fotografia antiga das cúpulas de observação

Restauração do Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier

Esta exposição apresenta o processo de revitalização do pavilhão e de restauração do círculo meridiano de Gautier.

O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2003 e 2005, através de uma parceria entre o MAST e a Fundação VITAE. Duas atividades foram fundamentais para embasar o processo de restauração: a pesquisa histórica realizada junto ao Arquivo Nacional e aos arquivos da Coordenação de Informação e Documentação do MAST (fundo Observatório Nacional) e o levantamento das peças e partes dispersas existentes no acervo do MAST.

O círculo meridiano de Gautier encontrava-se desmontado desde a década de 1960, e por esse motivo em risco de perda total. O pavilhão onde foi originalmente montado o instrumento estava parcialmente em ruínas e o seu vestíbulo era ocupado pelo Observatório Nacional (ON). As ruínas, apesar de tombadas, necessitavam de pronta intervenção, pois estavam em processo de desmoronamento.

O projeto original do pavilhão e o conjunto de peças reunidas do círculo meridiano permitiram restaurar e montar o instrumento e revitalizar as ruínas do pavilhão.

Convidamos para uma visita aos espaços do pavilhão revitalizado, onde apresentamos o círculo meridiano restaurado, alguns instrumentos originais utilizados nas medições. Nos painéis da exposição, são mostrados os trabalhos de restauro e as intervenções que permitiram a recomposição desse importante conjunto arquitetônico ocupado pelo ON e pelo MAST.

 

 

Downloads

Release
Catálogo