Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Máscara da veste 102
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 557a e VB11557b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 39 cm; Comp. da face: 20 cm; Larg. da face: 15,4 cm; Diâm. das orelhas: 10,5 cm;
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-amarelada, violeta, preta.
Descrição: A trabalhada máscara redonda de madeira tem os traços ressaltados por pintura. Debaixo da alta testa são destacados parte do nariz e da face. Os olhos, com sobrancelhas e pálpebras, são mostrados fiéis à natureza. A abertura dos olhos é recortada. Os motivos violetas da face e parte de baixo da boca diminuem a face sorridente. Dentro das grandes e redondas orelhas estão pintadas flores de quatro pétalas. Na parte superior da veste observa-se uma cena com um homem, uma sereia, e o que aparenta ser um cachorro ou, quando visto de cabeça para baixo, um porco selvagem. As pernas são decoradas com listras e fileiras de figuras triangulares.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara 98
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana, Brasil.
VB 115 45b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Comp. do nariz: 9 cm; Diâm. das orelhas: 10,5 cm.
Matéria-prima: Pintura preta, marrom-avermelhada, amarela, vestígios de verde-oliva.
Descrição: Segundo a descrição de Waehmer, trata-se de uma máscara-demônio que desempenha um papel na festa da moça nova. No capuz de entrecasca, de cor clara, que termina em dois chifres, aparece protuberante uma face preta, também feita de entrecasca. Salientes arcos de entrecasca cercam os olhos de resina perfurados. Do mesmo modo que os olhos, o nariz curvo e redondo e a boca marrom-avermelhada, com quatro dentes de madeira pontudos, criam uma aparência desagradável. Orelhas redondas de entrecasca são emolduradas por cipó e enfeitadas com desenhos.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Alto Amazonas.
Sem número
Colecionador: Desconhecido
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 32 cm; Comp. da face: 48 cm; Comp. do nariz: 38, 5 cm; Diâm. da orelha: 45 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural. As orelhas mostram vestígios de marrom-avermelhado e verde-oliva.
Descrição: Peças de entrecasca, mais clara para a parte de cima e de trás, e mais escura para desordenada e grossa face, cobrem uma rede de apoio e são ligadas com tanta força que criam a impressão de uma touca estreita e justa. Os olhos ovais, a frente do nariz e a boca aberta, de madeira macia, não são coloridos. Sobre o lábio superior senta um bigode preto feito de palha.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1753
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp. da face: 60 cm; Larg. da face: 46,5 cm; Comp. do nariz: 32 cm; Diâm. das orelhas: 26 cm; Comp. da barba: 56 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor branca.
Descrição: Uma entrancadura (rede de entrecasca) clara produz, com a ajuda do breu modelado uma face balofa com nariz pequeno e comprido, uma boca grossa, com uma fileira de peças presas com tachas como dentes superiores, e olhos feitos de chumaços de entrecasca, peças de lata, e vidro. As orelhas redondas, de entrecasca marrom-avermelhada, são presas. Penachos de entrecasca formam os cabelos curtos. A fotografia mostra que a face das máscaras desce até o tronco do portador.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara nutchi´i
RG: 4272
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), vareta de cipó titica.
Descrição: Rei dos morcegos. Ausência do nariz.
Dimensões: Comp.: 73 cm; Larg.: 51 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Morcego. Mítico: Rei dos morcegos.
Obs.: Figura correspondente a Vampyrum spectrum, morcego carnívoro cuja envergadura de asa pode atingir um metro e é o maior morcego da região neotropical.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Ngitü
RG: 4270
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi yatüne, madeira pune (pau-de-balsa), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), vareta de cipó titica. Ausência de penas.
Descrição: Coruja/Dono das árvores (semelhante a Pulsatrix perspitalate). Orelhas pintadas com figura de forquilha.
Dimensões: Comp.: 45 cm; Larg.: 56 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Feminina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Coruja. Vegetal: Árvores. Mítico: Dono das árvores.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü
RG: 4267
Matéria-prima: Tururi, palha de buriti, pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), de´pe´tchipanü (tira de arumã).
Descrição: Dono dos macacos.
Dimensões: Diâm.: 27 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo mítico: Dono dos macacos.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara O´ma
RG: 4258
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, material industrializado de metal (lata), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), de’pe’tchipanü,(tira de arumã), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Dono do vento.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 35 cm; Alt.: 20 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo mítico: Dono do vento.
