13 ª edição da Primavera dos Museus

MAST preparou uma programação especial para comemorar a temporada cultural, oferecendo uma série de atividades lúdicas gratuitas para o público

Para estimular o debate e explorar os aspectos do cotidiano museológico, usando a criatividade e interatividade com o público, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai realizar uma programação especial para comemorar a 13ª Primavera dos Museus. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), acontece de 24 a 28 de setembro, e traz o tema ‘Museus por Dentro por Dentro dos Museus’.

Para participar dessa temporada cultural, o MAST preparou uma série de atividades gratuitas repletas de conteúdo de iniciação científica e diversão para despertar o interesse de seus visitantes em diferentes áreas do conhecimento. As variadas atrações vão desde oficina sobre a História do Papel, em que os participantes vão fabricar seu próprio papel artesanal, passando pelo interativo Jogando com a Ciência, queutiliza os recursos do jogo Pokemon Gopara explorar de curiosidades sobre o museu e o Campus do MAST, até uma divertida palestra que aborda histórias e lendas sobre constelações.


Programação do MAST – Primavera dos Museus

Terça-feira – 24/09

14h30 às 15h30 – Mini Palestra “Desconfiômetro de Óculos”
Quem trouxer os óculos de sol ou de grau vai descobrir se eles realmente estão protegendo os olhos! Durante essa mini palestra o público poderá saber um pouco mais sobre a radiação ultravioleta e receberá dicas sobre como se proteger dos raios nocivos do sol

Quarta-feira – 25/09

14h30 às 15h30 –  Atividade Educativa: Lançamento de foguetes
Venha aprender os princípios científicos que são necessários para lançar um foguete feito de garrafa pet no céu! Ah, e venha com fôlego para bombear o ar para dentro da garrafa-foguete e fazê-la ganhar altura no gramado em frente ao museu!

Quinta-Feira – 26/09

13h às 16h30- Oficina: História do papel
Realizada pelos profissionais do  Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, do MAST, a iniciativa vai mostrar ao público a evolução do papel desde a época de sua criação, no século II, pelo chinês T´sai Lun. Quem participar vai aprender um pouco sobre a história e a evolução do papel, conhecer a trajetória e as mais novas técnicas de sua produção, e fabricar o seu próprio papel artesanal!

Número de participantes: 10
Inscrições: alessandrowagner@mast.br
Haverá certificado de participação.

Sexta-feira – 27/09

13h às 17h30- Oficina: História do papel
Realizada pelos profissionais do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, do MAST, a iniciativa vai mostrar ao público a evolução do papel desde a época de sua criação, no século II, pelo chinês T´sai Lun. Quem participar vai aprender um pouco sobre a história e a evolução do papel, conhecer a trajetória e as mais novas técnicas de sua produção, e fabricar o seu próprio papel artesanal!

Número de participantes: 10
Inscrições: alessandrowagner@mast.br
Haverá certificado de participação.

14h30 às 15h30 – Atividade Educativa: Lançamento de foguetes
Venha aprender os princípios científicos que são necessários para lançar um foguete feito de garrafa pet no céu! Ah, e venha com fôlego para bombear o ar para dentro da garrafa-foguete e fazê-la ganhar altura no gramado em frente ao museu!


Sábado – 28/09

15h – Ciclo de Palestras – As histórias e lendas que nos conta a esfera celeste
A cartografia e a divisão do céu em padrões reconhecíveis, o que atualmente denominamos constelações, guardam histórias e lendas que, por vezes, remontam ao início da civilização. A distribuição dessas figuras pode parecer aleatória ao homem moderno, mas lá estão codificados as estações propícias à agricultura e à navegação, narrativas épicas e casos pitorescos, propositadamente formulados para explicar configurações estelares específicas. Venha descobrir algumas curiosidades e lendas sobre o céu!

Palestrante: Helio Jaques Rocha-Pinto, Observatório do Valongo/UFRJ

16h – Jogando com a Ciência
Convocamos todos os treinadores Pokémon a explorar o museu! Na primeira edição do Jogando Com a Ciência vamos utilizar o jogo Pokemon Go para desvendar os mistérios das criaturas mágicas e a ciência por trás do jogo! Venha descobrir esses segredos e debater sobre sua semelhança com os seres vivos do Planeta Terra!

18h às 20h-  Programa de Observação do Céu
Uma das atrações de maior sucesso no MAST! Venha contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A Primavera de Museus e acontece em várias partes do país, buscando envolver ainda mais os públicos dos museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias.