LinksLinks2

Ciclo de Palestras: O Rugido Quente da Terra

Geofísica Suze Nei Pereira Guimarães conta como o calor das camadas mais profundas da Terra tem sido utilizado como fonte de energia limpa

 

Você sabia que vários países têm utilizado o calor das camadas mais profundas da Terra como fonte de energia limpa? Para abordar esse tema, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) traz para o Ciclo de Palestras a doutora em Geofísica Suze Nei Pereira Guimarães. Na palestra O rugido quente da Terra: Energia geotérmica e seu uso, que acontece neste sábado (3/10), às 15h, ela vai explicar em que consiste a Geotermia e como é utilizada a energia térmica das profundezas da Terra para movimentar turbogeradores elétricos. O uso do vapor que vem do manto e do núcleo do planeta – cuja temperatura pode chegar a 6.000 graus Celsius -, já é uma realidade em alguns processos industriais.

Suze Nei Pereira Guimarães é graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás, com mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional – ON/MCTIC. Possui mais de 10 anos de experiência em controle de qualidade, processamento e interpretação geofísica conjunta na área de termomagnetismo e estágio de pesquisa na Universidade de Kentucky (EUA).

 

A atividade é gratuita e a dica é chegar às 14h30min, quando começa a distribuição de 30 senhas para a visitação. O MAST fica localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão, e funciona das 14h às 20h.