Centro de Ciências e Planetário do Pará - CCPPA

Fundado em 1999, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) é um museu de ciência vinculado a Universidade Estadual do Pará (UEPA) que tem como missão difundir, promover e aplicar o conhecimento em ciências no intuito de promover um maior desenvolvimento científico e sociocultural da população paraense. Dessa forma, busca possibilitar o acesso ao conhecimento científico de forma simples e lúdica para o  público estudantil, professores e comunidade em geral, trabalhando conceitos e princípios da ciência de forma prática e contextualizada, para despertar o encantamento e maior interesse pelas áreas da Astronomia, Química, Física, Biologia, Matemática e Geologia, utilizando sempre que possível, perspectivas e equipamentos museológicos, semióticos, tecnológicos e interativos.

Conheça um pouco dos funcionários do Planetário entrevistados nesta pesquisa:

Reproduzir vídeo

Nome: Andrew Raimundo Camara Vieira
Resumo: Em seus 5 anos como jardineiro no Planetário, Andrew aprendeu a enxergar a ciência com outros olhos, de forma mais ampla e atento às suas nuances e diversidade.

Reproduzir vídeo

Nome: Diva Lopes
Resumo: Diva é servente há 2 anos no Planetário e nunca frequentou museus ou centros de ciência, dando à instituição a oportunidade de aproximá-la da ciência a partir do seu cotidiano.

Reproduzir vídeo

Nome: José Filho
Resumo: Há 10 anos José faz seu trajeto até o Planetário de bicicleta para trabalhar como segurança noturno no campus, onde tem a oportunidade de acompanhar algumas das atividades de observação do céu realizadas pela instituição.

Reproduzir vídeo

Nome: Luiz Claudio Barbas
Resumo: A função de Luiz como segurança exige olhar atento e cuidadoso ao ambiente que está inserido, e é com este olhar que pôde definir o trabalho do cientista de uma forma que poucos poderiam discordar: como um ponto de interrogação para tudo.

Reproduzir vídeo

Nome: Manoel Paulino Teixeira Bastos
Resumo: Manoel entende a ciência como um quebra-cabeças, difícil de ser montado mas não impossível. Trabalhando há 3 anos como eletricista no Planetário, sem dúvidas essa definição não está distante da realidade do trabalho científico.

Reproduzir vídeo

Nome: Raimundo Sidney Barros Ribeiro
Resumo: Há 6 anos trabalhando como auxiliar de limpeza no Planetário, Sidney reconhece o papel da instituição no campo da pesquisa e da formação de novos profissionais ao destacar a presença de estagiários e bolsistas no campus.

Reproduzir vídeo

Nome: Valdenor dos Santos Silva
Resumo: Valdenor é segurança no Planetário há 11 anos. Ao definir a ciência como uma relação entre pessoas e o espaço, demonstra como poderia estar se tornando um ótimo historiador da ciência se assim desejasse.

Reproduzir vídeo

Nome: Wellington Sousa Bulhões
Resumo: Antes de ser segurança no Planetário, Wellington foi primeiramente público ao visitar a instituição anos antes do início de seu trabalho. Sua admiração pelo que viu não mudou após sua entrada como funcionário, pelo contrário, e estando diariamente em contato com as produções do Planetário faz questão de convidar sua família e amigos para uma visita sempre que possível.

Caso algum/a pesquisador/a queira acessar as entrevistas na íntegra favor entrar em contato com sinaida@uepa.br, andressabraz37@gmail.com, moema@mast.br ou larrisamedeiros@mast.br