Ciclo de Palestras: O Mergulho Interestelar

Poetas, filósofos e românticos de todas as épocas cantaram e falaram sobre as estrelas e sua beleza. Entretanto, nem sempre é possível ver o seu brilho, pois às vezes algo se interpõe entre as estrelas e nós: a poeira estelar, que as obscurece e dificulta sua observação.

Para falar mais sobre isso, a edição do Ciclo de Palestras deste sábado (23) traz o tema: O mergulho interestelar: Falando da poeira das estrelas, com uma verdadeira imersão sobre uma das componentes mais importantes da matéria observável. Ministrada pela professora Titular do Observatório do Valongo (UFRJ), Silvia Lorenz Martins, a palestra vai destacar o estudo da origem da poeira estelar, e discutir sobre como a sua composição é fundamental para entender como acontece a formação de novas estrelas e novos sistemas planetários. É uma oportunidade para o público compreender que a análise da poeira estelar nos permite conhecer a história da nossa Galáxia inteira!

O Ciclo de Palestras começa a partir das 15h e faz parte da programação de Fim de Semana do MAST. A atividade é gratuita.

Silvia Lorenz Martins Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1990) e doutorado em Sciences Physiques – Universite Nice Sophia Antipolis (1995). Foi diretora, coordenadora de graduação e coordenadora de extensão do Observatório do Valongo-UFRJ; membro da comissão de programas do Observatório Pico dos Dias/Laboratório Nacional de Astrofísica; membro do NTAC dos telescópios Gemini. Atualmente é professora Associada e coordenadora de Extensão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza-UFRJ. No Observatório do Valongo desenvolve um projeto de ensino de astronomia para cegos e pessoas com baixa visão. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e do Meio Interestelar, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia visível e infravermelho, transferência radiativa, poeira e simulação numérica de tipo Monte Carlo.