LinksLinks2
Turismo Cultural

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

O ponto de partida é a Estação de São Cristóvão, a partir das 10h, de onde saem os ônibus com destino às oito instituições participantes. Durante o trajeto, o visitante escolhe o local que tenha mais interesse em conhecer, desembarca e inicia sua viagem pela história do Brasil! Ao sair de cada instituição, basta aguardar o ônibus e embarcar novamente rumo ao próximo destino escolhido. O participante pode parar nos pontos que desejar e visitar as instituições por quanto tempo quiser, já que a todo momento os ônibus circulam por toda a região, em intervalos regulares.

Quem quer embarcar em um roteiro que tem ciência, cultura, gastronomia, samba e futebol não pode perder as atividades gratuitas oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (18) e domingo (18), para a 11ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Em parceria com museus e instituições culturais da região, os visitantes podem participar de jogos e brincadeiras nas oficinas de astronomia, visitas orientadas, planetário inflável e, claro, muita observação do sol e do céu.

Para começar esta viagem de conhecimento, a partir das 10h o público pode embarcar em um dos ônibus gratuitos disponíveis em frente à estação de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. O MAST é um dos destinos do passeio, e vai oferecer uma programação repleta de atividades voltadas para todas as idades. Os destaques da programação do sábado são a Oficina de Tecnologias de Energia Renovável (14h e 18h), que mostra como vários equipamentos funcionam à base de energia limpa, o Cine Ciência (15h), que traz um documentário seguido de debates com especialistas em meio ambiente e, claro, o tradicional Programa de Observação do Céu (17h30).

Já no domingo, os destaques ficam para a oficina Brincando com a Ciência (14h às 17h), que permite que o público se divirta com experimentos científicos, e o famoso Planetário Inflável Digital (sessões a partir das 11h), que encanta os participantes com as imagens projetadas do céu noturno e as histórias sobre as fases da Lua e as constelações.

O Turismo Cultural é um projeto desenvolvido desde 2009, idealizado e realizado pela Câmara Comunitária de São Cristóvão juntamente com instituições de relevância histórica sediadas no bairro. Além do MAST, o circuito possibilita que o público conheça a riqueza do patrimônio histórico de São Cristóvão com visita ao Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), que abrigará as atividades do Museu Nacional, o Observatório Nacional (ON), o Centro Hípico do Exército, o Club de Regatas Vasco da Gama, o CADEG – Mercado Municipal RJ, o 1º Batalhão de Guardas e o Museu do Samba.

Programação do MAST

Sábado e domingo (18 e 19 de maio)

Visita Mediada – 11h30 e 14h

Conheça o maior conjunto arquitetônico histórico de astronomia do Brasil, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do MAST.

Planetário Inflável Digital – 11h às 17h

Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Oficina de Tecnologias de Energia Renovável – 14h às 18h (somente sábado)

Conheça equipamentos que transformam a energia solar em diversas formas de energia. Esse é o nosso futuro, e energia limpa!

Brincando com a Ciência – 14h às 17h

Aqui a brincadeira é o elemento de aproximação do público com a ciência. Venha conhecer e brincar com os mais diversos experimentos interativos feitos com materiais simples.

Observação do Sol – 14h às 17h

Venha observar o Sol através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares. Conheça também o Fotoheliógrafo histórico.

Cine Ciência – 15h (somente sábado)

Com o tema Veneno, quanto e até quando vamos suportar?, a atividade exibe o documentário Nuvens de Veneno, seguido de um debate com especialistas abordando a problemática do uso excessivo de agrotóxicos, tanto do ponto de vista de saúde pública como da degradação do meio ambiente.

Programa de Observação do Céu – 17h30 às 20h (somente sábado)

Observação do céu através de telescópios modernos e a Luneta Histórica Equatorial de 21 cm. É possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia