Educação

Com o objetivo de prestar assessoria e capacitar os profissionais de educação, o MAST desenvolve dois importantes projetos: o Encontro de Assessoria ao Professor (EAP), para os interessados na colaboração de mediadores durante as visitas das escolas, e o Encontro de Capacitação de Professores (ECAP), que auxilia os educadores em suas práticas de ensino, através de processos de formação continuada em temas de astronomia.

 

Encontro de Assessoria ao Professor (EAP)

O EAP é parte integrante da Visita Escolar Programada (VEP), desenvolvida pela Coordenação de Educação do MAST, oferecida desde 1985. A ação é voltada para interessados em ter a colaboração de mediadores do MAST nas visitas de suas escolas ao museu e inclui três momentos:

  1.  A apresentação da proposta pedagógica “Trilhas Educativas: entre o MAST e a escola”. São oferecidas duas possibilidades de roteiro, correspondentes a temáticas, objetivos e espaços percorridos específicos. Para cada roteiro são também sugeridas atividades que o professor pode realizar com suas turmas antes e depois da visita.
  2.  Uma dinâmica com objetos, que visa que o professor experiencie e se surpreenda com as temáticas do museu, no mesmo sentido em que buscamos despertar a motivação intrínseca nos estudantes durante as visitas.
  3.  Percurso do campus, incluindo os espaços expositivos e a Reserva Técnica Aberta, para que o professor se familiarize e possa estruturar o momento livre, que é parte integrante da Visita Orientada com mediador do MAST.

O Encontro é aberto a todos os interessados, inclusive guias de turismo. Contudo, grupos escolares trazidos por guias de turismo não poderão contar com mediadores do museu. Para mais informações, acesse a página Visitas de Grupos.

O agendamento para participar nos EAPs deve ser feito pelo telefone (21) 3514-5229 ou pelo email agendamento@mast.br. Todos os participantes recebem declaração. A frequência de um professor ou responsável da escola no EAP é condição para o agendamento da visita orientada com mediador do MAST.

 

Encontro de Capacitação de Professores (ECAP)

O Projeto Olhai Pro Céu, iniciativa desenvolvida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON), visa promover processos de formação continuada em temas de astronomia e dar suporte às ações de professores em suas práticas pedagógicas.

O projeto trabalha com material de empréstimo, chamado Astrokit, contendo telescópio solar, manual, apostila com oficinas práticas sobre astronomia, projetor multimídia, filtros de soldador para que a observação do sol seja segura, além de alguns aparatos educativos.

Os encontros acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês e são conduzidos pelos profissionais da equipe do Olhai pro Céu (astrônomos profissionais, educadores e bolsistas de iniciação científica). Cada escola pode inscrever até três professores para participar. Conheça um pouco mais sobre o projeto Olhai pro Céu.