LinksLinks2

Science Film Festival no MAST

Conhecimento por meio do entretenimento. Esse é o objetivo do Science Film Festival 2020, maior evento internacional de filmes de ciências do mundo, que exibe 92 filmes de 24 países (selecionados entre 161 produções enviadas por criadores de 34 países) com foco na sustentabilidade para crianças e jovens, educadores e escolas. A iniciativa é uma realização do Goethe-Institut e do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, por meio de seu selo de qualidade, o ComKids, e conta com o apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Para promover o festival, o MAST vai exibir aos sábados – até 19 de dezembro -, alguns filmes que abordam variadas questões científicas de forma divertida para o público. A exibição acontece a partir das 15h30 no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Para garantir a segurança de todos os visitantes, evitando aglomerações e diminuindo a probabilidade de contágio pelo novo Coronavírus, há limitação de acesso ao auditório, que possui 18 lugares disponíveis para que o distanciamento social possa ser mantido. Lembramos que, por ser um festival internacional, há filmes legendados e dublados.

Programação:

– 14/11
Dino Dana: o filme. Canadá, 76 min, legendado, 9-11 anos
Dino Dana encontra Dana, de 10 anos, que vê dinossauros no mundo real, concluindo um experimento que pergunta onde estão todas as crianças dinossauros. Para encontrar a resposta, Dana, sua irmã mais velha Saara e seus novos vizinhos Mateo e Jadiel partem em uma jornada de dinossauros maior do que qualquer coisa que Dana já enfrentou antes.

– 21/11
Meu robô e eu. Tailândia, 38 min, legendado, 12-16 anos
A cada ano, estudantes de todo o planeta competem na Olimpíada Mundial de Robôs. O filme acompanha 17 equipes de 9 países diferentes se preparando para a competição. Usando diários de vídeo das próprias crianças, vemos suas provações e tribulações enquanto se dirigem à Tailândia para as finais de 2018. Esta não é apenas uma história sobre vencedores e perdedores, mas algo muito maior. Este evento único reúne crianças de todo o mundo para trabalhar na linguagem comum da engenharia. Com a tecnologia de energia para mudar o mundo, eles resolverão alguns dos problemas mais complexos que enfrentamos.

– 28/11
Anna e a Floresta. Alemanha, 60 min, legendado, 9-11 anos
A repórter de animais Anna sai em busca do lobo na Floresta da Baviera. Há alguns anos, os tímidos predadores foram vistos novamente. Mas, em vez do lobo, Anna conhece Woife, um verdadeiro menino da natureza. Sem mais delongas, os dois fazem um pacto: Anna ajuda Woife a cuidar de seus filhos adotivos e em troca Woife mostra a ela a floresta e seus habitantes animais como veados, castores e pássaros da floresta. É assim que Anna começa uma emocionante aventura na floresta selvagem.

– 05/12
Selvagem por natureza: Planeta Faminto. Filipinas, 20min, 12-16 anos
Todo ser vivo precisa da Terra para sobreviver. Os humanos, em particular, têm uma grande dependência da natureza para a necessidade mais básica: comida. As pessoas dependem de vegetais, carne e outras fontes de alimentos para seu sustento. Mas qual o impacto nossa fome tem no meio ambiente? Com a crescente demanda por recursos, o planeta pode continuar enchendo o estômago de todos? Os anfitriões veterinários Doc Ferds e Doc Nielsen seguem a trilha da comida nas Filipinas, do solo e do mar até a mesa. Exatamente quanta água, quanta terra e quanta energia é necessária para fazer nossas refeições?

Terreno de histórias. Alemanha, 3 min, 1-16 anos
Para combater o problema urgente dos resíduos, é necessária uma estratégia ambiciosa de prevenção de resíduos e eficiência de recursos. Mas como pode a Europa diminuir o consumo rápido de uma quantidade significativa de recursos naturais? Existe uma maneira de produzir produtos ecológicos? O curta segue Jerzy Wysocki, fundador da Biotrem em Varsóvia, que produz pratos e talheres ecologicamente corretos e sustentáveis ​​com sobras de farelo de trigo. Mostrando o processo típico de produção desde as matérias-primas até a dissolução do produto final, o filme destaca a importância de uma virada para uma economia circular que produza menos resíduos e proteja o meio ambiente.

