LinksLinks2

Ciclo de Palestras Mirim: Inclusão e olhares da(s) periferia(s)

Como parte da celebração para encerrar o mês da Consciência Negra, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) traz para edição do Ciclo de Palestras Mirim deste sábado (30) o tema Inclusão e olhares da(s) periferia(s). Repetindo a experiência das edições anteriores, a iniciativa conta novamente com a participação da equipe do Instituto Federal Fluminense de Macaé, que vai apresentar o projeto Periódico Virtual Discente de Humanidades para falar sobre inclusão, diversidade e propostas alternativas para dar espaço para a discussão de assuntos cotidianos da comunidade educativa, fornecendo aos alunos critérios profissionais de jornalismo. Estes jovens alunos tiveram seus trabalhos em destaque na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI) do Rio de Janeiro, em 2018.

O Ciclo de Palestra Mirins também vai apresentar ações desenvolvidas no Instituto Carmela Dutra, escola situada em Madureira, cujos estudantes vão compartilhar com o público suas experiências de aprendizado de Matemática, com um enfoque étnico que resgata as contribuições históricas dos povos africanos no desenvolvimento desta disciplina.

A equipe do Centro de Atenção Psicosocial de São João de Merití estará presente, abordando a perspectiva de inclusão da população com diversos transtornos mentais da Baixada Fluminense. Será apresentado o Canal Computação da Hora, produzido para a plataforma de Youtube, que mostra outras formas de inclusão e empoderamento para todos os cidadãos. O encontro conta também com a presença da escritora afrofuturista, Lu Ain Zaila, conversando sobre como a “gambiarra” e o “jeitinho” viram construção de conhecimento, desde o olhar da periferia, através do conceito da Mecnologia. O Ciclo de Palestras Mirim acontece neste sábado (30), às 16h, no auditório do Prédio Sede, e faz parte da programação de Fim de Semana do MAST. A entrada é gratuita