Lançamento do web livro ‘Bafo de Brilho’

Ciência e literatura se conectam para levar conhecimento ao público infantil com a história de Bafo de Brilho, a inquieta pererequinha que construiu um telescópio e acabou engolindo uma estrela por confundi-la com um vaga-lume. Criado pela pesquisadora Victória Flório Pires, pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências do MAST, o web livro foi idealizado para, além de entreter as crianças, identificar as formas de relacionamento do Museu com este público, fortalecendo laços entre ciências, cultura e educação.

Seguindo a premissa de popularizar a ciência e disseminar conteúdos de maneira lúdica sob uma perspectiva inclusiva, Bafo de Brilho utiliza a temática da relação dos instrumentos científicos, astronomia e a investigação da natureza. A proposta do web livro se desdobrou quando a autora realizou uma peça teatral apresentada para crianças entre 3 e 12 anos, durante as atividades de Colônia de Férias no Museu de Astronomia, em janeiro de 2020.

Além da publicação, foram desenvolvidos outros materiais de apoio relacionados à história, a exemplo de vídeos, material motivador para interação entre profissionais educadores e, ainda, uma proposta inclusiva, utilizando a contação de história em libras.

Além da construção e fortalecimento dos laços entre ciências, arte, divulgação e educação, a iniciativa tem o objetivo de promover a popularização da ciência, uma das premissas do MAST.

Todo o material está disponível, gratuitamente.
Aprecie com as crianças!