Homo sapiens no espaço. Irlanda, 4 min, 12-16 anos
Junte-se a mim, Fredrick Atom-Burger, em uma aventura extraordinária onde observaremos o Homo Sapiens em seu mais novo Habitat: a Estação Espacial Internacional.

– 12/12
O show com o rato – A Super Bateria de Armazenamento, Alemanha, 10 min , 9-11 anos
O apresentador André Gatzke está no parque de diversões e se diverte experimentando todos os passeios. A eletricidade para a feira e para o uso diário em casa vem principalmente das usinas, que queimam grandes quantidades de gás e carvão para gerar eletricidade a partir delas. No entanto, isso cria muito dióxido de carbono. Um parque solar é uma alternativa melhor! As células solares convertem a luz do sol em energia elétrica. A energia também pode ser gerada com a força do vento. O André coloca a questão: e se o sol não brilhar ou o vento estiver calmo? Como a energia ainda pode ser fornecida?

Nove e meio – Repórter: sextas-feiras para o futuro. Alemanha, 10 min, 9-11 anos
Geleiras derretidas, secas, desastres naturais – os alunos de “Fridays for Future” estão fartos! Eles não querem mais ficar parados para ver como as mudanças climáticas afetam suas casas, seu futuro. É por isso que eles estão em greve. Há semanas eles não vão à escola às sextas-feiras, mas vão às ruas na Alemanha, na Europa, no mundo todo. Robert quer saber o que está por trás desses protestos. Ele conhece os organizadores das greves em Berlim, enquanto eles enfrentam o Ministro Federal do Meio Ambiente. O que exatamente os jovens querem alcançar? Os políticos os levam a sério? E eles atendem às suas demandas?

Mulheres na ciência: Anne Virkki e Eliana Nossa. Estados Unidos, 11 minutos, 12-16 anos
Esta série empoderadora de dois curtas-metragens retrata duas mulheres trabalhando na área de ciência e tecnologia, no Observatório de Arecibo, em Porto Rico. A pesquisadora colombiana Iliana Nossa explica seu estudo sobre o universo em constante mudança, a tecnologia e os dados de Arecibo e seu papel como mulher entre seus colegas homens. Anne Virkki, da Finlândia, investiga seus estudos em andamento sobre asteróides e sua ameaça à humanidade.

– 19/12
Casa do Pequeno Cientista – O segredo das cores. Tailândia, 10 min, 5-8 anos
O programa incentiva crianças em idade pré-escolar para experimentar a ciência de um jeito divertido. Neste episódio, elas vão brincar e descobrir como as cores funcionam. 

Knietzsche e o meio ambiente. Alemanha, 3 min, 9-11 anos
Knietzsche acredita que a proteção do meio ambiente é importante, mas nem sempre fácil. Muitas coisas que nós, humanos, gostamos de fazer geram lixo ou poluem o ar. Portanto, é importante que todos façam a sua parte para garantir que a Terra continue a prosperar no futuro. Resíduos de embalagens, poluição do ar, consumo e aquecimento global são tópicos abordados por Knietzsche. Afinal, o meio ambiente diz respeito a todos nós.

Planeta Darwin. Chile, 5 min, 5-8 anos
O sapo Darwin é muito curioso e explora o mundo ao seu redor, aprendendo sobre cuidados ambientais, o que fazer em caso de desastres e como enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Darwin olha para as notícias de que eventos climáticos extremos ocorrem em diferentes partes do mundo relacionados às mudanças climáticas e percebe que isso também afeta seu próprio meio ambiente.

Experimenta – a ciência das crianças. Chile, 12 min, 9-11 anos
Yilesca e Manuel vivem em Cachiyuyo, uma cidade no norte do Chile, e estão prontos para ter uma grande experiência: eles verão um eclipse total do sol, eles estão muito ansiosos, nervosos e animados para entender como e porque a escuridão total ocorrerá. Para saber mais, eles conhecem Alvaro Rojas, astrônomo chileno que lhes explica o fenômeno. Juntos, eles vivenciam o momento emocionante.

Esquadrão Bizarro – Licença para a ciência. Canadá, 11 min, 9-11 anos
Oona deve passar no teste do diretor do laboratório ou corre o risco de ser expulsa do Esquadrão Bizarro.

O Science Film Festival acontece internacionalmente desde o início de outubro até a terceira semana de dezembro, com datas e locais variando de país para país durante esse período.