LinksLinks2

Visita Orientada: Os Tempos do Tempo

Neste sábado (2),a partir das 15h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins convida o público a conhecer e refletir sobre o mais filosófico dos temas científicos: o tempo. A Visita Orientada deste fim de semana tem como conteúdo “Os tempos do tempo”, com uma viagem sobre exposição Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como o assunto está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, músicas, e poesias.

A atividade vai explorar os dois espaços da mostra. No primeiro, o Pavilhão da Luneta Equatorial Heyde de 21 cm, o tempo conta história do Universo condensada em um ano por meio de um Calendário Cósmico, a criação da Terra e a atuação do tempo que marcou a vida geológica no planeta. É uma oportunidade de conhecer um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

Já no segundo espaço, o Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier, são abordados temas relacionados ao aspecto social do tempo e ao ‘tempo mecânico’. São diversos objetos expostos, e o público pode manusear engrenagens de um relógio de pêndulo, conhecer os componentes internos de um relógio de quartzo e um atômico, que são usados para mostrar as formas de medir o tempo com a história da determinação da hora legal brasileira. Além de, claro, conhecer como as estrelas e o sol foram – e ainda são-, usados para medir o tempo. A Visita Orientada é uma iniciativa que faz parte da programação do MAST para o Fim de Semana, e acontece no primeiro sábado de cada mês com um tema diferente.