Educação

Com o objetivo de prestar assessoria e capacitar os profissionais de educação, o MAST desenvolve dois projetos: o Papo de Educador, para os interessados em trazer turmas ao MAST, e o Encontro de Capacitação de Professores (ECAP), que auxilia os educadores em suas práticas de ensino por meio de empréstimos de equipamentos de observação do Sol e formação continuada em temas de astronomia.

Papo de Educador

Ação desenvolvida pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST voltada a profissionais de educação, sobretudo os interessados em trazer grupos escolares ao museu. Nosso propósito é oferecer ao profissional de educação, professores e guias de turismo um espaço de diálogo e reflexão voltado para a educação museal e apropriação dos espaços do MAST.

Os interessados em participar do Papo de Educador devem se inscrever pelo telefone (21) 3514-5229 ou pelo email agendamento@mast.br. São oferecidas 25 vagas por encontro e todos os participantes recebem declaração de presença.

A frequência de um professor/profissional de escola no Papo de Educador não é condição para o agendamento da visita orientada no MAST. No entanto, recomendamos que os interessados em trazer suas turmas participem da atividade e conheçam o museu antes da visita escolar.

Encontro de Capacitação de Professores (ECAP)

O Projeto Olhai Pro Céu, iniciativa desenvolvida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON), visa promover processos de formação continuada em temas de astronomia e dar suporte às ações de professores em suas práticas pedagógicas.

O projeto trabalha com material de empréstimo, chamado Astrokit, contendo telescópio solar, manual, apostila com oficinas práticas sobre astronomia, projetor multimídia, filtros de soldador para que a observação do sol seja segura, além de alguns aparatos educativos.

Os encontros acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês e são conduzidos pelos profissionais da equipe do Olhai pro Céu (astrônomos profissionais, educadores e bolsistas de iniciação científica). Cada escola pode inscrever até três professores para participar. Conheça um pouco mais sobre o projeto Olhai pro Céu.