Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões: Comp.: 40 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom. Vestimenta com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária, apresentando pintura representando um barco e em uma das extremidades uma bandeira marrom. Abaixo um quadrilátero com pintura similar a um sol um leme (?). No centro da base de quadrilátero em duas linhas que se cruzam em baixo. Na parte de trás sete ampulhetas. Abaixo, duas linhas formando uma faixa na cor amarela. Abaixo dois conjuntos de elipses superpostas na forma similar a duas jibóias (?), com formas alternadas de vazio e cheio. Nas cores: ocre e amarelo.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões:Comp.: 96 cm; Larg.: 37 cm; Diâm.: 25 cm.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Máscara com vestimenta beija-flor / Müütchii (inteira)
Registro: 33.443
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça de líber. Máscara representando um beija-flor com mandíbula em destaque. A vestimenta possui franjas de líber: na manga, atrás e no inferior. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Müütchii Gigante.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 165 cm; Larg.: 115 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.441
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira de balsa e pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com madeira de balsa em cima e gola de franja de líber. Vestimenta possui abertura para os braços, pintura em padrões geométricos: uma fileira de triângulos, forma de J invertido ladeado de círculos, segunda fileira de triângulos, terceira fileira círculos pequenos, quarta fileira triângulos superpostos nas cores: amarelo, marrom e preto. No centro da vestimenta pintura de um círculo e no seu interior uma pintura representando um rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 55 cm.
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Revestimento de escudo (a) e máscara de madeira (b) Apenas a máscara de madeira foi aqui reproduzida.
Localização: Igarapé Caldeirão, Alto Solimões, Brasil
VB11558a e VB11558b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 318 cm; Larg.: 21,7 cm; Comp. do nariz: 9 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor azul-violeta.
Descrição: O artista desconhecido consegue, com suas linhas claras, conceder à sugestiva máscara uma impressão desagradável, apropriada à sua função na festa da moça. Abaixo da testa alta encontram-se os profundos olhos recortados, cujo efeito é acentuado por uma pintura azul violeta perfeitamente nítida. O nariz bem formado com larga parte dianteira é achatado para baixo e a boca abaulada pela leve cor dos lábios.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Desenhos, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Imitação de máscara
Localização: Rio Tacana, Brasil.
VB 11 616
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 39,5 cm; Larg. da asa: 49 cm; Diâm. da cabeça: 35 cm.
Descrição: O tronco da máscara é feito de resina e entrecasca de cor avermelhada. A cabeça entalhada é feita de madeira macia. Todo o corpo, menos os olhos e parte da boca, é coberto por uma espessa camada de resina. Um cume de cabeça é modelado para fora do tronco. São afixadas com resina no tronco duas asas de entrecasca avermelhada.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Rio Tacana, Alto Solimões, Brasil.
VB 11 593
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da máscara de madeira: 24,5 cm; Larg. da máscara de madeira: 24 cm; Comp. das orelhas: 18/28 cm; Alt. do chifre de entrecasca: 16 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor cinza.
Descrição: A máscara de madeira mostra clareza na conduta das linhas. A boca é sutilmente assimétrica, assimetria que se repete nas orelhas. Os olhos são perfurados.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana. Brasil.
VB 11610
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 52 cm; Comp. do rosto: 19,5 cm; Larg. do rosto 18 cm; Comp. das orelhas: 23,8 cm.
Matéria-prima: Pintura marrom, violeta e vestígios de amarelo.
Descrição: A face é feita com a metade clara de uma calabaça, com duas fileiras de dentes, nariz, e olhos ovais com pestanas gravadas, capuz de entrecasca e orelhas. Vestígios de resina encontram-se como indicação de bigode e sobrancelha.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Belém, Rio Solimões, Brasil.
VB 11608
Colecionador: Wahemer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 72 cm; Comp. do rosto de madeira: 16 cm; Diâm. do rosto de madeira: 14 cm; Comp. das orelhas: 10 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto e amarelo.
Descrição: A máscara naturalista, feita de madeira macia, evidencia a influência moderna. Segundo escritos de Waehmer, deve tratar-se de uma máscara de fantasia representando o demônio Jurupari, o qual, na iniciação, faz chegar especial significado aos seres espirituais superiores. Já o rosto oval, bem modelado e dimensionado, transmite uma impressão demoníaca pela profundidade das cores e o contraste com a pintura de resina preta. Impressão essa que é reforçada pelas grandes orelhas aladas e pelo exuberante cabelo da touca, feito de entrecasca, e o desenho do peitilho em forma de V, terminado em ponta.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Letícia, Sul da Colômbia.
VB 13668
Colecionador: Freitag 1933/34.
Dimensões: Comp. do capuz (incluindo chifres): 67 cm; Comp. do chifre 20/21 cm; Diâm. do círculo de entrecasca: 10/11 cm; Diâm. do rosto pintado: 24/25 cm; Diâm. do nariz de madeira 2,5 x 2,5 cm; Diâm. das orelhas: 10/12 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado e vestígios de azul.
Descrição: O capuz da máscara acaba em dois chifres pontudos, terminados em pratos de entrecasca. No capuz claro é desenhado um rosto, delineado por duas linhas duplas. Na parte dianteira superior dos chifres, juntam-se pontas coloridas, direcionadas para cima. Na parte inferior do rosto, entre as aberturas dos olhos, está pregado um pedaço de madeira como nariz. A boca é firme e aponta para cima.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Alto Solimões, Brasil.
VB 11560
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 30 cm; Diâm. do rosto pintado: 18 cm; Comp. do nariz 20 cm; Comp. das orelhas: de 1 a 4 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, marrom avermelhado, amarelo e violeta.
Descrição: Segundo a descrição de Waehmer, esta máscara passa de cabeça em cabeça nas festas da moça nova. “Quando todos os participantes da festa trazem as máscaras, as moças são libertas dos tabiques (tapumes). A máscara abstrata modificada, com língua mais de fera que humana, dominada por um nariz terminando em ponta. A acentuação da linha perpendicular é sublinhada por uma pintura plana numa espécie de peça de entrecasca alongada, através de uma peça de palmeira a qual alonga a máscara numa espécie de touca para cima e também na direção das orelhas esticadas e pequenas. A região do rosto, arredondada, escura e pintada, é guarnecida por linhas duplas e contém, fora do nariz marcante, apenas uma indicação de boca e buracos como olhos”.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana, Brasil.
VB 11 606
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 43 cm; Comp. da face: 21 cm; Larg. da face: 15,5cm; Comp. das orelhas: 9/5cm.
Matéria-prima: Vestígios de pigmento natural em cor branca.
Descrição: A boca, com lábios protuberantes – evidentemente consistindo em uma calabaça – está separada do círculo de madeira macia ao redor da face. Entre os dentes recortados distingue-se a língua feita de palmeira clara, o mesmo material das orelhas. Há indistintos vestígios de pintura branca na face.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara da veste 102
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 557a e VB11557b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 39 cm; Comp. da face: 20 cm; Larg. da face: 15,4 cm; Diâm. das orelhas: 10,5 cm;
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-amarelada, violeta, preta.
Descrição: A trabalhada máscara redonda de madeira tem os traços ressaltados por pintura. Debaixo da alta testa são destacados parte do nariz e da face. Os olhos, com sobrancelhas e pálpebras, são mostrados fiéis à natureza. A abertura dos olhos é recortada. Os motivos violetas da face e parte de baixo da boca diminuem a face sorridente. Dentro das grandes e redondas orelhas estão pintadas flores de quatro pétalas. Na parte superior da veste observa-se uma cena com um homem, uma sereia, e o que aparenta ser um cachorro ou, quando visto de cabeça para baixo, um porco selvagem. As pernas são decoradas com listras e fileiras de figuras triangulares.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara 98
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana, Brasil.
VB 115 45b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Comp. do nariz: 9 cm; Diâm. das orelhas: 10,5 cm.
Matéria-prima: Pintura preta, marrom-avermelhada, amarela, vestígios de verde-oliva.
Descrição: Segundo a descrição de Waehmer, trata-se de uma máscara-demônio que desempenha um papel na festa da moça nova. No capuz de entrecasca, de cor clara, que termina em dois chifres, aparece protuberante uma face preta, também feita de entrecasca. Salientes arcos de entrecasca cercam os olhos de resina perfurados. Do mesmo modo que os olhos, o nariz curvo e redondo e a boca marrom-avermelhada, com quatro dentes de madeira pontudos, criam uma aparência desagradável. Orelhas redondas de entrecasca são emolduradas por cipó e enfeitadas com desenhos.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Alto Amazonas.
Sem número
Colecionador: Desconhecido
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 32 cm; Comp. da face: 48 cm; Comp. do nariz: 38, 5 cm; Diâm. da orelha: 45 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural. As orelhas mostram vestígios de marrom-avermelhado e verde-oliva.
Descrição: Peças de entrecasca, mais clara para a parte de cima e de trás, e mais escura para desordenada e grossa face, cobrem uma rede de apoio e são ligadas com tanta força que criam a impressão de uma touca estreita e justa. Os olhos ovais, a frente do nariz e a boca aberta, de madeira macia, não são coloridos. Sobre o lábio superior senta um bigode preto feito de palha.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1753
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp. da face: 60 cm; Larg. da face: 46,5 cm; Comp. do nariz: 32 cm; Diâm. das orelhas: 26 cm; Comp. da barba: 56 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor branca.
Descrição: Uma entrancadura (rede de entrecasca) clara produz, com a ajuda do breu modelado uma face balofa com nariz pequeno e comprido, uma boca grossa, com uma fileira de peças presas com tachas como dentes superiores, e olhos feitos de chumaços de entrecasca, peças de lata, e vidro. As orelhas redondas, de entrecasca marrom-avermelhada, são presas. Penachos de entrecasca formam os cabelos curtos. A fotografia mostra que a face das máscaras desce até o tronco do portador.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Veste de entrecasca
Localização: Alto Solimões, Amazonas, Brasil.
VB 912
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 148 cm; U. acima: 88 cm; Comp. da perna: 69 cm; U. da perna: 46 cm.; Comp. do braço: 50 cm; U. do braço: 36 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-claro, vermelho e preto.
Descrição: Este longo calção com mangas afixadas pertence a uma máscara perdida pertencente a uma veste de entrecasca. O lado de trás é fechado com cordão amarrado na garganta. A larga lista horizontal na altura da barriga, muito gasta, é interrompida por um meio círculo.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |