LinksLinks2
Ciclo de Palestras: exoplanetas

Ciclo de Palestras: Exoplanetas e Habitabilidade

A descoberta de planetas fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas, teve início na década de 1990, em especial em 1995, com a descoberta do primeiro planeta extra-solar orbitando uma estrela do tipo solar, 51 Pegasi. Desde então, mais de 4 mil planetas já foram confirmados e há outros milhares de candidatos a serem desvendados no Universo. Para conhecer mais sobre eles, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) traz para a edição Ciclo de Palestras deste sábado (22), o tema “Exoplanetas e Habitabilidade: Em busca de uma Terra 2.0″.  

O encontro conta com o debate do professor Marcelo Borges Fernandes, pesquisador do Observatório Nacional, que abordará sobre as diferentes técnicas de detecção de novos planetas extra-solares, suas características, e também o conceito de Zona de Habitabilidade. Será que  alguns desses exoplanetas têm condições de serem habitados? Venha descobrir!

O Ciclo de Palestra começa às 15h e faz parte da programação de Fim de Semana do MAST. A entrada é gratuita!


Sobre o Palestrante

Marcelo Borges Fernandes – Pesquisador do Observatório Nacional. Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Foi pós-doutorando no Observatório do Valongo, no Royal Observatory of Belgium, no Observatoire de la Côte d’Azur e no Observatório Nacional. Atualmente ocupa o cargo de pesquisador adjunto do Observatório Nacional, onde é membro do corpo docente da pós-graduação em astronomia e astrofísica. Tem experiência na área de Astrofísica Estelar, atuando principalmente no estudo de estrelas em fases de transição, em especial estrelas supergigantes, através da determinação de seus parâmetros físicos e da geometria circunstelar. Tem interesse em astrobiologia e no estudo das atmosferas dos exoplanetas. Ênfase também em Astronomia Observacional, com experiência na área de espectroscopia e interferometria.