Com o objetivo de prestar assessoria e capacitar os profissionais de educação, o MAST desenvolve dois projetos: o Papo de Educador, para os interessados em trazer turmas ao MAST, e o Encontro de Capacitação de Professores (ECAP), que auxilia os educadores em suas práticas de ensino por meio de empréstimos de equipamentos de observação do Sol e formação continuada em temas de astronomia.
Papo de Educador
As vagas para 2025 estão esgotadas. Fique atento às próximas datas em 2026.
Ação desenvolvida pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST voltada a profissionais de educação, sobretudo os interessados em trazer grupos escolares ao museu. Nosso propósito é oferecer ao profissional de educação, professores e guias de turismo um espaço de diálogo e reflexão voltado para a educação museal e apropriação dos espaços do MAST.
Os interessados em participar do Papo de Educador devem se inscrever pelo formulário. São oferecidas 25 vagas por encontro e todos os participantes recebem declaração de presença.
A frequência de um professor/profissional de escola no Papo de Educador não é condição para o agendamento da visita orientada no MAST. No entanto, recomendamos que os interessados em trazer suas turmas participem da atividade e conheçam o museu antes da visita escolar.
Encontro de Capacitação de Professores (ECAP)
O Projeto Olhai Pro Céu, iniciativa desenvolvida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON), visa promover processos de formação continuada em temas de astronomia e dar suporte às ações de professores em suas práticas pedagógicas.
O projeto trabalha com material de empréstimo, chamado Astrokit, contendo telescópio solar, manual, apostila com oficinas práticas sobre astronomia, projetor multimídia, filtros de soldador para que a observação do sol seja segura, além de alguns aparatos educativos.
Os encontros acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês e são conduzidos pelos profissionais da equipe do Olhai pro Céu (astrônomos profissionais, educadores e bolsistas de iniciação científica). Cada escola pode inscrever até três professores para participar. Conheça um pouco mais sobre o projeto Olhai pro Céu.