrom; b) Wainü (cobra que vive nas árvores).
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Infantil.
Motivo animal: Cobra no’wanü e wainü.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |
Vestimenta da máscara O’ma
RG: 4037
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne (matá-matá/Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, resina (breu).
Descrição: Dono do Vento. Na parte frontal, figura com a forma e figura da cobra no’wanü (que serve para comer). Em uma das mangas, na parte anterior, representação da figura com a forma )( e, na outra figura de lua. Na parte dorsal, em uma das mangas figuras da pinta de cobra tututchi – jibóia em português – (Boa constrictor) e de um rosto humano. Na outra, detalhes da mesma cobra e a figura com a forma de )(. Presos à vestimenta, pênis e testículos. Amarrado ao pênis um cordel de fio de tucum que serve, provavelmente, para levantá-lo durante o ritual.
Dimensões: Comp.: 141 cm; Larg.: 70 cm; Alt.: 06 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo humano: Rosto humano, cordel de fio de tucum amarrado ao pênis. Animal: Cobra tututchi. Mítico: Dono do vento.
Obs.: Estado deteriorado.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Vestimenta |