LinksLinks2

MAST de Portas Abertas

Após o longo e importante período de isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus e respeitando as fases de reabertura dos locais públicos definidas pelas autoridades, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) se adaptou aos protocolos de segurança sanitária para receber novamente o seu público, presencialmente, desde o dia 12 de outubro de 2020. Para permitir o acesso ao seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, foram adotadas medidas básicas e fundamentais visando à preservação da saúde, tanto do público quanto de sua equipe.

Há controle de acesso por sala/exposição e também a distribuição de 100 senhas para a participação nas atividades realizadas no dia da visitação.

Horários de funcionamento:

Visita ao Campus e Exposições Terça a Sexta – 9h às 17h Fim de Semana no MAST e atividades Sábados: 14h às 20h Domingos: 14h às 18h

Obs.: A Biblioteca Henrique Morize permanece fechada para visitação. Contudo, é possível consultar o acervo e base de dados clicando AQUI.

Programação

A reabertura do MAST conta com uma programação adaptada dentro dos parâmetros do “novo normal”. O público terá acesso às seguintes atividades liberadas:

Imersão Virtual e Meteoritos

Um mergulho nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual, é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros na sala projetada para simular uma jornada pelo Universo.

Após essa aventura tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe mais 39 peças do em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

Além disso, é uma boa oportunidade de ver, tocar e tirar a sua foto ao lado do segundo maior meteorito registrado no Brasil, o Santa Luzia! O objeto espacial, de aproximadamente duas toneladas, está exposto e acessível em frente à fachada principal do MAST para apreciação dos visitantes.

Astronomia e Arte

Outra mostra de destaque no MAST é a exposição As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição, que foca na astronomia básica e aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

Também será possível conhecer a exposição que celebra os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com imagens históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L’Art Contemporain, de Paris.

Um Cinema a Céu Aberto

A grande novidade que o MAST oferece ao público ao longo do mês é o Cinema no Gramado! Todos os sábados até Fevereiro, às 18h30, os visitantes poderão curtir a primeira Mostra de Filmes Científicos ao ar livre! Sob o lindo céu de primavera, a atividade é uma forma de entretenimento cultural de qualidade e uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. A iniciativa busca promover e incentivar a disseminação da cultura científica por meio de filmes curtos com as temáticas de astronomia, meio ambiente, saúde, educação e cultura. O conteúdo dos vídeos é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência a partir da faixa infanto-juvenil.

Show da Luna no MAST

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, a criançada vai se divertir com O Show da Luna ao ar livre! O Cinema no Gramado vai exibir as histórias desta garotinha curiosa que está sempre questionando sobre o mundo, fazendo do planeta Terra um grande laboratório gigante onde todos os acontecimentos são fenômenos a serem investigados. Produzida pela TV PinGuim, O Show da Luna é uma série composta por episódios de 11 minutos de duração cada.

Obs.: A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas.

Atenção: Grupos devem entrar em contato com o email atendimento@mast.br para agendar e receber as informações sobre a visita e todos os procedimentos para garantir a segurança e higienização.

Expandindo o Universo

Aos domingos, além das exposições, o MAST retoma uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade se adaptou para sair da cúpula e expandir o Universo no auditório do Prédio Ronaldo Mourão. No local, que terá capacidade reduzida e manterá as janelas abertas para circulação de ar, serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 16h e são conduzidas por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Vem para o MAST!