Obs.: Estado deteriorado.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü O’ma
RG: 4257
Matéria-prima: Dentes de macaco, fibra naü (tucum), tururi, pedaço de cerâmica, pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), de’pe’tchipanü (tira de arumã), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Dentes de macaco. Ausência de uma das orelhas.
Dimensões: Comp.: 40 cm; Larg.: 32 cm; Alt.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. Usada durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Dentes de macaco
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü
RG: 4256
Matéria-prima: Cortiça de buriti, de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi, material industrializado (pedaço de louça), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Dentadura serrilhada em forma de dente de peixe (piranha).
Dimensões: Comp.: 34 cm; Larg.: 36 cm; Alt.: 21 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: masculino e feminino durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Dente de piranha.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü
RG: 4255
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), material industrializado worua (espelho), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), de’pe’tchipanü (tira de arumã), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Cabeça de mini Dono do vento.
Dimensões: Comp.: 33 cm; Larg.: 32 cm; Alt.: 21 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo mítico: Dono do Vento.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü (Peratchinü naitchacü)
RG: 4226
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), mata-matá colorido türabüne (Lecythidea eschweidea sp.), pigmento natural, vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Dono dos animais do mato.
Dimensões: Comp.: 55 cm; Larg.: 30 cm; Alt.: 13 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo mítico: Dono dos animais do mato.
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Máscara (munütchi´i)
RG: 4224
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi, pigmento natural, vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Tipo de gafanhoto.
Dimensões: Comp.: 55 cm; Larg.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo animal: Gafanhoto.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü
RG: 4222
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), yariatené (tururi da terra firme), madeira pune (pau-de-balsa), madrepérola, resina (breu), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Bico de tchoratchipawe’e (pássaro Ariramba-Alcedimidae). Bigode. Orelhas com armação ovalada. Cabeça coberta por chapéu (roda).
Dimensões: Comp.: 35 cm; Larg.: 27 cm; Alt.: 17 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. Macaco que dança com a moça.
Motivo humano: Bigode, chapéu. Animal: Bico de pássaro ariramba.
Obs.: Cara de Dono dos animais do mato.
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Máscara nayaetchiü (recipiente dos cabelos)
RG: 4073
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), turiri, pigmento natural marrom tchocanari (açafrão cor chocolate), vareta de cipó flexível não identificada.
Descrição: Figura de ngo’o, com características de macaco, boca de arara e pintura facial da nação Onça. Contém cabelo humano em seu anterior.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 18 cm; Alt.: 16 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante a Festa da Moça Nova, também serve como depositária dos cabelos arrancados da moça. Algumas mães guardam o cabelo para a moça não ficar doente.
Motivo humano: Cabelos. Animal: Macaco, arara, onça. Mítico: Ngo’o.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Uakü (sol)
RG: 4048
Matéria-prima: Tema’pawe (cortiça de buriti), de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi tchu’na, madeira pune (pau-de-balsa), material industrializado worua (espelho), pigmento natural depau (amarelo açafrão – Zingiberaceae) e tchocanari (marrom), resina (breu), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Figura de tchitchacüü (estrela cadente) na pala da máscara nas cores amarelo e marrom. Apresenta como complemento da cara um “cocar” de worecü de tema’pawe. Tira retangular amarrada à cabeça, decorada com figuras representando uma espécie de cobra. Pintura facial ai (onça, provavelmente da nação de quem fez a peça). Dentes de macaco. Olhos/vidro/retina (para que a pessoa que está dentro veja). “O sol foi humano”.
Dimensões: Comp.: 90 cm; Larg.: 30 cm; Alt.: 17 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Cocar. Animal: Cobra, onça, macaco. Mítico: Estrela cadente, humanidade do sol.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara To [lateral]
RG: 4045
Matéria-prima: Cortiça de buriti, fibra naü (tucum), tururi, pigmento de o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu de anani verdadeiro), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Na parte superior da cabeça, desenhos, em amarelo e marrom, elevação de terra ou espécie de cobra. Cara contornada pelos mesmos desenhos. Nariz (bico de ave). Orelhas com armação circular de vareta, desenhos de ponta de estrela, elevação de terra ou espécie de cobra.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 37 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo animal: Cobra. Mítico: Ponta de estrela, elevação de terra.
