LinksLinks2

Science Film Festival

Evento que exibirá, gratuitamente, 16 títulos internacionais é realizado em parceria com o Instituto Goethe e o Projeto ComKids

Considerado pelo genial Charles Darwin (1809-1882) como o “maior cientista expedicionário de todos os tempos”, o grande naturalista alemão e pai da geografia moderna Alexander von Humboldt (1769-1859) será o tema de uma mostra cinematográfica voltada para crianças, jovens e adultos com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse pela ciência. Fruto da parceria entre o Goethe Institut, o projeto ComKids e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Mostra de Filmes Científicos – 250 Anos de Humboldt será realizada no MAST entre os dias 18 e 30 de novembro. Serão exibidos, gratuitamente, dezesseis curtas, médias e longas-metragens dublados ou legendados com produções vindas de países como Áustria, Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Japão, México, Suíça e Tailândia.

Trata-se de um braço do Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut com o apoio e participação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e, pela primeira vez, no Brasil e na América Latina. Nesta edição, a mostra traz como temática central Humboldt e a Rede da Vida, marcando os 250 anos de nascimento do cientista alemão, com uma seleção de filmes curiosos, instigantes, divertidos e científicos que adotam as abordagens e temas visitados no passado por Humboldt com ecos no presente. Seu legado passa pelos temas da sustentabilidade e da multidisciplinariedade, sendo que já em 1800, Humboldt falava sobre mudanças climáticas provocadas pelo homem e seu prejuízo para o planeta. Ele não apenas foi o cientista mais famoso de sua época, mas um pensador visionário e um pioneiro do ambientalismo. Humboldt via a Terra como um organismo vivo, onde tudo estava conectado, desde o menor inseto até as árvores mais altas.

O Science Film Festival conta com a colaboração e participação ativa de instituições de educação científica, escolas, universidades, ministérios e centros culturais em cada um dos países anfitriões, assim como o entusiasmo de seus funcionários e outros parceiros, como ONGs, educadores e grupos de voluntários estudantis que facilitam as exibições e atividades.

Aqui no Brasil o evento vai acontecer em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Florianópolis, através de um trabalho de produção e articulação do comKids. Em São Paulo, uma mostra de programas será exibida em 14 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEU) integrantes do Circuito SPcine de cinema da Prefeitura de São Paulo. No Rio de Janeiro, uma mostra será realizada no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em Florianópolis, a mostra acontece no Centro Integrado de Cultura em parceria com a Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas no site comkids.com.br/parceria-comkids-e-goethe-institut-traz-para-o-brasil-o-science-film-festival/ .

SESSÕES DISPONÍVEIS PARA AGENDAMENTO COM ESCOLAS

Ainda há sessões disponíveis para agendamento com grupos de escolas entre os dias 18 e 22 de novembro, das 10h às 16h, e entre os dias 25 e 29 de novembro, das 14h às 17h. Basta entrar em contato através do e-mail atendimento@mast.br


ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO BRASIL

O Festival disponibiliza ainda atividades educativas num guia didático exposto no site, que complementa os temas explorados nos filmes através de experiências práticas, projetos ou jogos de aprendizagem oferecidos para professores e o público jovem e infantil. O SFF oferece um ambiente de aprendizado eficaz e agradável através dessa abordagem multidisciplinar com jogos, projetos e práticas que podem ser feitas antes ou depois dos filmes para enriquecer a experiência. Escolas interessadas nas atividades e que queiram acessar o material podem entrar em contato com o comKids através do endereço mostracomkids@gmail.com. Os filmes ficarão disponíveis em um link privado do Vimeo até o final da mostra.


MESA-REDONDA – ALEXANDER VON HUMBOLDT E O MEIO AMBIENTE HOJE

Encerrando a maratona de filmes, a mesa-redonda Alexander von Humboldt e o Meio Ambiente Hoje será realizada no sábado, 30 de novembro, às 16 horas, no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Mediado pela pesquisadora Priscila Faulhaber, da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST com as participações de professor titular de Literatura Alemã na USP, Willi Bolle, e do professor de Sociologia da PUC Rio e ex-presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (entre 2003 e 2013), Liszt Vieira. Antes do debate, Bolle fará a breve palestra A Obra de Alexander von Humboldt e Vieira fará uma rápida explanação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A mesa trará para os dias de hoje a contribuição de Alexander Von Humboldt, notadamente no que se refere problemas atuais relacionados a meio ambiente e desenvolvimento.

Clique aqui e conheça os filmes que serão exibidos no MAST