LinksLinks2

Ciclo de Palestras: Ciência, Arte e Humanismo em Leonardo Da Vinci

O gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519) será destaque nesse sábado (26) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O público poderá conhecer algumas realizações do multitalentoso criador italiano na edição especial do Ciclo de Palestras – Ciência, Arte e Humanismo em Leonardo Da Vinci, que conta com debate e oficina sobre os seus conhecimentos em diversas áreas, que proporcionaram inúmeros estudos e invenções para a sociedade.

Para mostrar a genialidade além das pinturas Mona Lisa e A Última Ceia, às 16h tem a Oficina Brincando como o Leonardo da Vinci com a Câmera Obscura mostrando que, graças à curiosidade e à inspiração na diversidade das formas que encontrava na natureza, o artista conseguiu criar um modelo de câmera obscura, quando a luz refletida por um objeto projeta a imagem perfeita em seu interior. Para contar um pouco dessa história que une arte e fotografia, a atividade conta com a presença de Maria Cristina Miranda da Silva, professora de Artes Visuais do CAP-UFRJ.

Já às 17h a palestra O Humanismo, a Ciência e a Arte em Leonardo Da Vinci traz toda a visão do gênio sobre os mecanismos de voo das aves para projetar máquinas voadoras alucinantes, cuja performance ainda é desafiadora. Isso, séculos antes de Santos Dumont inventar o avião! Para contar essa história, Rogéria Moreira de Ipanema, Mestre em História e Crítica da Arte (UFF), mostra como a obra da Vinci sintetiza uma época brilhante e complexa da história, cheia de arte primorosa, grandes navegações e descobertas geográficas.

O Ciclo de Palestras faz parte da programação de Fim de Semana do MAST.
A entrada é gratuita!

Sobre as palestrantes

Maria Cristina Miranda da Silva – Professora Titular de Artes Visuais do CAp-UFRJ, atua na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Formação de Professores. Desenvolve e coordena o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão INVESTIGAÇÕES FOTOGRÁFICAS que se destina a organizar um campo de pesquisa e experimentação artística e educativa com professores da rede publica, estudantes de licenciatura, artistas visuais e publico em geral sobre o fotográfico e o ensino da arte. Coordena o Laboratório de processos fotográficos e ensino da arte – investigações fotográficas do CAp-UFRJ. Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Comunicação e Cultura, Especialista em Comunicação e Imagem, formada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas. Desenvolve pesquisa sobre Processos fotográficos artesanais, além de Primeiro Cinema, Cinema, Cinema de Animação, Audiovisual, Fotografia, Arte e Educação. Atualmente ocupa o cargo de Direção Geral do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Rogéria Moreira de Ipanema – Professora associada do Departamento de História e Teoria da Arte e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV na Linha de Pesquisa – Imagem e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em História, Mestre em História e Crítica da Arte e Bacharel em Gravura. Representou a UFRJ no Conselho de Administração da Fundação Universitária José Bonifácio nos exercícios de 2015-2017 e 2017-2019 e, representou a Pró-Reitoria de Extensão no Conselho de Relações Internacionais da UFRJ. É a Coordenadora do Projeto Institucional UFRJ FAZ 100 ANOS – Reitoria. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Artes Visuais, Cultura Visual, História e História da Arte.