Obs.: Pode transformar-se em duri ou Be’ru.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara To [frente]
RG: 4045
Matéria-prima: Cortiça de buriti, fibra naü (tucum), tururi, pigmento de o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu de anani verdadeiro), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Na parte superior da cabeça, desenhos, em amarelo e marrom, elevação de terra ou espécie de cobra. Cara contornada pelos mesmos desenhos. Nariz (bico de ave). Orelhas com armação circular de vareta, desenhos de ponta de estrela, elevação de terra ou espécie de cobra.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 37 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo animal: Cobra. Mítico: Ponta de estrela, elevação de terra.
Obs.: Pode transformar-se em duri ou Be’ru.
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Máscara Dünecünatü
RG: 4043
Matéria-prima: Cortiça de buriti (Mauritia flexuosa L.), de´pe´tchipanü (tira de arumã/Ischnosiphon spp.), fibra naü (tucum), tururi/líber de caxinguba/Ficus sp, material industrializado worua (espelho), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Dono do patauazal. Bico de We´u (Amazona sp.). A pintura o’ta é “pura massa encefálica”, sem areia.
Dimensões: Comp.: 38 cm; Larg.: 23 cm; Alt.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo humano: Massa encefálíca. Animal: Louro. Vegetal: Patauazal. Mítico: Dono do patauazal.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Toü
RG: 4041
Matéria-prima: Fibra naü (tucum/Astrocaryum vulgare), nhoe~ (tururi/líber de caxinguba/Ficus sp), madeira pune (pau-de-balsa/Ochroma spp.), pigmento natural na cor marrom tchocanari (açafrão cor chocolate), vareta de cipó flexível não identificado.
Descrição: Na região frontal da máscara, semicírculo na cor marrom. Cara decorada com dois círculos na cor marrom. Olhos feitos através de perfuração. Nariz na cor marrom escuro. Boca nas cores preto e marrom.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 27 cm; Alt.: 07 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Infantil. Usado por meninos durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral.
Motivo animal: Macaco toü.
Obs.: Peratchinü naitchacü (Dono dos animais do mato). Yureu que aparece quando está nublado.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi máscaras |
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Máscara Antropomorfa Yurau
RG: 06/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Yawatene tururi, resina (breu).
Descrição: Cabeça cônica, cara com aro de cipó costurada a líber preenchida por uma camada de breu, nariz em forma triangular de turiri costurado à mascara com fio de tucum. Chapéu com aro de cipó recoberto com líber costurado com fio de tucum à cabeça.
Dimensões: Comp.: 59 cm; Larg.: 49 cm; Alt.: 15 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Mítico: Cara de ventania.
Obs.: Corpo referente a buanecü (ventania). Acompanha a peça de número 0700.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Antropomorfa Yurau
RG: 06/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Yawatene tururi, resina (breu).
Descrição: Cabeça cônica, cara com aro de cipó costurada a líber preenchida por uma camada de breu, nariz em forma triangular de turiri costurado à mascara com fio de tucum. Chapéu com aro de cipó recoberto com líber costurado com fio de tucum à cabeça.
Dimensões: Comp.: 59 cm; Larg.: 49 cm; Alt.: 15 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Mítico: Cara de ventania.
Obs.: Corpo referente a buanecü (ventania). Acompanha a peça de número 0700.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Antropomorfa Toü
RG: 04/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa), nüwüri (tuturi vermelho). Ocayiwa (cedro), pena de pássaro waiyu (pássaro piuiri), pêlo de porco espinho (nhaitaatchinnagu) e resina (breu).
Descrição: Armação de forma circular de vareta preenchida por uma camada de breu, nariz de líber coberto de breu, orelha de armação de cipó recoberta com líber e costurada à máscara.
Dimensões: Comp.: 39 cm; Larg.: 29 cm; Alt.: 6,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Animal: pássaro piuiri. Mítico: Wuwuru (curupira, mãe do buruti).
Obs.: Cara referente a Wuwuru (curupira), duende. Acompanha a peça número 0500.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Antropomorfa Toü
RG: 02/2000
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Madeira (pau-de-balsa), caxinguba vermelho nüwüri, pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul (yau/bure), laranja (üta), verde (bure).
Descrição: Madeira talhada ao tururi através de perfuração da própria madeira e orelha de tururi, costurada à máscara.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 32 cm; Alt.: 9 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Humano: Índio bravo.
Obs.: Cara referente a na'yu (índio bravo). Acompanha a peça de número 0300.
Ano da coleta: 2000.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Antropomorfa O'ma
RG: 01/2002
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Cipó (não identificado), fibra (tucum Astrocaryum sp.), tira (arumã), líber (caxinguba), resina (breu), pigmento natural branco (tabatinga).
