LinksLinks2

Ciclo de Palestras: Inimigos em Órbita

Entendendo os objetos próximos da Terra

Neste sábado (23), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida o público para conhecer algumas ameaças ao nosso planeta. A edição do Ciclo de Palestras traz o tema “Inimigos em Órbita: Entendendo os objetos próximos da Terra” para debater sobre como um asteroide pode impactar e afetar a vida na Terra, podendo inclusive ser responsável pela extinção de nosso planeta.

Para discutir sobre este assunto tão importante, convidamos como palestrante Filipe Monteiro, Doutorando em Astronomia do Observatório Nacional e especialista no estudo de asteroides, que vai trazer um resumo das pesquisas sobre os Objetos Próximos da Terra, não apenas falando sobre aqueles que representariam um futuro perigo para o nosso planeta, mas também abordando sobre seu importante papel no passado e na origem da vida. O debate vai mostrar também que no sertão pernambucano se encontra um dos observatórios mais potentes para estudar os pequenos corpos do Sistema Solar.

O Ciclo de Palestra começa às 15h e faz parte da programação de Fim de Semana do MAST. A entrada é gratuita e conta com no máximo de 30 participantes. A distribuição de senhas para participar da atração começa às 14h30 na recepção do museu.

Sobre o palestrante:

Filipe Vieira de Melo Monteiro Licenciado em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Atualmente é estudante de Doutorado em Astronomia do Observatório Nacional, sendo sua especialidade a Astrofísica do Sistema Solar, atuando principalmente no estudo e caracterização física de asteroides.

Participa do Projeto IMPACTON, uma iniciativa de mapeamento e monitoramento dos pequenos corpos do Sistema Solar, cujos instrumentos se encontram no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Itacurubá (PE).