Descrição: Armação de forma circular, feita com trançados de tira de arumã revestida com líber e recoberta com breu; nariz de madeira. Orelha de armação de cipó recoberta com líber costurada à máscara. Cabeço feito de fibra de caxinguba.
Dimensões: Alt.: 40 cm; Diâm.: 154 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Mítico: O'ma, dono do vento.
Ano da coleta: 2002.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Antropomorfa O'ma
RG: 01/2002
Classificação: Indumentária Ritual de Dança
Matéria-prima: Cipó (não identificado), fibra (tucum Astrocaryum sp.), tira (arumã), líber (caxinguba), resina (breu), pigmento natural branco (tabatinga).
Descrição: Armação de forma circular, feita com trançados de tira de arumã revestida com líber e recoberta com breu; nariz de madeira. Orelha de armação de cipó recoberta com líber costurada à máscara. Cabeço feito de fibra de caxinguba.
Dimensões: Alt.: 40 cm; Diâm.: 154 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo Mítico: O'ma, dono do vento.
Ano da coleta: 2002.
Album | Museu Goeldi máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |
Máscara Ta’o
RG: 4219
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), pano de noãwe (tururi vermelho), pigmento de naicü (semente preta), vareta de cipó flexível não identificado. Ausência de franja.
Descrição: Orelha de poraquê ou peixe elétrico (Elethrophorus eletricus). Máscara incompleta (só o capucho).
Dimensões: Comp.: 110 cm; Larg.: 35 cm; Alt.: 04 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. Pelas dimensões da peça, provavelmente foi usada por uma criança.
Motivo animal: Peixe elétrico.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Airumacatchi´i (onça d’água) [lateral]
RG: 4049
Matéria-prima: Cortiça de buriti, de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne/mata-matá (Lecythideae eschweidea sp.), pigmento worua (espelho), resina (breu).
Descrição: Olhos feitos por perfurações; a) figuras representando a pele do animal e pintas da onça; b) representação de couraça, além das mesmas figuras da parte (a).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. O mascarado bate as mãos dentro da roupa de onça provocando estrondos, como se fosse uma bomba.
Motivo humano: Couraça. Animal: Onça. Mítico: Onça d'água,, Mawü, ngo´o.
Obs.: Bicho da terra firme que pode se transformar e entrar na água. Apresenta-se na festa como (sopra, mas não pode falar) e vem antes do Mawü. É um ngo’o (bicho que o homem não pode matar animal). Vive na base da montanha, bem próximo à água.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Caras, Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Airumacatchi´i (onça d’água) [frente]
RG: 4049
Matéria-prima: Cortiça de buriti, de’pe’tchipanü (tira de arumã), fibra naü (tucum), tururi, madeira pune (pau-de-balsa), türabüne/mata-matá (Lecythideae eschweidea sp.), pigmento worua (espelho), resina (breu).
Descrição: Olhos feitos por perfurações; a) figuras representando a pele do animal e pintas da onça; b) representação de couraça, além das mesmas figuras da parte (a).
Dimensões: Comp.: 193 cm; Larg.: 42 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina após a saída da moça do curral. O mascarado bate as mãos dentro da roupa de onça provocando estrondos, como se fosse uma bomba.
Motivo humano: Couraça. Animal: Onça. Mítico: Onça d'água,, Mawü, ngo´o.
Obs.: Bicho da terra firme que pode se transformar e entrar na água. Apresenta-se na festa como (sopra, mas não pode falar) e vem antes do Mawü. É um ngo’o (bicho que o homem não pode matar animal). Vive na base da montanha, bem próximo à água.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Caras, Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Goeldi, Vestimenta |
Máscara Ngitü
RG: 4270
Matéria-prima: Fibra naü (tucum), tururi yatüne, madeira pune (pau-de-balsa), pigmento o’ta (argila branca tabatinga), resina (breu), vareta de cipó titica. Ausência de penas.
Descrição: Coruja/Dono das árvores (semelhante a Pulsatrix perspitalate). Orelhas pintadas com figura de forquilha.
Dimensões: Comp.: 45 cm; Larg.: 56 cm; Alt.: 05 cm.
Confecção: Feminina.
Uso: Masculino e feminino. Usado durante as festas de iniciação feminina.
Motivo animal: Coruja. Vegetal: Árvores. Mítico: Dono das árvores.
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Goeldi |